3 exercícios físicos que vão melhorar sua qualidade de vida

Para manter a saúde em dia, é preciso se cuidar de diversas formas. Ter uma boa alimentação, ir regularmente ao médico e até mesmo investir em cuidados psicológicos são algumas delas.

Além disso, como muitos já sabem, os exercícios físicos são fundamentais e devem ser praticados constantemente.

Por sabermos a importância dessas questões, separamos algumas dicas de exercícios para manter a qualidade de vida. Acompanhe o texto a seguir.

1. Academia

Fazer academia de musculação completa talvez seja a primeira dica de todas as pessoas quando o assunto é exercício físico. O motivo disso é simples: é uma dica que funciona.

Isso, porque as academias, normalmente, contam com personal trainers que analisam as necessidades dos alunos e, assim, realizam um plano de treinamento específico para o objetivo e para as condições de cada corpo.

Dessa forma, frequentar academias regularmente é uma forma muito eficaz de manter a qualidade de vida e emagrecer. Inclusive, hoje, existe até mesmo academia com nutricionista, que auxilia com as dicas de alimentação personalizada para cada pessoa.

Mas não é somente para emagrecer que a academia serve. Algumas outras vantagens são:

  • Fortalecimento de ossos e musculaturas;
  • Melhoramento da flexibilidade;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Diminuição do estresse;
  • Aumento da saúde cardiovascular e pulmonar;
  • Aumento da resistência muscular e respiratória;

Inclusive, é por causa de todos esses benefícios que muitos idosos necessitam fazer academia. Isso garante uma vida com maior qualidade e menos problemas de saúde.

A área de medicina esportiva e treinamento atlético também investe muito em academia para os esportistas por causa de todos esses pontos.

2. Ginástica laboral

Outro tipo de exercício muitas vezes esquecido mas que pode fazer toda a diferença quando o assunto é qualidade de vida é a ginastica laboral. Para quem não conhece, essa é uma atividade feita durante o período de trabalho e que envolve muitos alongamentos e relaxamento do corpo.

Ela é essencial para pessoas que trabalham sentadas o dia todo em frente ao computador. O ideal seria que todos os ambientes de trabalho oferecessem essa modalidade, em razão dos benefícios que ela oferece.

Além das boas condições físicas, a ginástica laboral também visa a manter os trabalhadores em boas condições mentais para o dia a dia. Esse tipo de exercício acaba sendo vantajoso, também, para a empresa.

O ideal é que essa prática seja feita com um profissional da área de educação física ou fisioterapia, pelo menos uma vez por semana. Além disso, é recomendado que seja feita em equipe, o que favorece, também, a interação e integração entre os funcionários.

Algumas outras vantagens da ginástica laboral são:

  • Melhora a postura dos trabalhadores;
  • Aumenta a disposição para o trabalho;
  • Reduz problemas como as LER (lesões por esforços repetitivos);
  • Diminui o estresse;
  • Diminui os acidentes de trabalho;
  • Reduz os gastos com serviços médicos;
  • Aumenta a satisfação.

3. Treinamento funcional

O treinamento funcional é outra forma de investir na qualidade de vida. Porém, diferente da academia, esse tipo de treinamento é feito apenas com o peso do corpo, sem que seja necessária a utilização de aparelhos e máquinas.

Quem procura esse tipo de exercício quer, geralmente, emagrecer, mas não é só para isso que ele serve.

O objetivo principal desse tipo de atividade é aumentar a resistência corporal e o condicionamento físico. Elásticos, bolas e cordas são muito utilizados como auxílio para esse tipo de treinamento.

Mas assim como qualquer outro tipo de exercício físico, a atividade funcional também precisa ser feita com acompanhamento de um personal trainer.

Assim, esse exercício auxilia, também, no aumento da força muscular. Além disso, melhora o equilíbrio e corrige a má postura. Da mesma forma como a maioria das atividades físicas, o treinamento funcional também alivia o estresse e a ansiedade.

Por causa disso, muitas pessoas que fazem acompanhamentos psicológicos também buscam esse tipo de exercício para complementar o tratamento.

Qualquer tipo de exercício é benéfico

Além dessas três dicas, existem outros diversos tipos de exercícios físicos. Dança, luta, corridas e caminhadas são apenas alguns deles. Não existe um tipo certo e um tipo errado.

Na verdade, faz-se necessário realizar um acompanhamento profissional para conhecer seu próprio corpo e organismo e ver o que serve mais para você.

Como vimos, os exercícios não servem apenas para o emagrecimento, que também é um assunto importante para a saúde. Mas também para a qualidade de vida no dia a dia, diminuindo o estresse e melhorando até mesmo o desempenho no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *