3 formas de se manter saudável em casa

saudável

Uma vida saudável vem sendo, mais do que nunca, nos dias atuais algo muito procurado pela maioria da população.

Entretanto, mesmo com as facilidades que a internet nos proporciona diariamente muitas pessoas ainda não conseguem ter tempo e disposição para ir a uma academia ou fazer algum outro tipo de exercício físico.

 

Por isso, fizemos este conteúdo para que você veja que é sim possível ter uma vida saudável mesmo com a rotina conturbada do dia a dia.   

 

Por que devemos nos preocupar com uma vida saudável? 

Muito se fala sobre criar uma rotina de hábitos saudáveis, mas pouco é mostrado sobre o quão isso é importante para as pessoas.

 

Manter uma rotina de hábitos saudáveis não é algo fácil de início, porém, como tudo na vida, é somente uma questão de tempo e foco.

 

E os benefícios de colocar em prática alguns hábitos no dia a dia é notável logo nos primeiros momentos. 

 

Desta forma, o corpo sente-se mais disposto, o organismo funciona melhor e até mesmo a atenção recebe uma boa alteração. 

 

Além disso, nos dias atuais o agito das cidades e a correria das rotinas da população levam, muitas vezes, o corpo à exaustão e por isso o organismo precisa de atenção especial.

 

Isso ocorre pois com a rotina atribulada o organismo precisa gastar mais energia que o normal para dar conta de todas as necessidades do corpo.

 

Por isso, uma alimentação balanceada e um condicionamento físico e mental são tão importantes para a saúde.

 

O corpo necessita de energia diariamente mesmo que estejamos parados, isso porque nosso organismo desempenha funções básicas espontaneamente durante 24 horas por dia.

Tal desempenho gera gasto de energia por si só, se somarmos esse gasto com o gasto necessário para desempenhar as funções do dia a dia, o gasto de energia sobe exponencialmente.

 

Para isso, veja a seguir como melhorar o desempenho do seu corpo com hábitos saudáveis.

 

Alimentação Balanceada

A alimentação é a principal fonte de energia do organismo e por isso precisamos mantê-lo sempre abastecido, porém aí está o problema.

 

Nos dias atuais, por conta da rotina tumultuada, as pessoas preferem optar por alimentos rápidos e pré preparados.

 

Os maiores vilões destes hábitos são os famosos fast foods, como o próprio nome já diz: comidas rápidas. 

 

Ao contrário do que muitos pensam, os lanches não são prejudiciais à saúde, mas sim a frequência com que são ingeridos. 

 

Isso porque a carga calórica destes alimentos e a industrialização dos ingredientes são os causadores de muitas doenças na atualidade.

 

Por isso, o melhor a se fazer é investir em alimentos saudáveis, se caso você tem uma rotina corrida e não dê para fazer comida todos os dias, uma ótima dica é: deixe as refeições pré-prontas. 

 

Ou seja, faça porções e deixe em recipientes de conservação na geladeira para que seja necessário somente aquecer ao ingerir.

 

Ou então, faça marmitas com alimentos saudáveis em casa e leve com você em uma bolsa térmica pequena para se alimentar enquanto estiver fora de casa.

 

Este hábito de levar sua própria comida é ótimo para diminuir o consumo de comidas rápidas na rua e até mesmo economizar dinheiro. 

 

Faça uma visita ao nutricionista 

Ir ao nutricionista antes de fazer sua reeducação alimentar é uma ótima dica, pois assim você saberá exatamente quais os nutrientes o corpo precisa. 

 

Seja no Sistema Único de Saúde ou em planos de saúde, procurar um nutricionista é a melhor opção para iniciar uma alimentação balanceada. 

 

Faça exercícios físicos 

Exercícios físicos são as boas práticas do organismo, isso mesmo, ele é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo. 

 

Entretanto, não pense que exercícios físicos são somente aqueles feitos em academia, estúdios e clínicas.

 

Na verdade, exercícios físicos são todo e qualquer movimento em repetição feito em prol da saúde do organismo. 

 

Além disso, você pode criar uma rotina de exercícios físicos em sua própria casa, ou seja, não tem a necessidade de deslocar-se até uma acadeemina, por exemplo.

 

Nos dias atuais, a correia das rotinas muitas vezes nos impedem de ter tempo e disposição para ir até uma academia.

 

Portanto, uma caminhada diária, alongamentos, exercícios aeróbicos e cardíacos em casa podem fazer toda a diferença. 

 

Muitos idosos, por exemplo, que contratam os serviços de home care tem uma série de exercícios em casa prescritos por estes profissionais. 

 

O hábito de fazer exercícios físicos, além de ajudar a evitar e tratar doenças como hipertensão, colesterol, etc, ajuda a regular o metabolismo.

 

Ajuda, também, na melhora do foco, coordenação, disposição para o dia a dia e condicionamento físico.

Tenha uma Boa Noite de Sono

Parece algo simples, porém o sono é um dos principais reguladores do nosso organismo. Durante o sono, nosso corpo recarrega as energias perdidas durante o dia e realiza funções específicas deste período.

 

O ideal é ter um sono de 6 a 9 horas diariamente, nem a mais nem a menos, pois a menos. E isso claro, durante a noite, para que o seu organismo esteja disposto durante o dia. 

 

Ter uma rotina de sono desregulada pode afetar sua disposição durante o dia, pois o ciclo de funcionamento do seu organismo estará desregulado.  

Por isso, o sono é tão importante para que o desempenho durante o dia seja pleno e sem contratempos de cansaço. 

 

Para finalizar

Assim, podemos ver que hábitos simples implementados no dia a dia fazem toda a diferença no decorrer da rotina. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *