Quais são os benefícios do Inbound Marketing para sua clínica?

O mercado de saúde brasileiro é considerado um dos mais promissores e acirrados do mundo. Dados da Federação de Hospitais, Clínicas, Residências Médicas, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Outros Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP) mostram crescimento de 5,1% no setor em dezembro de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior . Por isso, é fundamental que quem pretende atuar nessa área invista em estratégias promocionais para o seu estabelecimento, como o Inbound Marketing.

Aprenda mais sobre esta técnica e os benefícios que ela traz para as empresas de saúde. Continue lendo e conheça alguns desses benefícios:

Maior oportunidade de segmento

A maioria dos profissionais de saúde trabalha com especialidades e subespecialidades. Um bom exemplo é a medicina, que abrange áreas como:

Cardiologia;
Ginecologia e Obstetrícia;
Oftalmologia;
Ortopédico.

Portanto, não adianta o paciente consultar um especialista porque seu problema deve ser tratado por outra pessoa.

Para evitar que isso aconteça, invista no marketing digital. Uma vez que permite uma forte segmentação, o especialista só aceita pacientes que ele pode realmente tratar. É algo muito mais eficaz do que simplesmente encomendar móveis de fibra sintética área externa na recepção do escritório detalhando a experiência dos profissionais presentes.

Da mesma forma, se um especialista possui uma subespecialidade, ele só consegue atrair interessados ​​no segmento. Portanto, mesmo que o mercado potencial seja menor, a taxa de conversão será maior.

Por exemplo, se um nutricionista é especialista no atendimento de pacientes submetidos à cirurgia de redução gástrica, o fato de a família de um indivíduo ter dieta entérica por outro problema de saúde não fará sentido para ele.

Incorporado como referência na área

Como em qualquer outra instituição, os consultórios de médicos, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da área médica devem se profissionalizar.

Na prática, isso significa que muitas vezes são tomadas medidas, como a contratação de uma empresa de manutenção hidráulica predial, para manter o espaço em boas condições. Na superfície, isso ajuda o estabelecimento a se fortalecer no mercado.

Além disso, pode ser útil usar o inbound marketing. A razão por trás disso é o fato de se basear na postagem de conteúdo, tanto nas redes sociais quanto nos blogs.

Por esta razão, esta é uma grande oportunidade para se estabelecer como um especialista na sua área. Por exemplo, um nutricionista com um blog cheio de conselhos nutricionais baseados em ciência tende a ser visto como muito mais confiável do que aqueles que não o fazem.

Cumprimento do Código de Ética Médica

Existem muitas técnicas que os profissionais de saúde podem utilizar para divulgar o seu trabalho, desde revitalização de fachada dos escritórios até anúncios na rádio e na televisão. O problema é que, em alguns casos, a estratégia utilizada pode violar o código de ética: prometer tratamento, por exemplo, além de divulgar técnicas não aprovadas pela autoridade.

Com o inbound marketing, as chances de quebra de regras são muito menores. Por exemplo, o código prevê que nada impede os profissionais de usar a mídia para informar as pessoas sobre um determinado problema de saúde. Como um blog corporativo faz exatamente esse trabalho, a divulgação não se torna antiética.

Acompanhamento da jornada do paciente

Além da produção de conteúdo, há outro item tido como fundamental em qualquer estratégia de inbound marketing: a automação. Na prática, isso significa que os profissionais da área usam softwares para automatizar tarefas, como o envio de e-mails e a gestão da base de dados. Isso vale para todos os segmentos, desde um consultório médico até uma empresa que vende aplicação de piso epóxi autonivelante.

Além disso, tais plataformas também permitem que o responsável faça um acompanhamento em tempo real da trajetória do paciente, ou seja, dos posts de blog que ele leu e das páginas que visitou. Portanto, se um paciente entrar em contato com você para marcar uma consulta, a abordagem pode ser muito mais eficaz.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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