4 exercícios que aliviam os sintomas da TPM

Existem quatro exercícios que aliviam aqueles sintomas da TPM que incomodam você todos os meses e nós vamos te ensinar quais são eles.

Todos os meses você sofre com cólicas, alterações de humor, dores no corpo e tantos outros sinais que anunciam que o ciclo menstrual vai começar nos próximos dias.

Ainda que não haja uma explicação científica sobre porque as mulheres sofrem tanto antes de menstruar, há dados bastantes sólidos que apontam para 85% das mulheres no mundo que possuem sim TPM.

E não é só isso: estudos também comprovam que atividades físicas podem reduzir esses sintomas que aparecem todos os meses.

 

Quais são os principais sintomas da TPM

A TPM, ou Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, é um conjunto de sintomas que surgem entre 11 ou cinco dias antes da menstruação.

Chamamos de sintomas da TPM desconfortos físicos ou psicológicos que duram até o final do fluxo.

Ainda não há uma explicação certeira sobre porque isso acontece e nem como ele pode se desenvolver em cada mulher, mas em geral, a principal causa é a alteração hormonal.

Dentro do ciclo menstrual os hormônios femininos aumentam e diminuem e, nesse processo, neurotransmissores que produzem a sensação de prazer e bem-estar acabam sendo abalados.

Por isso, entre os sintomas físicos da TPM podemos ter dores de cabeça, dores nas mamas, dores no corpo, tristeza, depressão, ansiedade, fome, falta de apetite, cansaço, entre outros sintomas.

 

Como se preparar para a TPM

Sabendo que todos os meses você enfrentará os sintomas da TPM e todas as alterações do ciclo menstrual, é importante que você se prepare para cada fase do ciclo.

Os exercícios físicos devem fazer parte da sua rotina. Para te ajudar a controlar os neurotransmissores que vão reduzir o estresse, a ansiedade e ainda promover a sensação de prazer.

Além disso, você também precisa se preocupar com a fase menstrual, adquirindo itens de higiene pessoal que serão úteis para esta parte do ciclo, como, por exemplo, comprar calcinha absorvente para reduzir o consumo de plástico que tanto prejudica o meio ambiente.

Também faz parte desse conjunto de ações, manter uma alimentação saudável para que o seu ciclo não sofra alterações, se mantendo estável e apontando que seu organismo está saudável.

Quais exercícios aliviam sintomas da TPM

Existem pelo menos quatro exercícios que aliviam os sintomas da TPM, atividades simples de serem realizadas e que dão resultados positivos na sua saúde.

Anote:

  • Caminhada
  • Corrida
  • Natação
  • Bicicleta

Perceba que são exercícios simples que você pode fazer em casa, em academias, em parques ou clubes.

Todos eles trazem benefícios importantes para a saúde, sendo o principal deles reduzir o hormônio do estresse, chamado cortisol, e aumentar a serotonina, o neurotransmissor da felicidade e bem-estar.

Praticando esses exercícios pelo menos três vezes na semana já será suficiente para reduzir os sintomas da TPM e te deixar muito mais feliz e tranquila nos dias que precedem a menstruação.

Mas fique alerta: Dores crônicas, mal-estar, desmaios e fraqueza podem indicar problemas de saúde, por isso, um médico deve ser consultado para verificar como anda a sua saúde.

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