5 alimentos para acelerar o metabolismo

metabolismo

Para quem deseja perder peso, os alimentos que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo são uma ótima opção.

Aqui, nos referimos aos ricos em cafeína, como café e chá verde, ou temperos como a canela e a pimenta, que são termogênicos e liberam substâncias como catequinas e capsaicinas.

Assim, unidos a uma alimentação saudável e com a prática frequente de atividade física, eles ajudam no emagrecimento e na melhora do funcionamento do organismo.

1 – Gengibre

Por conter os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, o gengibre aumenta a geração de calor e de suor, o que auxilia no emagrecimento e ainda previne o ganho de peso.

Além disso, essa raiz melhora a digestão e combate os gases intestinais, podendo ser consumida como chá ou adicionada em sucos, vitaminas, saladas e tempero para marmita fit low carb

2 – Chá verde

O chá verde é rico em flavonoides e cafeína, compostos que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura. 

Para ter sucesso, deve-se beber de 4 a 5 xícaras por dia, evitando o consumo com as principais refeições, para que não atrapalhe a absorção de minerais, como:

  • Ferro;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Cálcio. 

Além disso, o chá verde tem efeito diurético, o que ajuda na eliminação da retenção de líquidos, com melhor efeito unido à massagem redutora de medidas.

3 – Pimenta vermelha

É rica em capsaicina, um elemento com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxilia no alívio da dor, previne o câncer e acelera o metabolismo.

Recomenda-se consumir cerca de 3g de pimenta diariamente, e, quanto mais ardida, maior o seu teor em capsaicina.

4 – Canela

Com ação termogênica, a canela ainda age como anti-inflamatório, antioxidante, melhora a digestão e controla a diabetes e o colesterol alto.

Essa especiaria pode ser consumida como chá, ou ainda é possível adicionar 1 colher de chá em saladas de frutas, vitaminas ou no leite.

5 – Café

O café acelera o metabolismo por ser rico em cafeína, e pode ser consumido ao longo do dia no café da manhã ou nos lanches, acompanhado de bolo caseiro de laranja.

A quantidade recomendada é de até 5 xícaras de 150ml diárias, mas o consumo deve ser evitado caso você sofra com insônia, gastrite ou pressão alta.

Ademais, tenha em mente que o ideal é que todos os alimentos descritos ao longo deste artigo sejam prescritos por um nutricionista, pois as quantidades podem variar de acordo com cada organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *