6 maneiras de melhorar as dores nas costas e na lombar

Ficar muito tempo sentado, permanecer em uma postura errada e até mesmo o excesso de peso são motivos que podem desencadear dores nas costas — incômodo que está presente na vida de várias pessoas.

Problemas como bico de papagaio e escoliose podem exigir um tratamento mais abrangente, enquanto dores provocadas pela má postura podem ser resolvidas com o uso de uma cadeira de escritório ergonômica, por exemplo. 

Em todo caso, uma avaliação médica é necessária para detectar as possíveis causas desse desconforto. Hoje você vai conhecer maneiras de aliviar as dores na região das costas e da lombar, bem como formas de minimizar e prevenir o surgimento desse tipo de incômodo.

O que causa dor nas costas e na lombar?

De modo geral, toda dor é um indicativo de que algo no nosso organismo não vai bem. Tratando-se de dores nas costas e na lombar, existem vários motivos que englobam esse desconforto — desde a má postura até problemas como pedra nos rins e infarto.

Por isso mesmo reafirmamos a necessidade de se ter uma avaliação médica, principalmente nos casos em que a dor é aguda, persistente ou que prejudique a mobilidade da pessoa.

Existem três regiões em que podem ser sentidas as dores. A cervical é a região inicial das costas e mais próxima da cabeça. A dor nas costas, propriamente, refere-se à região dorsal, enquanto a lombar é a parte inferior, abaixo da coluna.

Pensando especificamente nas doenças relacionadas a essas dores, temos:

  • Desvios na coluna (a exemplo da escoliose e da lordose);
  • Dor ciática;
  • Hérnia de disco;
  • Contratura muscular;
  • Estenose (estreitamento do canal espinhal);
  • Bico de papagaio;
  • Artrose na coluna;
  • O processo natural de envelhecimento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 85% das pessoas vão sentir dores nas costas pelo menos uma vez na vida. Além das doenças pré-existentes, há ainda fatores relacionados ao estilo de vida. 

O excesso de peso, por exemplo, sobrecarrega a musculatura, assim como carregar bolsas e mochilas pesadas. O sedentarismo, por sua vez, permite que a musculatura dessa região fique mais fraca, o que contribui para possíveis incômodos. 

Por último, mas não menos importante, temos a má postura, cada vez mais comum entre todas as idades — em sua maioria relacionadas ao uso de computadores, smartphones e tablets.

Formas de aliviar as dores

Agora que você já sabe as possíveis causas da sua dor, vamos te mostrar as principais maneiras de aliviá-la.

Aplicação de compressas

Um tratamento que pode ser feito em casa é a aplicação de compressas na região que está doendo. Você pode ainda optar por usar bolsas de água quente, tendo sempre o cuidado de proteger a pele com um pano ou uma toalha.

Massagem

Receber uma massagem de um profissional ou mesmo em uma poltrona massageadora é sinônimo de relaxamento profundo, sendo uma boa solução para quem sofre com dor nas costas. 

Alongamento

Quem acha que alongamento é algo restrito a se fazer antes e depois dos exercícios físicos está muito enganado. Praticar diariamente movimentos que ajudam a alongar os músculos tem benefícios tanto no relaxamento quanto no fortalecimento deles.

Melhora da postura

Manter uma postura correta também é um fator de prevenção para o aparecimento de dores nas costas (englobando as regiões cervical, dorsal e lombar), seja estando de pé ou sentado. 

Para quem fica muito tempo sentado, seja estudando ou trabalhando, é fundamental que haja ergonomia no ambiente onde se está alocado. 

Acupuntura

Essa técnica milenar da medicina tradicional chinesa é tida como uma opção para quem deseja alívio das dores nas costas. 

Isso porque a aplicação das agulhas em determinados pontos faz com que haja uma liberação de endorfina, de modo a gerar relaxamento e alívio da tensão no corpo.

Atividade física

Junto com uma alimentação equilibrada, a atividade física é uma recomendação que vale para diversos aspectos do nosso corpo, inclusive as nossas costas. 

Fortalecer os músculos e aliviar as tensões através da movimentação do corpo é algo que deve fazer parte da rotina de todos.