8 alimentos que fazem bem para a pele

Todos sabem que beleza é algo que vem de dentro para fora, por isso além do skincare rotineiro, também é importante cuidar dos alimentos que entram no seu corpo, principalmente para manter o bem-estar. 

Ao cuidar daquilo que colocamos no nosso corpo, conseguimos deixar a nossa pele bonita e também conseguimos deixar todo o nosso organismo mais saudável! Por isso, separamos neste artigo 8 alimentos que trazem muitos benefícios para a sua pele.

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um ativo importante que ajuda na produção de colágeno, o nutriente que dá firmeza e garante que a sua pele fique bonita, lisinha e saudável.

A vitamina C também ajuda a combater os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, rugas e manchas. Adicionar laranja, abacaxi, acerola entre outras frutas que contenham esse ativo na sua alimentação é algo que vai fazer muito bem para a sua pele!

2. Salmão

Esse peixe é rico em ômega 3 e vitamina D, nutrientes importantes que evitam as inflamações na pele garantindo assim que possíveis acnes e cravos não surjam. 

Ele também é uma fonte poderosa de antioxidantes, que assim como as frutas cítricas ajudam a sua pele contra os radicais livres do ambiente.

Além disso, o salmão também pode ajudar a deixar as suas madeixas mais bonitas, pois ele age no couro cabeludo mantendo ele mais saudável.

3. Sementes

Sementes como chia, linhaça e girassol são ótimas fontes de vitaminas e nutrientes importantes para o seu corpo. Muitas delas são ricas em proteínas com magnésio, selênio e vitamina E, que ajudam a combater, por exemplo:

  • O envelhecimento precoce;
  • As acnes;
  • Mantém a pele bem hidratada;
  • Ajudam a reduzir o nível de estresse no organismo.

Por serem pequenas e de fácil absorção, elas podem ser facilmente inseridas na sua alimentação, colocando elas em iogurtes ou saladas. Aqui fica a cargo do seu gosto pessoal!

4. Oleaginosas

As oleaginosas nada mais são do que sementes ricas em óleos e que normalmente possuem uma casca mais endurecida. Elas podem ser facilmente colocadas na sua alimentação e ajudam a sua pele a ser mais saudável.

Esse alimento é rico em zinco e auxilia o organismo na produção do colágeno que, como já falamos anteriormente, ajuda a manter a firmeza da pele.

Essas sementinhas poderosas também são ótimas fontes de fibra, que ajudam na limpeza do intestino, o que contribui para remover as toxinas do organismo, promovendo assim mais saúde e equilíbrio no corpo todo.

5. Batata-doce

A batata-doce é um alimento rico em vitamina C e betacaroteno, que quando estão no organismo são convertidos em vitamina A, agindo assim como um poderoso antioxidante que previne a sua pele das ações causadas pelo sol, deixando a sua pele mais bonita.

Além disso, ela é super fácil de ser consumida no dia a dia, podendo ser preparada cozida, assada, frita, grelhada entre outras formas!

6. Brócolis

O verdinho que muita gente não gosta é, na verdade, uma fonte rica de nutrientes que ajudam a melhorar a saúde da sua pele, deixando-a cada vez mais bonita. 

É no brócolis que encontramos as vitaminas A e C, com minerais importantes como o zinco, que mantém a pele saudável e a protege dos danos que os radicais livres podem causar.

No seu preparo, se você for cozinhá-lo no vapor é importante não ultrapassar o tempo de 20 minutos, pois isso pode retirar a vitamina C da sua composição, fazendo você perder este importante nutriente que pode ajudar muito a sua pele.

7. Frutas vermelhas

Para você que ama comer um morango, framboesa, amora ou mirtilo, saiba que essas frutinhas também podem ajudar na saúde da sua pele.

As frutas vermelhas são alimentos ricos em flavonoides, que é uma substância com efeito antioxidante, que ajuda a evitar certas inflamações como a famosa acne que preocupa tanta gente. 

Elas também ajudam em casos de alergias e vermelhidão na pele, então vale a pena apostar nessas frutinhas gostosas!

8. Chocolate preto

Pensou que nessa lista só teria frutas e verduras, não é mesmo? Pois saiba que você pode adicionar um chocolatinho na sua alimentação. Chocolates que possuem na sua composição no mínimo 70% de cacau, podem trazer benefícios para a saúde da sua pele!

O chocolate preto é rico em antioxidantes como o flavonol que ajuda a proteger a pele contra os danos do sol, além de melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a hidratação, sendo uma ótima opção para quem tem pele mais seca.

Gostou da nossa lista? Esperamos que você a utilize da melhor forma e adicione esses alimentos importantes na sua alimentação para ter uma pele cada vez mais bonita e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *