A importância do cuidado na pós cirurgia

Tão importante quanto o pré-operatório e a cirurgia, a recuperação do paciente deve ser essencialmente adequada e conveniente para que não haja nenhum problema na última fase desse processo.

O pós-operatório consiste na recuperação do paciente em relação a uma cirurgia que ele acabou de realizar. Quando ocorre alguma alteração em seu corpo, seja ela interna ou externa em uma cirurgia, ele costuma ficar frágil por um período de tempo.

A imunidade do paciente fica mais baixa e ele se torna mais sensível a todo e qualquer enfermidade, sem falar nos inchaços e machucados que podem aparecer em tecidos que fizeram parte da operação.

Ou seja, para que ele se recupere perfeitamente e possa sair da clínica ou do hospital sem nenhum problema, ele deve ficar um período de tempo descansando e sendo cuidado por uma equipe de enfermeiros até que esteja 100% saudável.

Esse processo consiste em alguns cuidados como:

  • Medicamentos para dor e evitar outros problemas;
  • Higienização e limpeza de cortes e machucados;
  • Utilização de cinta pos cirurgica preço (a consultar);
  • Cuidados básicos como ajudar no banho e alimentação.

Cada paciente necessita de cuidado diferenciados, pois cada um tem um tipo de organismo que reage de forma diferente aos diversos procedimentos existentes. Mesmo que sejam precisos outros cuidados específicos, pelo menos os fatores acima citados devem ser sanados, como uma forma básica de cuidados.

O apoio ao operado é totalmente necessário para que melhore sua fragilidade cada vez mais rápido e ele possa sair o quanto antes do local em que está internado para seguir com sua rotina normalmente. Por conta de sua importância, leia o artigo a seguir e saiba mais como proceder em seu pós-operatório.

Itens para processos pós cirurgia

Assim como a ajuda de uma equipe especializada, o paciente também necessitará de outro tipo de auxílio dependendo da sua cirurgia, que será o de utensílios para se recuperar.

Uma mamoplastia, por exemplo, que trata da aplicação de prótese de silicone, implica na necessidade de a pessoa usar um sutiã cirurgico, que ajudará em todo o desenvolvimento do processo pós-operatório.

Esse sutiã é uma peça de roupa mais específica, usada em momentos de recuperação de certos procedimentos. Ela é recomendada por todos os cirurgiões de confiança e deve ser utilizada com obrigatoriedade.

Esse sutiã é fabricado com diversos tecidos macios, com elásticos, poliamida e também com elastano, que ajudam em sua suavidade. Ele atua como modelador corporal e também na sustentação dos seios.

Para que seja possível escolher o modelo ideal, é necessário conversar com seu médico. No entanto, é essencial que a peça não esteja apertada ou incomode a ponto de machucar. Ela deve ser confortável tanto para o dia quanto para a hora de dormir.

Outro utensílio muito utilizado como uma obrigação na reabilitação dos pacientes é a cinta abdominal. Usada em operações estéticas ou cirurgias como bariátrica, ou em outros órgãos que necessitam de seu uso.

Ela evita a flacidez da pele e devolve a firmeza que ela necessita ter. Por também contribuir na melhora da postura, ela evita dores na coluna e acelera o processo de cura e cicatrização da pessoa que a está usando.

Além de escolher a cinta certa, é necessário tomar cuidados como:

  • Procurar o tamanho correto;
  • Não usar por muito tempo seguido;
  • Usar roupas mais largas para não incomodar;
  • Trocar a cinta a cada seis meses.

Com essas dicas será difícil errar na hora da compra. Lembre-se sempre do conforto e como ele ajudará a pessoa após alguma cirurgia.

Outros cuidados a serem tomados em sua recuperação

Lembre-se que um dos pontos primordiais que um hospital deve priorizar é a ala de auxiliar de limpeza.

Como a imunidade de alguém que acabou de ser operado fica mais baixa e ela corre mais riscos de pegar bactérias e infecções, o local deve estar sempre limpo.

Ou seja, a limpeza deve ser uma aliada no ambiente em que a pessoa está instalada e ativa de uma forma rotineira e regular.

Para que não haja problemas com isso, é interessante contar com a Terceirização de Serviços de Limpeza do lugar, para atestar sua confiabilidade e dispor de um maior número de profissionais especializados para esse serviço.

Por último, mas não menos importante, o processo pós-operatório é delicado e necessita de muitos cuidados e delicadeza com o paciente. Então, para que seja o mais rápido e melhor possível, siga essas dicas, que dificilmente haverá algum problema na recuperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *