A importância dos laboratórios para sociedade

laboratórios

Quando um paciente vai ao médico, seja para realizar um check-up, por rotina ou por apresentar algum problema de saúde, é comum que o especialista solicite alguns exames clínicos para verificar as condições do paciente.

Esses exames podem ser diversos, a depender do tipo de problema de saúde, sendo os mais comuns os exames de sangue, fezes e urina.

No entanto, seja qual for o tipo de exame, é importante ressaltar que são os laboratórios, os responsáveis por sua realização e apresentação dos resultados.

Esses laboratórios, geralmente, são equipados com ferramentas e produtos específicos e dentro de normas técnicas de segurança, além de contar com uma equipe especializada na análise.

Nesse artigo, vamos falar sobre a importância laboratorial na vida de um paciente assim como alguns equipamentos que fazem parte dessa rotina. Não deixe de conferir!

A importância de um laboratório

Os biomédicos são os profissionais responsáveis por realizar as analises clinicas dos exames solicitados pelos médicos e profissionais da saúde.

Para isso, eles contam com vários equipamentos além de conhecimento técnico para a realização das atividades e apresentação dos resultados a partir de uma análise do conteúdo coletado do paciente.

Por meio disso, podemos detectar doenças como anemias, infecções, câncer, presença de tumores, alterações hormonais, dentre outros.

A partir desses resultados, fica possível que o médico tome a decisão correta a respeito de quais procedimentos devem ser feitos no paciente, como uma neurocirurgia coluna lombar.

Muitas pessoas sofrem com dores na coluna que podem ter diversas causas e origens e exames técnicos analisados em laboratórios conseguem apresentar que tipo de problema o paciente tem para que se veja a melhor medida a ser tomada.

Alguns equipamentos laboratoriais

Existem vários tipos de equipamentos presentes dentro de um laboratório que contribuem para uma análise clínica e mais detalhada e precisa dos resultados encontrados.

Somente por meio desses resultados que os biomédicos conseguem realizar sua análise de forma precisa e confiável. Dentre um dos equipamentos, podemos citar o dispensador de líquidos para laboratório.

Esse equipamento é um dos mais utilizados em laboratórios clínicos pois contribui para transferir os líquidos de um ponto a outro.

Durante o contato com o sangue, urina ou liquido de um paciente é importante contar com esse equipamento para ajudar na separação dos líquidos e materiais encontrados.

Com isso, esse material apresenta características como ser altamente resistente, sofisticado e feito sob normas técnicas de segurança para evitar problemas com o manuseio do liquido assim como com a qualidade dos resultados apresentados.

Diante da importância desse equipamento, é fundamental que ele seja fabricado em um local técnico e seguro, seguindo as normas de segurança.

Outro equipamento bastante interessante é a autoclave odontologica, que serve como um excelente exemplo de máquina de esterilização.

Esse equipamento é utilizado em laboratórios odontológicos assim como na sala do dentista para limpar e esterilizar os equipamentos utilizados, com o objetivo de remover as bactérias existentes e tornar o procedimento ainda mais seguro.

Dentro dos laboratórios, tudo deve ser feito de forma muito limpa e higienizada, com objetivo de garantir mais segurança ao paciente e credibilidade ao trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que todo o laboratório é monitorado por sensores de temperatura e até mesmo conta com um aparelho de pressão.

Esses sensores, que também são conhecidos como instrumentos de medição, contribuem para manter a segurança do local por meio de um controle técnico da temperatura, vazão, pressão, indicadores e sensores de fumaça, dentre outros.

O local onde o laboratório está

É fundamental verificar também em que local o laboratório está instalado, pensando no aspecto de identificar se esse local conta com normas técnicas de segurança, higiene e qualidade. Isso porque, todas as instalações devem estar corretas, como as instalações hidráulicas e elétricas.

Os equipamentos presentes no local também precisam passar por manutenção e revisão preventiva com o objetivo de evitar qualquer tipo de dano ou problema.

Um exemplo é o uso do filtro manta G4, que serve como um filtro de ar que pode ser utilizado em um ar-condicionado. Como característica, esse filtro apresenta:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • É bastante grosso;
  • Apresenta poliéster, metal e papel cartonado em sua composição.

Diante dessas informações, é fundamental contar com equipes técnicas e especializadas nessas atividades, com o objetivo de agregar ainda mais segurança aos procedimentos laboratoriais.