A relevância do uso de aparelhos ortodônticos para a saúde

saúde

Cuidar da saúde é essencial para ter qualidade de vida e disposição para realizar as atividades do dia a dia. O modo de ter bem-estar e evitar problemas de saúde é dedicando tempo para os cuidados de saúde, algo que pode ser muito benéfico.

Pesquisar referências dos melhores profissionais da área é um jeito de manter tudo sob controle.

As consultas e exames de rotina são procedimentos simples e que ajudam as pessoas a entender o que está acontecendo com a sua saúde.

O médico é o profissional que pode verificar a altura, peso e pressão, além de conversar com paciente para saber mais sobre os seus hábitos. 

Com os resultados dos exames, o médico pode fazer uma análise completa para elaborar um diagnóstico preciso e indicar os melhores tratamentos e prescrever medicamentos conforme a necessidade do indivíduo.

A saúde corporal é importante e necessita de cuidados, mas não é a única que precisa de atenção. Dedicar tempo para saber como anda a sua saúde bucal é fundamental para evitar que doenças e problemas apareçam para atrapalhar a sua rotina.

Os profissionais da área de odontologia: os dentistas, possuem conhecimento e experiência para ajudar nos cuidados com o sorriso.

A importância do trabalho do dentista para a saúde 

Realizar uma higiene bucal correta é o segredo para evitar problemas bucais e dentários. A boca é o órgão de grande importância na vida das pessoas, sendo responsável pelas funções de mastigação, respiração e fala.

O fato de a maior cavidade em contato com o meio externo, é primordial limpar os dentes e boca para ter mais qualidade de vida.

Escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e enxaguante bucal são recursos que ajudam a manter a higiene em dia e evitar problemas de cárie, mau hálito, gengivite, tártaro, placa bacteriana, entre outros fatores.

Ir uma vez por ano no dentista é essencial para saber como está a saúde dental e bucal. Sempre que ocorrer algum incômodo ou dor é muito importante procurar um profissional de confiança para resolver o problema.

Durante as consultas e avaliações, os dentistas usam uma sonda exploradora ponta reta para conseguir detectar cáries, problemas no esmalte do dente, restaurações mal adaptadas ou fraturadas.

Este instrumento é muito utilizado no dia a dia dos consultórios, facilitando a rotina dos profissionais.

O uso do aparelho e seus benefícios 

Alguns indivíduos possuem problemas na arcada dentária e precisam de tratamentos específicos. Seja por questão de estética ou saúde, investir em um aparelho ortodôntico é uma maneira de corrigir as falhas de movimentação dos dentes e mastigação.

Os aparelhos são compostos por fios e braquetes que precisam de uma manutenção mensal para a evolução do tratamento.

Existem vários modelos de aparelhos:

  • Fixo;
  • Fixo estético;
  • Móvel;
  • Expansor palatino;
  • Lingual;
  • Alinhadores;
  • Invisíveis.

O tipo de aparelho a ser colocado depende muito do problema o tratamento que o dentista recomenda. Alguns procedimentos necessitam do uso das bandas ortodônticas Morelli, anéis metálicos que ficam em torno dos dentes.

As bandas atuam como suporte dando estabilidade. O dentista posiciona este material nos últimos dentes, os molares, facilitando o processo de prender a parte final do fio ortodôntico. Os ortodontistas usam as bandas para dar mais resistência durante a mastigação.

Materiais diferentes 

O braquete porcelana é a peça usada para a montagem do aparelho ortodôntico estético. Esta opção é mais discreta que as peças metálicas.

A coloração do braquete de porcelana é muito semelhante a dos dentes e as borrachas não são coloridas, fator que deixa o aparelho mais discreto.

Para aumentar a eficiência do tratamento é necessário fazer uma manutenção mensal, ou seja, trocar as borrachas e fios, conforme a movimentação dos dentes acontece. 

Após a correção com o aparelho fixo, o paciente precisa usar uma contençao ortodontica. Este modelo aparelho consiste em evitar que os dentes se movimentem e voltem para a posição antiga, proporcionando estabilidade aos dentes.

O dentista é quem decide o momento e o tempo exato que o paciente deve usar a contenção.

Quando o período de tratamento com os aparelhos se encerra, investir capital em uma limpeza de dente completa para remoção de tártaro, placa excesso de sujeira que se acumula nos dentes.

O procedimento da limpeza pode ser feito sempre que houver necessidade, ou seja, pelo menos uma vez ao ano é importante procurar o seu dentista de confiança para este cuidado.

Portanto, o serviço dos dentistas são fundamentais para a sociedade, ajudando as pessoas diariamente a tratar os dentes, recuperando o sorriso e a autoestima, além de manter a saúde dentária em boas condições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *