Alongamento diário: conheça a importância

Os alongamentos diários devem fazer parte da rotina de todos aqueles que buscam uma vida mais saudável. Quer começar a se alongar, mas te falta motivação? Continue lendo e entenda a importância dessa prática.

Segundo a professora de educação física e nutricionista Bruna Joaquim Carneiro, o alongamento é uma prática fundamental para a manutenção do bom funcionamento corporal, além de proporcionar maior agilidade, flexibilidade e prevenir lesões.

Para começar a se alongar diariamente você não precisa de muito. Roupas confortáveis e um tapete, como um yoga mat, já são mais que suficientes para que o seu alongamento seja satisfatório.

Prepara o corpo para as atividades físicas

O benefício mais conhecido do alongamento está na preparação do corpo para atividades físicas. Isso acontece porque o alongamento aumenta a amplitude dos movimentos musculares e evita a sobrecarga. Temos que lembrar que alongamento é diferente de aquecimento e os dois, em conjunto, formam uma poderosa dupla para prevenir lesões e cãibras.

Você deve estar se perguntando, portanto, qual a necessidade de alongamento caso não pratique exercícios físicos. Mesmo sem a prática intensa de exercícios é necessário movimentar os seus músculos para garantir que a flexibilidade e a mobilidade não sejam prejudicadas.

Além disso, com o alongamento diário você reduzirá as chances de sofrer uma lesão ao realizar uma tarefa doméstica simples, como varrer a casa ou subir e descer as escadas.

Melhora a postura

Um dos grandes benefícios observados no alongamento, tanto para aqueles que praticam exercícios físicos regularmente quanto para os que apenas incluem os alongamentos na rotina, é a melhora na postura. O alongamento diminui as tensões musculares e permite um estiramento muscular. Isso proporciona uma postura mais firme e correta, além de evitar dores nas costas e nos ombros, além de lesões nessas regiões.

Melhora na saúde mental

O alongamento, assim como toda atividade física, faz com que o seu cérebro libere serotonina, um regulador de humor responsável por aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão. Além disso, ao promover o relaxamento das tensões musculares, a mente também relaxa e aumenta a sensação de bem-estar psicológico.

Aumenta a sua força

Com a maior flexibilidade e amplitude de movimentação proporcionada pelo alongamento diário, as fibras presentes nos músculos são ativadas. Assim, a força dos membros alongados é aumentada.

É importante termos a consciência de que, por mais que o alongamento fortaleça os músculos e os deixem mais resistentes e fortes, é essencial que respeitemos os limites do nosso corpo e sempre consideremos o auxílio de um profissional para exercícios mais complexos.

Ajuda a ter um sono mais tranquilo

Sabe aquela sensação de que nenhuma posição está confortável para dormir? Ela pode estar sendo causada pela tensão muscular. Como o alongamento relaxa os músculos, o seu sono será mais confortável, pois você sentirá o seu corpo mais leve e a mente mais tranquila.

O horário mais recomendado para os alongamentos diários é pela manhã, pois os benefícios serão sentidos ao longo do dia. Evite se alongar à noite, em um horário muito próximo da hora de dormir, pois isso pode deixar o seu corpo aquecido e em estado de alerta, prejudicando o sono.

Auxilia na recuperação de lesões

O alongamento aumenta o fluxo sanguíneo do corpo. Isso é muito importante no processo de recuperação de uma lesão muscular naquela região. Por serem exercícios de baixo impacto, formas de alongamento são usadas em sessões de fisioterapia para ajudar na recuperação de membros lesionados. 

Porém, caso você esteja com uma lesão, procure um médico ou um fisioterapeuta antes de iniciar a sua rotina de alongamento, pois você pode prejudicar ainda mais a área machucada caso execute um exercício de forma equivocada.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *