Aprenda como se preparar para ter um parto sem dor

Questão bem comum entre as gestantes e mulheres que desejam ser mães, é como ter um parto sem dor. Anestesias são utilizadas para aliviar as dores das contrações, no momento do parto.

E assim, podemos dizer que elas são uma alternativa quando se pensa em como não sentir dor no parto normal.

Saiba mais sobre o uso das anestesias

Uma das anestesias utilizadas no parto normal, para aliviar as dores sem interferir nas contrações, é a anestesia peridural.

Esse tipo de anestesia, é aplicado no espaço peridural da coluna vertebral e mantém a paciente acordada, mas sem sentir a parte inferior do corpo.

Existe também a anestesia raquidiana, aplicada no interior do espaço subaracnóideo e que provoca um bloqueio nervoso. É possível ainda utilizar as duas de uma só vez. É a chamada anestesia combinada.

Mas, vale lembrar que todas as anestesias possuem efeitos colaterais e provocam sintomas, que causam desconforto após sua utilização. Por isso, devem ser utilizadas somente se for realmente necessário.

Qual a melhor opção para o parto?

A preparação de como ter um parto normal rápido, começa a partir do momento em que a mulher confirma sua gravidez.

Principalmente porque, saber como se preparar para ter um parto normal, depende inicialmente das condições físicas, psicológicas e emocionais da gestante.

Compartilhar suas dúvidas, inseguranças e buscar por informações sobre cada etapa da gestação e do parto, é uma excelente alternativa para auxiliar em como se preparar para ter um parto normal.

Como se preparar para ter um parto normal, orientação e conhecimentos são importantes, para a mulher que deseja se preparar para ter um parto normal.

Conheça a diferença entre parto normal e natural

Observe os itens: parto normal ou parto natural. Existem diferenças entre essas duas formas de parto, que irão influenciar diretamente em como se preparar para ter um parto normal humanizado, por exemplo.

Aspectos emocionais, psicológicos e físicos da futura mãe são importantes e precisam ser trabalhados durante o período gestacional.

Para que no momento do parto normal, por exemplo, a mulher esteja tranquila desde o início até o momento do nascimento de seu bebê.

Conheça algumas dicas para o momento do parto

Optar pelo parto normal, nem sempre é suficiente para que ele ocorra. Há casos onde a segurança da mãe e da criança são determinantes para optar por uma cirurgia.

Nessas horas decisivas, a competência do profissional e o entendimento da mãe valem muito para o sucesso. Aqui estão 10 coisas que ajudam em como ter um parto normal sem dor:

  1. Alimentação saudável: deixar de ingerir alimentos processados e substituir por opções mais naturais e nutritivas, preservam a saúde da mãe, ajudam no fortalecimento do bebê e evitam doenças na gestação e no pós-parto, permitindo um parto normal mais saudável;
  2. Alimentação adequada antes do parto: jejuns prolongados antes de partos não são adequados. Enquanto a mãe estiver em trabalho de parto (em casa), convém alimentar-se de alimentos que têm digestão rápida;
  3. Exercícios regulares: praticar esportes é sempre saudável e necessário à boa saúde. No entanto, durante a gestação eles têm a função de também aliviar as dores e desconfortos, causados pelas alterações no organismo. Além de facilitar o desempenho na hora da força para o bebê nascer;
  4. Exercícios para facilitar o parto: estar com a musculatura fortalecida para um parto normal auxilia bastante;
  5. Relaxamento do períneo: a contração e o relaxamento da musculatura do períneo, são realizados por movimentos internos, como se fosse prender a urina. O conhecimento de como relaxar o períneo, ajuda na hora do parto normal, pois quanto mais relaxada a musculatura, menor a dor;
  6. Fazer a força certa: para este treinamento, o melhor é encher o peito de ar, não soltar e empurrar o ar para baixo;
  7. Escolha da maternidade e obstetra: é importante saber se o profissional aceita realizar partos normais e se a maternidade está preparada e equipada para isso;
  8. Conhecer o parto normal: estudar a respeito, obter informações de mães e profissionais, é bom para que a gestante saiba o que acontecerá, o que ela pode fazer para ajudar, quais os procedimentos de praxe e tirar outras dúvidas. Assim, o medo será substituído pela preparação;
  9. Conhecer os sinais do trabalho de parto: eles são variados e nem todos ocorrem em todas as gestações. Podem ser a baixa do ventre (a barriga desce), contrações frequentes indolores ou com dor, queda do tampão, entre outras. Saber quais medidas devem ser tomadas e a hora de ir para o hospital, diminui o tempo de internação, jejum e outros aborrecimentos;
  10. Como se preparar psicologicamente para um parto normal: esta vida é repleta de desafios. O parto comumente é associado à dor extrema, reclusão e outros itens negativos. Se fosse assim, mães só teriam um filho. A dor é recompensada pela conquista de ter conseguido dar à luz e pelo bebê totalmente dependente que foi gerado e que é amado desde sempre.