Aromaterapia: tratamento natural para ansiedade

O Brasil é o país com a população mais ansiosa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. São quase 19 milhões de pessoas que enfrentam essa doença. Com a pandemia e o isolamento social, muitos sintomas se intensificaram. Mas a medicação não é a única saída. Existe também tratamento natural para ansiedade!

Leia o artigo de hoje e conheça algumas alternativas!

O que é ansiedade?

A ansiedade que é doença difere do sentimento normal de ansiedade quando ela é excessiva.

Não é apenas uma preocupação natural com uma prova, por exemplo, ou uma reunião importante no trabalho.

É uma sensação de estar sempre alerta para um perigo que nem sempre se apresenta. É colocar a cabeça no travesseiro e não conseguir diminuir o ritmo dos pensamentos e a intensidade da aflição.

Muitas pessoas ansiosas tem insônia, palpitação, comportamentos compulsivos, fobias, suor em excesso, problemas digestivos, dificuldade de concentração.

Existe tratamento natural para ansiedade! Continue a leitura e conheça algumas possibilidades!

Tratamento natural para ansiedade: veja algumas dicas

Aromaterapia para ansiedade

Os óleos essenciais são poderosos no tratamento da ansiedade! Eles podem ser utilizados através de um colar difusor pessoal, difusores de ambiente e diluídos em água ou óleo para banhos e massagens.

Lavanda, vetiver e bergamota são algumas das essências usadas para diminuir a ansiedade. A aromaterapia pode ajudar no controle dessa doença, um dos óleos mais utilizados é o de lavanda, quando você conhecer os benefícios do óleo essencial de lavanda vai entender por que ele leva essa fama.

Florais de Bach

Os florais de Bach usam essências diluídas das flores para tratar a causa de vários problemas de saúde.

Dr. Edward Bach, criador dessa terapia, acreditava que corpo e mente precisam estar em equilíbrio para se manterem saudáveis.

Quando há algum problema emocional, ele aparece no físico. Assim, os florais tratam a parte psicológica, o que deixa o corpo livre para a cura.

Alguns florais como Aspen, Cherry Plum, Elm e Larch são voltados para sintomas da ansiedade.

Barras de Access

As Barras de Access são também uma terapia natural, criada por Gary Douglas.

A técnica consiste na manipulação de pontos energéticos localizados na cabeça. São 32, ao todo.

Cada ponto tem uma ligação com aspectos do corpo e da mente. A ideia é se livrar de crenças e atitudes negativas que podem estar nos fazendo mal ou impedindo progressos.

A técnica não é invasiva, consistindo apenas em toques sutis com as pontas dos dedos.

As Barras são capazes de trazer mais clareza nos pensamentos, dar motivação e foco, melhorar a qualidade do sono, diminuir o estresse e ajudar até em crises de pânico.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar criada pela medicina chinesa. O objetivo é restabelecer o equilíbrio nos canais meridianos, desbloqueando a energia vital, chamada de Qi, que pode estar represada em um desses canais.

Ela é usada para melhorar transtornos da saúde mental, como a ansiedade, mas também dores de cabeça, insônia, dores musculares e até dependência química.

Meditação

A meditação também pode ser considerada como um tratamento natural para a ansiedade.

Isso acontece porque a prática condiciona a pessoa a estar presente no agora, o que é uma grande dificuldade para quem sente ansiedade.

Além disso, a respiração consciente também ajuda a acalmar e diminuir os níveis de stress. É sempre bom ter a mão, a lota nasal e fazer uma boa limpeza das narinas para que a prática da meditação seja ainda mais completa.

Yoga

O yoga, ou ioga, é uma prática meditativa indiana milenar que tem ficado cada vez mais popular, principalmente durante o isolamento social, em que vários professores decidiram dar aulas online.

Yoga une aspectos físicos, emocionais e até espirituais. Com isso, a prática traz bem-estar para todas as áreas.

Como a meditação, ioga pede atenção à respiração, o que ajuda a trazer serenidade e diminuir as tensões do dia.

Chás

Os chás são ótimos aliados para quem quer diminuir os níveis de stress e ansiedade.

Ao escolher chás que aumentam a tranquilidade ou que tem um pequeno nível de sedação, você é capaz de sentir a diminuição da ansiedade e de dormir melhor.

A passiflora, vinda da flor do maracujá, é excelente para ter uma boa noite de sono depois de um dia agitado. Outras alternativas são camomila, alfazema, melissa e erva de São João.

Viu como existe tratamento natural para a ansiedade? E eles podem ser complementares! Mas não se esqueça que é necessário ter orientação de uma pessoa especializada. É também muito importante ter o acompanhamento psicológico, ok?

 

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