Atividades físicas para sair do sedentarismo

Pessoas que praticam atividades esportivas coletivas possuem um risco de 50% a menos em relação a infartos cardíacos, são mais ativas e possuem mais qualidade de vida.

Na verdade, esses benefícios não só incluem quem pratica atividades em grupo, mas também quem faz algum tipo de exercício físico, de uma simples caminhada a treinos funcionais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde  não se limita a ausência de enfermidades, já que pessoas com vida saudáveis contam com um estado de bem-estar físico, mental e social.

Neste contexto, praticar atividades esportivas coletivas, cuidar da alimentação e reorganizar hábitos  na rotina é uma forma de alcançar esse estado.

Quer saber mais sobre exemplos de atividade física e seus benefícios na prática? Leia esse post e veja!

1. Atividades esportivas coletivas

Dança, natação, futebol, vôlei, corrida. Todos esses exemplos se enquadram nas chamadas atividades esportivas coletivas.

Praticar esse tipo de atividade é algo que faz bem não só para o corpo, mas como também para a mente e o desenvolvimento social. Afinal, exercícios que são realizados em grupo se destacam pelo potencial de recreação entre os participantes.

Por isso, fica a dica para sair do sedentarismo e montar um grupo para colocar em prática os exercícios físicos e  ter mais saúde. São benefícios de atividades coletivas:

  • Mais qualidade de vida;
  • Melhorias positivas nas interações sociais;
  • Desenvolvimento da disciplina física;
  • Aumento da autoestima.

2. Musculação

Levantar um peso para academia e praticar outros exercícios que fazem parte da musculação com frequência trazem uma série de benefícios para o corpo e para a mente.

Fortalecer a musculatura, eliminar as gordurinhas indesejadas, aumentar a energia corporal e ajudar na prevenção de doenças, como as de origem cardiorrespiratória são alguns exemplos.

Como há vários modelos de peso para academia, contar com o apoio de profissionais especializados na área é a melhor forma de avaliar qual é o peso ideal para cada caso.

É por isso que nas aulas de musculação, a figura do personal trainer é tão importante e não é para menos: cada pessoa tem uma necessidade e resistência diferente.

Assim como há exercícios que focados em um treino para emagrecer, existem séries de exercícios que são realizadas com o objetivo de fortalecer a musculatura.

Independente da variação de séries ou de exercícios, a musculação é uma prática que melhora a saúde cardiovascular, transforma gordura em massa muscular, combate problemas emocionais e de fato, afasta o sedentarismo.

Uma curiosidade interessante é que essa prática pode ser feita em várias idades. Não é à toa que o personal trainer para idosos é  cada vez mais procurado.

Apesar da musculação ser uma atividade física que exige bastante esforço, essa é uma modalidade que pode fazer muito bem para quem já entrou na melhor idade.

Especialistas afirmam, inclusive, que realizar atividades físicas depois dos 60 anos pode aumentar em até 5 anos o tempo de vida nos idosos que são ativos fisicamente.

Claro que é importante contar com um acompanhamento profissional especializado para que o idoso saiba seus limites usufrua melhor dos benefícios da musculação. O personal trainer para idosos é esse profissional.

3.Pilates

Ao mesclar os exercícios físicos, com práticas que melhoram a respiração, concentração e outros exercícios que reduzem o nível de estresse, o pilates é uma modalidade muito interessante.

Esse tipo de exercício pode ser realizado por crianças, idosos, jovens, gestantes e pessoas com problemas que vivem com problemas de saúde como Mal de Parkinson.

Quer saber mais sobre os pilates beneficios para quem realiza esse tipo de atividade física? Listamos algumas vantagens abaixo:

  • Melhorias na coordenação motora;
  • Alívio de dores musculares;
  • Melhoras na respiração e consciência corporal;
  • Fortalecimentos dos músculos abdominais;
  • Prevenções de doenças como osteoporose.

É interessante destacar que o pilates é uma prática que conecta o corpo à mente. Com mais de 500 tipos de exercícios, essa é uma atividade que destaca o pilates beneficios de forma integrada na saúde física e mental da pessoa que realiza os treinos.

Para quem deseja perder alguns quilos, o pilates também é uma alternativa que pode ajudar no emagrecimento saudável junto com a combinação da reeducação alimentar da pessoa que deseja emagrecer.

Essa atividade é tão versátil, que além dos benefícios citados e indicações, há pessoas que usam o pilates para praticar exercícios para coluna e aliviar, dessa forma, as dores na lombar.

Independente da atividade escolhida, sair do sedentarismo é algo que faz toda a diferença na sua saúde a longo prazo.

Realizar exercícios físicos não é algo que se limita às questões estéticas, mas colabora para o condicionamento físico, a redução do estresse e a prevenção de inúmeras doenças que o sedentarismo traz.  Fica a dica!

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