Bem-estar dos funcionários: suas responsabilidades como empregador

Pratos de frutas frescas e sessões conscientes estão se tornando cada vez mais populares em locais de trabalho onde os empregadores estão tentando promover a seus funcionários um alto nível de conforto no trabalho.

Graças a uma estratégia eficaz de bem-estar, os funcionários terão muito mais probabilidade de vir trabalhar e sua capacidade de lembrar e sua produtividade aumentarão significativamente. 

Também pode ajudar a proteger contra pedidos de indenização de trabalhadores que sofrem de altos níveis de estresse, que podem ter sido agravados por suas condições de trabalho.

Estresse no trabalho

Os empregadores têm a responsabilidade de proteger seus funcionários de qualquer risco de lesão que possa ocorrer no trabalho, incluindo o risco de dano à sua saúde mental causado pelo desenvolvimento de depressão e ansiedade induzida por ansiedade.

Proteção contra assédio

O Bullying e o assédio são conhecidos por serem uma grande fonte de estresse e esses trabalhadores receberam grandes quantias de compensação, muitas vezes porque provaram que seu empregador não tomou todas as medidas necessárias para evitar o assédio de outros trabalhadores.

Quando o assédio estiver relacionado a uma característica protegida por lei de discriminação, como raça, gênero ou orientação sexual, o trabalhador acidentado tem o direito de apresentar uma queixa de discriminação.

Fatores além do local de trabalho

Eventos na vida pessoal de um funcionário, como separação familiar ou luto, podem aumentar significativamente os níveis de estresse e, mesmo que você não tenha controle sobre esses eventos, eles não devem ser ignorados ao avaliar as etapas que precisam ser tomadas para garantir que o funcionário é suficientemente seguro e bem-estar no processo. 

Você deve ser agradável e compreensivo sobre o que o funcionário está passando. Além disso, você deve levar isso em consideração ao avaliar sua condição de saúde é possível suscetibilidade ao estresse excessivo.

Saúde e segurança

A legislação de segurança e saúde é outra referência quando se trata de proteger o bem-estar dos colaboradores. Você é obrigado a fornecer aos funcionários um local de trabalho seguro, e uma obrigação importante em cada contrato de trabalho é garantir um ambiente de trabalho seguro, um sistema de trabalho seguro, acesso a equipamentos seguros e o direito de trabalhar em uma equipe de pessoas segura e competente.

Além disso, fornecer um ambiente limpo e agradável, contratar uma empresa para limpeza é recomendável para garantir a higiene, assim como uma empresa de limpa Fossa  quando houver a necessidade de um trabalho mais pesado.

Iniciativas para aumentar o bem-estar no trabalho

Os gerentes devem ser muito ativos e vigilantes ao prestar atenção a quaisquer sinais de que os funcionários estejam passando por dificuldades ou estresse. Aqui estão os passos que você pode tomar para melhorar o bem-estar dos funcionários:

  • introduzir e implementar estratégias e políticas de bem-estar dos funcionários;
  • avaliações e auditorias de risco de estresse (uma abordagem aos Padrões de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional que oferece muitas orientações úteis);
  • execução e gestão de um programa de assistência ao empregado;
  • implementação efetiva da política anti-assédio;
  • apoio a cada funcionário individual, por exemplo, oferecendo condições e horários de trabalho flexíveis ou reduzindo a carga de trabalho;
  • incentivar os colaboradores a adotarem hábitos alimentares saudáveis, disponibilizando o acesso a cantinas e máquinas de venda automática de alimentos saudáveis; e
  • treinar executivos para serem eficazes na detecção e resposta a funcionários que sofrem de estresse e problemas de saúde mental.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *