Benefícios do banho de sauna para a sua saúde

Pesquisas feitas pela Universidade de Coventry, no Reino Unidos, estudaram os benefícios das altas temperaturas para a saúde do corpo. 

O resultado foi que tanto a sauna quanto um banho bem quente podem oferecer ao humano vantagens semelhantes às de uma atividade física moderada ou leve, como caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Quem não tem uma sauna em casa, na área de lazer, pode aproveitar algum clube ou resort all-inclusive. É um momento incrível de relaxamento e que traz inúmeros benefícios para nossa saúde, tanto na circulação quanto no bem-estar.

Conheça agora algumas vantagens de tornar o banho de sauna um hábito na sua rotina.

Limpeza da pele

Um dos principais benefícios quando falamos em sauna é a limpeza da pele. As altas temperaturas são ótimas para abrir os poros, proporcionando a desobstrução deles. 

Os próprios especialistas na área apontam que, ao suar, o corpo humano consegue não apenas eliminar líquidos, mas também promover sozinho um processo de dilatação e oxigenação. O resultado é que as impurezas se tornam facilmente retiradas.

Limpeza do sistema respiratório

Agora, para além da estética, o poder da sauna também trabalha a favor do nosso sistema respiratório. Isso mesmo! Se você frequentar uma sauna pelo menos uma ou duas vezes por semana consegue fortalecer o sistema imunológico.

Assim, manter uma rotina de banho de sauna consegue diminuir a probabilidade de doenças respiratórias diversas. Isso porque o calor é responsável por ajudar o pleno funcionamento dos pulmões e, por consequência, melhorar a respiração.

Além disso, é possível aproveitar o vapor para usar óleos essenciais que potencializam o poder da sauna. Alguns aromas que auxiliam na respiração são:

  • Eucalipto globulus;
  • Hortelã-pimenta; 
  • Niaouli;
  • Cipreste; 
  • Lavanda; 
  • Manjerona;
  • Mirra.

Continue a leitura e entenda mais sobre o tema como um todo.

Melhora na circulação sanguínea

Sabia que uma ida à sauna três vezes por semana pode reduzir em 25% a chance de morte por alguma doença cardiovascular? Esse foi o resultado a que chegaram pesquisadores da revista BMC Medicine.

Mas não é só isso, o mesmo estudo mostrou que quem faz banho de sauna de 4 a 7 vezes por semana pode aumentar a proteção contra mortes por doenças cardiovasculares em 77%. Já imaginou?

Ou seja, quem tem propensão a enfermidades assim pode investir nesse tipo de tratamento alternativo. 

Isso porque quando o corpo é colocado em uma temperatura elevada, como no banho de sauna, os vasos sanguíneos dilatam, potencializando a circulação de sangue e regulação da pressão arterial.

Alivia as dores musculares

Sim, os músculos também se beneficiam. Uma boa opção é aproveitar a sauna por cerca de 15 minutos e, depois, fazer os exercícios físicos habituais. Esse hábito garante relaxamento e oferece grande flexibilidade ao corpo.

Mas quem já sofre com as dores pode reduzir o desconforto com as sessões de sauna por três vezes na semana ou mais. O tratamento deve ser recomendado por médicos, mas se mostram eficazes em doenças crônicas como osteoartrose e fibromialgia. 

Sensação de relaxamento

Mas com certeza, o ponto mais lembrado quando falamos de sauna é sobre o relaxamento. A principal imagem que vem à cabeça é de alguém com toalha, olhos fechados e aproveitando um momento de tranquilidade.

E, por trás de todos esses benefícios, é claro que o relaxamento tem uma representação muito forte quando o assunto é bem-estar. Nosso corpo precisa de descanso físico e mental e de momentos de tranquilidade. 

Por isso, essa é uma terapia útil para dias cheios, em que você só precisa de uma pausa. Depois disso, pode ter certeza que a qualidade do seu dia e do resto da semana será outra! 

Se você se identificou com alguns dos problemas que citamos aqui, procure ajuda médica e converse sobre os benefícios do banho de sauna para sua saúde. 

Não importa se você está em casa, seguindo a rotina, ou mesmo em uma viagem para descansar, procure uma sauna nos clubes ou hotéis para ter frequência no seu tratamento.

Texto: Gustavo Marques

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