Benefícios odontológicos a sua saúde bucal e dentes

dentes

Os dentes são utilizados para que ingestão de alimentos seja realizada com mais facilidade e corretamente, empregados para rasgar, cortar e triturar os alimentos ingeridos, eles também dão inicio ao procedimento realizado pelo sistema digestório, sendo fundamentais aos processos de alimentação e nutrição das pessoas.

A arcada dentária de uma pessoa é composto por um total de 32 ou 28 dentes, sendo eles:

  • Incisivos;
  • Caninos;
  • Pré-molares;
  • Molares.

Os incisivos são os quatro dentes frontais (inferiores e superiores) e tem como função realizado o corte nos alimentos. Os caninos possuem pontas em sua superfície e servem rasgar as comidas.

O pré-molares possuem duas pontas em sua superfície e exercem a função de esmagar e moer o bolo de alimentos e o molares são os últimos ou os dente do ciso e nem sempre são utilizados por todos, pois podem ser removidos.

Por ser indispensáveis e exercerem uma função importante ao organismo, os dentes precisam ser cuidados regularmente para evitar doenças, inflamações ou problemas na mordida dos alimentos que podem prejudicar todo o sistema digestivo e até a aparência facial.

Para ter um excelente sorriso e dentes fortes saiba abaixo um pouco mais sobre os procedimentos dentários realizados nas clinicas dentárias.

Clareamento dental, quais seus benefícios?

O clareamento dental, como o próprio nome sugere serve para deixar a aparência dos dentes mais saudáveis e branca, removendo manchas e amarelados que são adquiridos conforme o tempo e desgaste do esmalte da estrutura.

O processo realizado na parte externa, ele remove as impurezas, além disso eles podem ser realizados tanto em formatos profissionais nas clinicas odontologicas ou os caseiros com efeitos menos prolongados.

O principal benefício do clareamento vai além da estética, com a limpeza que e embranquecimento dos dentes, os profissionais conseguem identificar com mais facilidade problemas e imperfeições como a erosão do esmalte dentário.

Além disso, identificando mais rápido os problemas os dentistas conseguem tratar resultando em menos impactos a saúde do paciente.

Os dentes mais brancos são sinais de hábitos mais saudáveis, pois o amarelamento acontece tanto por envelhecimento quanto por hábitos ruins que são adotados ao longo da vida.

Além de devolver a estética de um sorriso mais saudável, o clareamento promove mais autocuidado e confiança.

O procedimento pode durar de 2 a 4 anos dependendo do modelo e dos cuidados realizados pelo paciente, quanto mais evitar alimentos com corantes e mais realizar a higienização bucal, por mais tempo os resultados são mantidos.

Quando o aparelho é necessário?

O aparelho odontológico é um recurso utilizado pelos dentistas para consertar imperfeições na mordida, nos dentes que nascem tortos e até mesmo por questões estéticas.

Atualmente, no mercado há vários modelos que podem ser utilizados pelos pacientes, sendo eles:

  • Aparelho fixo;
  • Aparelho móvel;
  • Autoligado;
  • Lingual;
  • Alinhador;
  • Expansor.

Sendo um dos modelos mais comuns o fixo não pode ser retirado, como os móveis e servem para a maioria dos tratamentos de desalinhamento dentário, apresentando resultados satisfatórios eles compostos com fios, bandas ortodônticas Morelli e borrachinhas que podem ou são serem coloridas.

O modelo móvel é utilizado ao final do tratamento para assegurar a qualidade dos resultados obtidos e são pouco perceptíveis na maioria das vezes, e seu uso não precisa ser constante.

O autoligado é uma versão de aparelho fixo mais discreta e estética com resultados obtidos com mais agilidade e precisão. O lingual ou invisível é semelhante ao fixo, mas é inserido na parte interna da boca evitando que seja perceptível o seu uso.

O as alinhadores servem para deixa a dentição correta e os expansores são aplicados para abrir espaço na boca para que os dentes possam nascer e ser arrumados.

Um dos equipamento essenciais para montagem e desmontagem dos dentes é o alicate de dentista que contribui para um manuseio mais firme e correto de todos os acessórios que precisam ser inseridos e ajustados no interior da boca dos pacientes.

Demais procedimento para saúde bucal

Além do clareamento e inclusão de aparelho dental, para manter a boa qualidade da saúde da boca é preciso investir em processos de higienização constante, limpando a boca e os dentes sempre ao acordar e antes de dormir e após todas as refeições, passando o fio dental regularmente ao dia também.

Dessa forma é possível evitar doenças e visitas emergenciais ao dentista que usa equipamentos, como a caneta alta rotação com LED para verificar e ajustar todas as imperfeições e remover as dores causadas pela formação de cáries, que são resultados de maus cuidados com o corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *