Casas de repouso: atividades, alimentação e muito mais

repouso

Envelhecer é uma das etapas da vida, alguns chegam a dizer que é a melhor idade, outros, costumam nem querer abordar este assunto. Mas, o fato é que todos nos envelhecemos, é um processo, e entender nossos limites e opções é fundamental para uma qualidade de vida boa nessa época.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), braço da Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas com idade superior aos 60 anos no mundo será de aproximadamente 2 bilhões de pessoas em 2050, o que representa um quinto da população mundial.

Ao olharmos para o Brasil, o Ministério da Saúde aponta que o país tem a quinta maior população idosa do mundo, e estimativas apontam que em 2030, o número de idosos ultrapassará aos de crianças entre 0 a 14 anos.

Por conta disso, políticas públicas voltadas a essa população e casa de repouso para idosos vem aos poucos crescendo. Neste último se destaca o setor privado, que apresenta melhores soluções, mas que infelizmente nem todos os idosos podem pagar.

O fato é que esses espaços são muito importantes para que essa população tenha qualidade de vida e conforto.

Neste artigo abordaremos sobre as casas de repousos e as atividades desenvolvidas por elas, que incluem entre muitas, as atividades de coordenação motora, que faz com que o idoso tenha maior controle sobre seu corpo e suas atividades diárias.

As casas de repouso: cuidando de quem amamos

A atual sociedade que cobra de nós altos índices de produtividade, faz com que as famílias não tenham tempo de dedicação para seus parentes idosos, sejam pais, mães, tios, primos entre outros.

Para evitar que esse idoso fique sozinho e correndo o risco de se machucar por conta das limitações da idade, muitas famílias optam pela casa de repouso.

Antigamente, e ainda hoje, porém, em menor grau, as Instituições de Longa Permanência como as Casas de Repouso eram vistas como espaços na qual o idoso era abandonado e a família nunca mais tivesse contato.

Entretanto, o que se mostra é que essas instituições dão todo o apoio necessário ao idoso, como acesso a médico e aparelho de pressão para fazer suas consultas periódicas, um cardápio bem adequado, atividades de lazer e cultura, e principalmente, ajudam o idoso a se socializar.

Por isso, quando falamos de casas de repouso, não abandonamos nossos idosos, mas sim, é um ato de cuidado com quem amamos e que muitas vezes cuidou de nós ao longo da vida.

No tópico abaixo falaremos sobre as atividades que são feitas nessas instituições, que oferecem conforto, segurança, e principalmente, higiene, já que toda a estrutura é limpa a todos os momentos, existem equipamentos como carrinho de limpeza hospitalar que ajuda e muitos outros.

Atividades presentes nas casas de repouso

Além de acolher o idoso e atender as necessidades básicas deste como alimentação, moradia e segurança, as casas de repouso possuem um extenso programa de atividades de lazer e oficinas para os idosos ajudando e estimulando várias habilidades como:

  • Criatividade;
  • Melhoria da coordenação motora;
  • Integração social;
  • Exercita a mente e a memória.

Por isso, que essas instituições são importantes para uma vida idosa mais saudável. Muitas vezes o idoso que fica em casa e recebe os atendimentos via médico domicílio não conseguem ter um ciclo social muito grande e nem desenvolver essas habilidades.

São muitas as atividades presentes nas casas de repouso e que trataremos abaixo.

1. Musicoterapia

A música pode ser usado em um sentido terapêutico, chamado de musicoterapia. Essa terapia é mediada por profissional e é feito em grupo, e permite que os idosos expressem seus sentimentos, ajudando no controle da dor, restaurando o equilíbrio físico e psicológico.

Deste modo, esse tipo de atividade é bastante prazerosa e estimula a capacidade de integração social.

2. Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são muito interessantes para qualquer idade, e para os idosos é uma forma de estímulo de raciocínio lógico, a concentração, a percepção e a paciência.

Assim, ao se concentrar no quebra-cabeça o idoso fica atento e torna o pensamento mais objetivo e certo. Podemos citar também outras atividades como artesanato, atividades físicas guiadas, yoga e meditação.

Entendemos que uma casa de repouso traz ao idoso vários benefícios e dá grandes suportes como curativo com carvão ativado 15x15cm, atividades culturais e sociais, trazendo segurança, conforto e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *