Cirurgia plástica no nariz: o que é e quais os tipos?

A cirurgia plástica no nariz, também chamada de rinoplastia, é um procedimento feito com o objetivo de remodelar a estrutura nasal, harmonizando-a com a estrutura do rosto.

Além do aspecto estético, que é um dos motivos que mais levam pessoas aos consultórios, a correção de problemas respiratórios, traumas de acidentes e a feminização facial são outros exemplos de situações nas quais o procedimento é realizado.

E o que torna a cirurgia plástica no nariz tão popular é a satisfação da maioria dos pacientes.

Uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica analisou pacientes depois de cinco anos da cirurgia. Entre os depoimentos:

  • 83,87% afirmaram que sentiram melhora na função respiratória;
  • 32,26% afirmaram que suas expectativas em relação a estética nasal foram superadas;
  • 45,16 % consideraram o resultado estético muito bom;
  • 19,36% avaliaram o resultado como bom;
  • 3,22% consideram que o resultado ficou abaixo do esperado.

Esses resultados mostram que um procedimento bem feito e alinhado a objetivos realistas podem beneficiar tanto a saúde quanto a autoestima dos pacientes.

Se você tem vontade ou precisa fazer uma cirurgia plástica no nariz, este artigo é para você. Continue lendo e entenda o que é a cirurgia, como é feita, os tipos de rinoplastia e benefícios e mais. 

Boa leitura! 

O que é a cirurgia plástica no nariz?

A cirurgia plástica no nariz ou rinoplastia é um procedimento que pode ser realizado para fins estéticos ou funcionais, quando a estrutura ou tamanho do nariz não é proporcional aos demais traços do rosto.

Essa técnica cirúrgica é adaptável ao objetivo do procedimento que, por sua vez, depende da estrutura nasal do paciente.

O objetivo é remodelar o formato, o que leva em consideração o restante da face. Por isso, uma cirurgia plástica no nariz nunca é igual a outra.

As características físicas dos pacientes influenciam o que é possível fazer e como o procedimento vai ser realizado.

Existem casos em que a cirurgia plástica no nariz é feita apenas para corrigir problemas relacionados às funções respiratórias.

Porém, é bastante comum que os pacientes aproveitem o fato de já terem que passar pelo procedimento para também corrigir os aspectos estéticos do nariz.

Quais são os tipos de cirurgia plástica no nariz?

Os principais tipos de cirurgia plástica no nariz podem ser realizados para alcançar os seguintes objetivos:

  • Rinoplastia estética de aumento ou redução para modificar o tamanho do nariz;
  • Rinoplastia dorsal para aumentar ou diminuir o dorso e deixar o perfil reto;
  • Rinoplastia para remodelar o formato da ponta do nariz;
  • Rinoplastia da columela para alterar a largura das narinas;
  • Rinoplastia para alterar o ângulo entre nariz e lábio superior;
  • Rinoplastia para corrigir um defeito de nascença;
  • Rinoplastia pós-trauma para corrigir danos a estrutura nasal causada por acidente;
  • Rinosseptoplastia para remodelar e também corrigir o desvio de septo que causa problemas respiratórios.

Na imagem abaixo, estão destacados os pontos da estrutura nasal que podem ser alterados para remodelar o nariz:

É importante lembrar que uma cirurgia plástica no nariz não envolve todas essas estruturas. O médico, ao decidir a abordagem, sabe exatamente onde deve mexer.

Como é feita a cirurgia no nariz?

Existem duas formas de fazer uma cirurgia plástica no nariz: 

  • cirurgia aberta;
  • cirurgia fechada.

Na cirurgia aberta, o acesso à estrutura nasal é feito a partir de uma incisão na columela (a cartilagem que separa as narinas) para que o médico tenha uma visualização melhor. É mais comum em casos complexos e a cicatriz é bastante discreta, mas visível.

Já a cirurgia fechada é realizada através de uma incisão interna nas duas narinas, de onde o médico consegue acessar a cartilagem, a giba dorsal e até o osso nasal. Nesse caso, a cicatriz fica totalmente invisível. A cirurgia dura de 1 a 2 horas.

Dependendo do objetivo, o médico quebra o osso do nariz para reposicioná-lo (osteotomia), tira uma parte da giba dorsal para eliminar o volume no topo do nariz ou ainda retira a giba dorsal criando um espaço aberto que é “apertado” para afinar o nariz.

A cirurgia plástica no nariz pode ocorrer apenas com anestesia local, mas também pode ser necessário usar anestesia geral.

Um exemplo para esse último caso é quando o paciente passa pela cirurgia buco maxilo facial para corrigir a posição da mandíbula e opta por fazer a rinoplastia em conjunto.

Como a complexidade da cirurgia aumenta, o paciente é sedado de forma geral.

Qual médico especialista em cirurgia plástica de nariz?

A rinoplastia pode ser realizada por um cirurgião plástico com especialização em operações da face ou por um otorrinolaringologista com especialização em Rinologia, que é a área que trata dos problemas nas vias aéreas superiores.

Quanto tempo para se recuperar de uma cirurgia no nariz?

Dor, hematomas e edemas são frequentes na porção superior do rosto e ao redor dos olhos nos primeiros dias após a cirurgia.

Esses efeitos podem desaparecer entre 7 e dez dias, permitindo a volta às atividades normais e trabalho. Evite tomar sol durante essa fase para não manchar a pele.

Os pontos, as bandagens e os stents nasais permanecem de cinco a sete dias e depois são retirados. 

Então, em aproximadamente 15 dias, o paciente consegue se recuperar da rinoplastia.

IMPORTANTE: como é um procedimento cirúrgico complexo, os resultados finais da cirurgia plástica no nariz são visualizados apenas depois de um ano, quando o inchaço da intervenção termina completamente. Porém, é possível ter uma previsão do resultado na retirada das suturas.

Com quantos anos pode fazer cirurgia plástica no nariz?

Essa é uma pergunta muito importante. Os médicos recomendam que o paciente seja, no mínimo, maior de 15 anos para fazer a cirurgia plástica no nariz.

Isso porque é importante que a formação óssea tenha se desenvolvido completamente. 

Quanto custa uma cirurgia plástica no nariz?

O custo de uma cirurgia plástica no nariz varia de acordo com a complexidade do tipo de procedimento que vai ser realizado, da região do país, da forma como o profissional trabalha, entre outros fatores.

Por isso, para saber quanto custa o procedimento, consulte clínicas e médicos especializados nesse tipo de cirurgia.

Assim, você consegue obter propostas completas que cobrem todas as necessidades do procedimento e pode comparar os preços com mais confiança. 

Este post foi escrito especialmente para o blog Qualivida Online e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar como funciona a cirurgia plástica no nariz e os benefícios para a saúde e autoestima dos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *