Clínica odontológica deve estar equipada para tratar pacientes

Clínica

Os profissionais da área de odontologia buscam a independência profissional com a abertura de clínicas especializadas em diferentes ramos. Para equipar um consultório odontológico será preciso um planejamento apropriado e investimento financeiro.

Entre os equipamentos apropriados para um atendimento eficaz, a clínica odontológica deve contar com móveis para recepção, com um balcão de atendimento e cadeiras para a sala de espera.

Mesas posicionadas em pontos estratégicos podem servir de apoio para revistas atualizadas, para entreter os pacientes antes do atendimento.

Dentro da sala de atendimento, ferramentas e acessórios, como porta algodão rolete devem estar higienizados e esterilizados, para o uso em cada paciente.

Profissionais também fazem parte do cenário da clínica, como recepcionistas, protéticos e assistentes de odontologia, capacitadas em cursos técnicos de enfermagem.

A cadeira de dentista, que facilita o atendimento e o acesso à área bucal do paciente, é imprescindível, faz parte de qualquer clínica devidamente equipada.

Especializações demandam ferramentas certas

O profissional que trabalha na área de odontologia tem um amplo campo de atuação, com diversos cursos de pós-graduação que podem aprofundar em especializações, o que leva à necessidade de investimento em ferramentas e acessórios adequados para atender os pacientes de maneira correta.

Para pacientes que precisam utilizar aparelhos ortodônticos para a correção e alinhamento dos dentes, muitos precisam fixar elásticos, utilizando bandas ortodônticas morelli.

Essas cintas metálicas são fixadas nos dentes molares, pois esta área da arcada dentária sofre muita força no momento da mastigação. As resinas utilizadas não suportam, causando quedas e quebras dos aparelhos.

Esse acessório serve para a minimização deste tipo de acidente, diminuindo o retorno à cadeira do dentista.

Aliás, a limpeza assertiva dos dentes deve ser um dos motivos para que os pacientes tenham uma consulta em clínicas especializadas.

Mesmo com a escovação adequada, com uso de fio e enxaguante bucal regularmente, a formação de tártaro pode ficar escondida em áreas de difícil acesso dentro da boca.

Para aqueles que não se cuidam preventivamente, então, a tarefa se torna mais árdua. Por isso, alguns dentes podem ser quebrar e necessitar de remoção.

Esse tipo de trabalho é realizado com a alavanca seldin curva, para extração segura e mais confortável possível para o paciente, com administração de sedativos que facilitam a retirada de um dente.

Este tipo de ferramenta é comercializado em forma de kits, dedicados a adultos e crianças. Para pacientes até doze anos, em que a formação dentária ainda não está completa, a alavanca possui forma de bandeira, para remover raízes fraturadas, em ambos os lados da boca.

Os pacientes adultos recebem o tratamento com ferramentas mais adequadas, com algumas diferenças entre elas, como:

  • Lâminas longas e afiadas para cirurgias;
  • Alavanca reta, para luxação e extração dentária;
  • Alavanca apical, para remoção de raízes;
  • Par de alavancas triangulares, usadas do lado esquerdo e direito.

Fabricadas em aço inox, este tipo de ferramenta odontológica deve ser manuseada de maneira correta, para não prejudicar outros dentes do paciente.

Profissionais devem saber como operar cada situação, sempre adequando o tratamento para cada paciente que busca ajuda em um consultório odontológico.

Higienização deve seguir normas regulamentadoras

Ortodontistas, periodontistas e cirurgiões dentistas também precisam de outras ferramentas, como o alicate de corte odontologia, para atendimento a pacientes com diferentes tratamentos em progresso.

Este tipo de ferramenta possui diferentes modelos, com manuseio de acordo com o corte em aparelhos ortodônticos e ligaduras metálicas.

Entre os tipos encontrados no mercado especializado, podemos destacar:

  • Removedor de bracket dental;
  • Fixador de gancho;
  • Alinhador para dobras;
  • Saca bandas ortodôntica.

Por ser equipamentos que são utilizados dentro da boca dos pacientes, com contato constante com saliva, tecidos humanos e sangue, a higienização deve ser realizada com todo o cuidado e com garantia de limpeza e extermínio de qualquer agente causador de doenças contagiosas.

Com isso, a presença de uma autoclave odontologica é muito necessária e, até mesmo, obrigatória. É um equipamento que trabalha com temperaturas elevadas, para que a esterilização seja realizada em sua totalidade.

Após a higienização o manuseio das ferramentas deve ser feito de maneira cuidadosa, pois os materiais ficam quentes por um período.

Acessórios ajudam no dia a dia da clínica

Uma clínica bem equipada garantirá que o profissional possa atender seus pacientes de forma adequada. Mobiliário, ferramentas e acessórios sempre valerão o investimento, independente da especialidade do dentista.

A iluminação proporcionada pelo negatoscopio odontologico LED é uma das melhores ferramentas para a visualização de raio-x da arcada dentária, para aplicar o tratamento correto em um paciente que procura a clínica. O paciente percebe quando o local respeita todas as normas nos cuidados com os detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *