Como encontrar um bom curso de massoterapia?

Como encontrar um bom curso de massoterapia?

Você já pensou em fazer um curso de massoterapia, mas somente pelo motivo de que ouviu falar que é um bom curso? Então, aqui queremos lhe ajudar a compreender melhor sobre essa profissão que vem em grande ascensão no mercado de trabalho.

Compreender sobre as técnicas antigas de relaxamento e aprender sobre as práticas modernas de massagem é imprescindível para a pessoa que tem o desejo de trabalhar com massoterapia. 

Os profissionais têm a oportunidade de terem o seu próprio negócio, e assim se decidirem sobre como exercer a profissão. Ademais, o mercado de massoterapia está bem aquecido e possui diversas vagas disponíveis.

Neste artigo, queremos lhe mostrar como funciona e sobre como escolher um bom curso do ramo, podendo ser um curso online ou presencial. Então, continue neste artigo, e anote tudo que vamos lhe passar. Vamos lá?

O que é massoterapia?

A massoterapia engloba diversas formas terapêuticas de tocar uma pessoa, com a finalidade de melhorar a saúde e prevenir os desequilíbrios do corpo.

Além disso, a massoterapia tem diversos movimentos fortes e sutis, fazendo com que seja possível trabalhar com aspectos físicos e mentais de cada pessoa. Inclusive, essa é uma prática que tem como base as massagens:

  • Relaxantes;
  • Estéticas;
  • Terapêuticas;
  • Entre outras.

Pelo amplo leque de opções, é de suma importância que o profissional esteja dedicado e preparado para trabalhar com isso.

Quer fazer um curso na área? Veja alguns motivos

Dominar as técnicas antigas e modernas de massagem é fundamental. Além disso, o profissional vem ganhando grande espaço no mercado de trabalho, pois a preocupação crescente das pessoas com uma boa qualidade de vida exige mais cuidados com a saúde.

Dessa forma, fazer um curso de massoterapia vai lhe garantir que você obtenha os conhecimentos necessários, que irão além das técnicas específicas de massagem. Você aprenderá sobre o corpo humano, bem como outras frentes.

Além disso, alguns elementos são muito importantes de se ter durante o curso, por exemplo:

  • Disciplina;
  • Organização;
  • Cuidado. 

Pois bem, a seguir, vamos lhe mostrar três motivos para fazer um curso:

1º motivo: Possibilidade de melhorar e organizar a sua agenda

Um excelente benefício da carreira de massoterapeuta é saber organizar a sua agenda com autonomia. Com isso, é possível melhorar os seus atendimentos, pois você terá a máxima atenção para a dedicação para o seu cliente, melhorando assim o atendimento prestado.

Ademais, atender um número de pacientes em um curto período de tempo poderá trazer diversas complicações para o massoterapeuta e para os pacientes. É importante lembrar que o profissional, durante seus atendimentos, fará uso de sua força física. 

A vantagem de uma agenda, será de acordo com os seus próprios limites, dando assim ao profissional de Massoterapia a liberdade para atender com uma excelente qualidade e dedicação.

2º motivo: Qualificação dentro de um campo amplo de atuação

O massoterapeuta poderá atuar em diversos locais. Pensando nisso, entre os lugares de possível atuação, estão: 

  • Institutos de estética e beleza;
  • Clínicas médicas;
  • SPAs;
  • Hotéis;
  • Clubes esportivos;
  • Academias;
  • Centros fitness;
  • Programas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Percebe como as opções são variadas? Dessa forma, o profissional pode escolher o local em que ele melhor se adapta.

3º motivo: Em alguns casos, o massoterapeuta será o seu próprio chefe

Em diversos casos, a escolha para se tornar um profissional da massoterapia tem a ver com o desejo de empreender dentro da área. 

Outros motivos para fazer o Curso de Massoterapia, está a possibilidade da criação da sua reputação dentro do mercado e, eventualmente, em montar o seu próprio espaço de atendimento, por exemplo: um spa ou uma clínica.

O que você aprende em um Curso de Massoterapia?

O curso vai tratar sobre todos os funcionamentos do corpo humano, ensinando sobre as técnicas para que as mãos possam ajudar a melhorar o seu trabalho. Pois, cada parte do corpo será tratada de diferentes formas. 

A profissão de massoterapeuta foi regulamentada pela Lei nº 3.968, de 1961, e estabeleceu que todo profissional da área deverá estar altamente preparado para escolher quais serão as técnicas de manipulação corporal que serão adequadas para cada paciente. 

Algumas técnicas ensinadas durante o curso são:

Massagem laboral e desportiva 

Essa técnica tem o objetivo de recuperar a musculatura de um indivíduo que sofreu com dores que foram provocadas pelo cansaço físico ou bela prática de esportes.

Massagem modeladora

Nesse caso, essa massagem vai ativar o metabolismo local, aumentando assim a circulação do sangue.

Reflexologia

Essa é a massagem que acontece por meio de estímulos nos pés, mãos, orelhas ou até mesmo no rosto. 

Pois, são pontos que equivalem a uma determinada parte do órgão de nosso corpo, sendo assim um tratamento de caráter externo, ajudando assim aliviar os problemas internos.

Aromaterapia

Essa é uma massagem terapêutica que utiliza os óleos essenciais com o objetivo de eliminar os problemas físicos e emocionais.

Drenagem linfática

Esta é uma técnica voltada para a diminuição dos inchaços e das gorduras localizadas, ajudando assim na eliminação das toxinas do corpo e potencializando o emagrecimento.

Shiatsu

Essa será uma massagem de estilo oriental, ela trabalha os pontos específicos no nosso corpo, a sua técnica será por meio de pressão dos meridianos do corpo. 

Ademais, a técnica ajuda a identificar todos os pontos que sofrem com algum aumento do acúmulo ou da carência de energia.

Quiropraxia

Essa é uma massagem que vai lhe ajudar a tratar alguns problemas neurais e esqueléticos. Ela vai agir na reeducação postural, melhorando toda a mecânica do corpo, alinhamento, mobilidade e autorregulação. 

Depois de ler sobre como encontrar um bom curso de massoterapia, você ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *