Como fazer inalação em casa? Descubra agora!

Se você está buscando informações sobre como fazer inalação em casa, saiba que esse é um procedimento bem simples, no entanto, bastante eficaz contra vários problemas respiratórios.

Embora o período de inverno seja uma estação mais propícia ao surgimento de complicações do sistema respiratório devido ao clima frio e seco, elas podem surgir em outras épocas do ano.

Os cuidados básicos devem ser tomados para evitar complicações que possam levar à internação em hospitais, especialmente em período de pandemia.

No entanto, o medo não deve tomar conta, pois, deixar de consultar o médico em situações mais graves pode causar problemas muito mais sérios.

Ou seja, o melhor a fazer é ser responsável com a sua saúde e daqueles que estão sob sua responsabilidade.

Veja agora como fazer inalação em casa pode ser simples e trazer excelentes resultados. Leia o texto abaixo:

Como fazer inalação: passo a passo simples

  1. Higienize as mãos: esse é um cuidado de extrema importância, especialmente nos cuidados com quem está com algum tipo de doença, mesmo que seja um leve resfriado.  Lave também o copinho e a máscara com sabão neutro. Enxágue bem com água corrente.
  2. Coloque o soro: pegue o copinho que compõe o kit de inalação e coloque cerca de 05 a 10 ml de soro fisiológico puro. Feche o copinho e coloque a mangueira que vai ligar o copinho ao aparelho.
  3. Encaixe a máscara: pegue a máscara que já deverá estar acoplada ao copinho e a encaixe em seu rosto de forma que ela fique posicionada no nariz. Assim, quando o aparelho estiver ligado, será possível respirar o ar que circula dentro da máscara.
  4. Se acomode: estar numa posição confortável é de fundamental importância para que a inalação seja aproveitada ao máximo. Portanto, antes de ligar o aparelho é importante se acomodar bem e fechar os olhos. Só então o aparelho deverá ser ligado para proceder com o procedimento.

Perguntas frequentes sobre como fazer inalação

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à inalação, mesmo sendo algo simples de fazer. No entanto, alguns esclarecimentos são necessários para evitar atitudes erradas que possam comprometer a saúde.

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre como fazer a inalação:

1. Posso colocar medicamentos para fazer a inalação?

Não. Você não deve adicionar nenhum medicamento antes de fazer a inalação, salvo se houver indicação médica. Nesse caso, é importante seguir as orientações do profissional, seja na quantidade ou na frequência do uso.

2.  Posso usar óleos essenciais na inalação?

Embora o uso de alguns óleos essenciais sejam indicados para tratamento contra alguns problemas respiratórios, somente um profissional especializado deverá indicar a quantidade.

Além disso, é preciso considerar a possibilidade da interação dos óleos com o uso de medicamentos, se tornar algo tóxico para a sua saúde.

Mesmo em situações em que o uso de medicamentos farmacológicos não tenha sido feito, não é indicado usar os óleos essenciais sem acompanhamento médico.

3. Para quais problemas respiratórios a inalação é indicada?

A inalação é um coadjuvante no tratamento de vários problemas respiratórios, é importante considerar o contexto antes de qualquer atitude.

Gripes e resfriados com ausência de febre muito alta e persistente podem ser tratados com chás caseiros, inalação e repouso adequado.

Problemas mais sérios como sinusites, rinites, asma, bronquite, entre outros devem ser avaliados pelo médico e somente ele poderá prescrever a inalação, bem como a quantidade de soro e se necessário algum medicamento.

Mesmo em caso de gripes é preciso dar atenção especial quando sintomas como febre alta e persistente se fazem presentes. Pois, pode ser um sinal de alguma infecção.

Como fazer a inalação em casa: saiba agora quais os melhores aparelhos

Se indicada por um profissional a inalação em casa é uma excelente forma de aliviar os sintomas tais como falta de ar, secura nas vias respiratórias e nariz entupido. Além de ajudar a descongestionar os pulmões.

Desde que seguida da forma correta e usando aparelhos de qualidade é possível obter melhoras logo nos primeiros dias de tratamento.

Para os pacientes com doenças respiratórias crônicas, a inalação também pode ser de grande valia, uma vez que contribui para aliviar a falta de ar.

No entanto, para que os efeitos da inalação sejam efetivos e para que o tratamento não seja interrompido por falha no funcionamento do aparelho, é indispensável que ele seja de qualidade. 

É possível encontrar no mercado os mais variados modelos. Os principais são:

Escolha o modelo adequado à sua necessidade. Mas lembre-se, é muito importante agir com responsabilidade e respeitar as indicações médicas para não colocar a saúde em risco.

Além disso, invista também um bom aparelho para fazer a inalação. Caso tenha dificuldades para encontrar as melhores marcas, bem como os utensílios que fazem parte do kit para reposição, a Maconequi oferece os melhores para você.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *