Como ter uma respiração melhor?

Você já respirou bem hoje? Claro que respiramos a todo momento, mas você prestou atenção na sua respiração? Inspirou e expirou conhecendo os movimentos do seu corpo, no ar entrando e saindo? Sentiu os benefícios desse ato? Para responder todas as questões com clareza, saiba como ter uma respiração melhor com o post de hoje!

A importância da respiração

A respiração é um dos processos que mantém os seres vivos. Na respiração dos seres humanos, inspira-se oxigênio e expira-se o gás carbônico. É um ato automático que, muitas vezes, não prestamos a devida atenção.

Com a pandemia de Covid-19 focamos cada vez mais na respiração. Usamos máscaras para evitar contaminação e nos atentamos à falta de ar e sintomas respiratórios.

A respiração não está ligada apenas à uma troca de gases, ela também ajuda a regular outras funções do corpo. Respirar lentamente ajuda a diminuir os batimentos cardíacos e os sintomas da ansiedade, por exemplo.

Já a respiração incorreta, que normalmente ocorre pela boca e não pelas narinas, pode desalinhar os dentes e atrapalhar a concentração, sendo, inclusive, um dos grandes sintomas físicos da ansiedade.

Benefícios da respiração correta

Respirar corretamente traz benefícios para o corpo todo. Veja de que forma respirar melhor vai ajudar você:

  • Melhora o paladar;
  • Combate o stress, ansiedade e depressão;
  • Reduz crises respiratórias;
  • Melhora a insônia;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Traz sensação de bem-estar;
  • Relaxa o organismo.

Dicas de como ter uma respiração melhor

Algumas dicas simples podem fazer toda a diferença na sua rotina, principalmente quando falamos de respiração e bem-estar. Confira!

Pratique esportes

Os esportes e exercícios físicos, em geral, precisam de uma ação ritmada de inspiração e expiração para atingir melhores resultados.

Por isso, essa prática é capaz de fazer um esportista respirar melhor, além de aumentar a ventilação e a resistência do corpo.

Medite

Um dos grandes passos da meditação é prestar atenção na respiração. Ao meditar, você deve inspirar fundo pelo nariz e expirar pela boca.

A prática da meditação, com certeza, vai ajudar você a ter uma respiração melhor!

Pratique yoga

Assim como na meditação, no yoga a respiração correta é essencial. De acordo com os praticantes de yoga, além de ser capaz de oxigenar o corpo, também promove a limpeza dos pensamentos ruins.

Dentro do yoga existem várias técnicas de respiração.

Faça pilates

A respiração é um dos princípios do Pilates, por isso, ele é uma ótima forma para alcançar uma respiração melhor.

Além disso, a respiração no Pilates é uma forma de você entrar em contato com o presente e consigo mesmo, o que pode ajudar no controle da ansiedade, que também interfere na respiração.

Cuide da sua saúde mental

Muitas doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e fobias em geral trazem consigo uma respiração acelerada ou a falta de ar, que aumentam o quadro de sofrimento do paciente.

A respiração é capaz de acalmar as pessoas e diminuir a intensidade das crises.

Por isso, se você sente que não está bem, é interessante procurar ajuda profissional, para que você conheça o seu próprio corpo, entenda os sintomas e aprenda que a respiração correta é essencial para manter a saúde mental em dia.

Use higienizador nasal

As pessoas com alergias e doenças respiratórias crônicas podem sofrer com o nariz entupido e reações alérgicas frequentes.

O lota higienizador nasal, é capaz de prevenir episódios de rinite, sinusite, amigdalite e faringite, além de umidificar as narinas em dias secos.

Procure a aromaterapia

Alguns óleos essenciais como o de eucalipto, por exemplo, ajudam a combater sintomas respiratórios como a tosse.

O óleo essencial de cânfora branca é um ótimo antisséptico para doenças com catarro, que dificultam a respiração. Já o óleo essencial de lavanda francesa é usado em quadros de gripe e sinusite.

Os colares difusores de aromaterapia são ideais para obter melhores resultados e conseguir respirar bem o dia inteiro, já que você leva um pouco do óleo essencial perto das vias respiratórias enquanto usa.

Exercícios de respiração que você pode fazer em casa

Como foi dito, o yoga possui vários exercícios de respiração. Nada impede que você utilize alguns em casa para aprender a respirar melhor. Sendo os principais deles:

Respiração pelo diafragma

Não é só sobre “mexer a barriga” enquanto respira. É necessário respirar lenta e profundamente.

O diafragma desce na inspiração. Assim, o tórax se eleva e a barriga se projeta para frente de forma natural. Na expiração, o movimento é o oposto.

Respiração abdominal

A respiração abdominal é ótima para relaxar antes de dormir e diminuir a ansiedade. 

Ao deitar na cama, coloque as mãos sobre o abdômen e respire em pequenos ritmos, como contar até 4 para inspirar e depois mais 4 para expirar.

Entendeu como é importante respirar melhor? Assine a nossa newsletter e não perca os próximos posts!

One Reply to “Como ter uma respiração melhor?”

  1. Depois que comecei praticar exercícios regularmente minha qualidade de vida e saúde física aumentaram muito.
    São pequenas coisas que fazem toda diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *