Como tratar a calvície?

A calvície masculina pode ser um problema grave. Dependendo do homem, a perda de cabelo está intrinsecamente ligada à sua autoestima e muitas vezes a ocorrência desse fenômeno pode impactar de forma negativa a sua vida.

No entanto, há maneiras de tratar a calvice e diversas outras formas de retardar a queda de cabelo. Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre os métodos de tratamento que podem ser realizados em relação à essa ocorrência.

Então, sugiro que continue sua leitura e venha descobrir as soluções para este problema que atinge tantos homens.

A calvície
Basicamente, os melhores métodos para se tratar o problema da calvície e disfarçar a queda do cabelo é através da ingestão de medicamentos, aplicação de cremes específicos e o uso de perucas.

Em alguns casos, também pode ser uma boa opção realizar o transplante de cabelo, ainda mais quando esses tratamentos citados não mostrarem os efeitos esperados.

No entanto, em um grande número de casos, o tratamento da calvície não é necessário, já que ela é provocada por fatores naturais, que surgem devido ao envelhecimento ou mesmo por problemas de saúde como alterações na tireóide, infecções ou mesmo diabetes.

  • O que normalmente causa a calvície:
  • Envelhecimento natural;
  • Problemas relacionados ao sistema imune;
  • Alterações hormonais;
  • Tratamentos contra o câncer.

Vamos abordar aqui, alguns desse possíveis tratamentos para que você possa escolher o melhor para a sua situação ou mesmo de alguém próximo à você.

Medicamentos
Existe um remédio muito popular no tratamento de calvície, que é o Finasterida.

Ele é um comprimido de uso diário que impede a formação de um específico hormônio, que é conhecido como DHT, que dificulta e impede o crescimento de cabelo. Logo, se espera que haja uma reação e o cabelo retorne para seu estágio de crescimento em cerca de 3 a 6 meses posteriores ao tratamento.

Mas, deve-se ressaltar que este remédio é apenas indicado para o tratamento de calvice masculina. No caso de tratamento voltado para mulheres que apresentam calvice, se aconselha é o uso de cremes específicos.

Além disso, quando a calvície é provocada por elementos que afetam o sistema imunológico, o dermatologista também pode prescrever injeções de corticoides no local que está sendo afetado. Dessa maneira, diminuindo o efeito do sistema imune e de forma a permitir que o cabelo cresça de forma mais fácil.

Cremes

Basicamente, existem três tipos de pomadas diferentes para a aplicação:

A Minoxidil é a substância que pode ser adquirida em farmácias, sem a necessidade de receita médica. Elas facilitam o crescimento do cabelo e seus resultados aparecem cerca de 3 meses após o uso do dito creme.

O Ditranol é o tipo de creme que necessita de prescrição médica. Ele é devidamente aplicado antes do banho, para que assim se estimule o crescimento de novos fios de cabelos.

Por fim, temos as pomadas corticoides, que são usadas quando a calvície é provocada por problemas do sistema imune e também necessitam de prescrição médica.
Transplante
O transplante capilar é um tipo específico de tratamento cirúrgico que é utilizado para tratar a calvície. Normalmente, ele é utilizado quando os outros remédios, cremes e afins já não mostram resultados convincentes.

De maneira geral, o tratamento ocorre da seguinte maneira: O médico cirurgião retira uma porção pequena do couro cabeludo, de uma região da cabeça onde há a presença de muitos fios de cabelo. Depois, ele divide a amostra até que se obtenha fios individuais, que posteriormente são alocados nas áreas onde não há mais cabelo.

Assim, se promove um crescimento de novos fios na região que antes estavam sem eles.

O Processo é mais caro, mas muito eficaz. Talvez o mais próximo que possa ser considerado a cura calvicie.

Perucas e apliques
As perucas são uma forma antiga de disfarçar a queda do cabelo provocada pela calvície. A opção é aderida, muitas vezes, quando os resultados dos outros tratamentos não surtem o efeito desejado.

Existem opções de perucas sintéticas de acrílico, que são mais baratas, mas com uma duração mais baixa, cerca de 6 a 9 meses; e, há aquelas de cabelo natural, com qualidade superior as sintéticas e permitem que a pele do couro cabeludo possa respirar da forma correta. Produz um efeito mais real e dura cerca de 5 anos, porém, seu custo tende a ser maior.

Quando o processo ainda não é total, o uso do aplique de cabelo também pode ser uma vantajosa opção. Baratos e práticos, funcionam bem para disfarçar a falhas no cabelo. Muito indicado para mulheres.

A calvíce às vezes é um processo inevitável e natural, mas em alguns casos pode ser devidamente tratada.