Como usar óleos essenciais para ansiedade?

Possivelmente maior do que a de Covid-19, há uma pandemia de ansiedade no planeta. E os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem que as taxas de ansiedade entre os brasileiros são as maiores do mundo. Somos campeões em uma triste estatística.

Quase 19 milhões de brasileiros sofrem com esse transtorno que tira qualidade de vida, leva a afastamentos do trabalho e pode aumentar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. A pandemia de Covid-19 também tem deixado as pessoas mais ansiosas.

Ao contrário do que muitos imaginam, a medicação não é o único tratamento para ansiedade. Psicoterapia, exercícios físicos, alimentação balanceada, meditação, acupuntura e aromaterapia contribuem para o bem estar e a diminuição dos sintomas. No artigo de hoje, saiba como usar os óleos essenciais para combater a ansiedade e ter uma vida mais saudável.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são líquidos altamente concentrados extraídos de folhas, flores, sementes, caules, resinas e raízes das plantas. Possuem várias propriedades terapêuticas.

A aromaterapia com óleos essenciais é utilizada para provocar sensações, sentimentos e reações físicas que melhoram o bem-estar e o quadro de várias doenças e transtornos. Os óleos essenciais podem ser inalados ou aplicados sob a pele se misturados com outros ingredientes como óleos carregadores, água e cremes e loções.

Óleos essenciais para ansiedade

As áreas de atuação da aromaterapia e dos óleos essenciais é imensa. Continue a leitura e conheça alguns óleos que possuem características que ajudam no tratamento da ansiedade!

Lavanda

Os efeitos do óleo essencial de lavanda sobre a saúde do indivíduo são vários: calmante, relaxante, ansiolítico e também é utilizado para acalmar os pensamentos. Este é um dos óleos mais populares dentro da aromaterapia.

Bergamota

O óleo essencial de bergamota, além de deixar aquele cheiro cítrico na pele e no ambiente, vai ajudar no controle do stress e da ansiedade.

Além disso, este óleo essencial é conhecido por estimular o cérebro a liberar dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor.

Gerânio

O óleo essencial de gerânio é conhecido por auxiliar na redução dos medos e das inseguranças, diminuir o stress, além de equilibrar os hormônios femininos da TPM e da menopausa.

Sândalo

O óleo essencial de sândalo é conhecido como um sedativo natural. Ajuda a dormir melhor, diminui a irritabilidade e é bastante útil em colapsos nervosos. São inúmeras as propriedades desse óleo!

Como usar óleos essenciais para ansiedade?

Há várias formas de usar os óleos essenciais para tratar a ansiedade. Profissionais da saúde com experiência em aromaterapia ou os aromaterapeutas são as melhores pessoas para indicar como cada paciente deve utilizar os óleos essenciais. É altamente recomendado que os óleos essenciais só sejam utilizados mediante acompanhamento profissional.

Colar difusor

O colar aromático, também chamado de colar difusor, é uma peça de cerâmica, muitas vezes artesanal, que faz cada paciente aproveitar durante todo o dia os efeitos da aromaterapia.

No colar, algumas gotas de óleo essencial são colocadas num pequeno chumaço de algodão, que é ajustado dentro da peça.

Difusor elétrico

O difusor elétrico é perfeito para quem quer deixar a casa perfumada e aproveitar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.

Alguns modelos utilizam apenas óleos essenciais e outros utilizam os óleos e água. Se você tem animais de estimação em casa, atente-se a plugar o difusor em uma tomada fora do alcance dos pets.

Rechaud

O rechaud é um difusor de ambientes de porcelana que utiliza a chama de uma vela para espalhar o aroma do óleo essencial pelo ambiente.

Óleos carreadores

Óleo carreador é um óleo vegetal utilizado para diluir os óleos essenciais. Também é chamado de óleo base ou óleo transportador.

Para ter um melhor aproveitamento, escolha um óleo vegetal que não interfira no aroma do óleo essencial. Leve em conta também as características da sua própria pele, para não causar irritações ou aumentar oleosidade e acne, por exemplo. Essa mistura vai ser utilizada em massagens.

Banho de imersão

O óleo carreador com óleo essencial também pode ser utilizado em um banho de imersão em uma banheira. Em uma colher de óleo vegetal podem ser misturados até 3 óleos essenciais, de acordo com as indicações profissionais.

Inalação

Cerca de 5 gotas de óleo essencial em água quente são suficientes para uma inalação. Para potencializar os resultados, cubra a cabeça com um pano enquanto inala o vapor. Lembre-se de fechar ou proteger os olhos!

Escalda-pés

Escalda-pés é uma forma relaxante de obter os resultados da aromaterapia. Em uma bacia com água quente são colocadas algumas gotas de óleo essencial diluído em óleo vegetal. Nos dias quentes, o escalda-pés pode ser feito com água fria.

Agora que você já tem uma ideia de como usar óleos essenciais para ansiedade, sem estigmas e julgamentos, busque orientação profissional e caminhe em direção à paz de espírito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *