Conheça 3 tratamentos que melhoram a harmonização do sorriso

Manter um sorriso harmonioso não é algo que envolve apenas à estética facial. Os cuidados bucais são essenciais, inclusive para evitar doenças, como a gengivite, por exemplo.

Além disso, consultar o dentista periodicamente evita implicações dolorosas, como o canal e, nos casos mais extremos, o implante de dente.

Ainda cabe dizer que um sorriso doente e mal cuidado pode ser um dos principais motivos da baixa autoestima de uma pessoa. Afinal, como sorrir com dentes amarelados e tortos?

Por essa questão, separamos 3 tratamentos que melhoram a harmonização do sorriso. Continue com a leitura logo abaixo.

1. Clareamento

Tomando como gancho o exemplo dado acima, quem está descontente com a coloração dental pode recorrer ao clareamento.

O procedimento é um dos mais recorridos dentre as clínicas odontológicas e tem como intuito deixar os dentes mais brancos.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o tratamento, inclusive no que diz respeito ao clareamento dental preço. Neste sentido, o valor pode variar conforme o reconhecimento e confiança de uma clínica.

O procedimento de clareamento não é nada invasivo, uma vez que o dentista responsável aplica um gel diretamente em um molde especial para cada tipo de arcada dentária. Com isso, os dentes ficam muito mais brancos e elegantes.

Clareamento caseiro

Muitos falam sobre clareamento dentario caseiro, e o que não falta na internet são receitas mirabolantes que ensinam como fazer. Entretanto, a técnica não é nada recomendada, pois faz uso de pequenos produtos que têm em casa, como bicarbonato de sódio, por exemplo.

Ainda assim, é possível encontrar receitas do tipo:

  • Esfregar casca de banana nos dentes;

  • Comer maçã;

  • Levedura nutricional;

  • Escovar com carvão;

  • Dentre outros.

Ademais, nenhum desses procedimentos caseiros é capaz de clarear os dentes. Alguns deles, de fato, limpam a sujeira externa e até removem manchas, mas o tratamento estético de clareamento dental acontece por meio de produtos químicos que realmente deixam os dentes brancos.

Portanto, na hora de deixar os dentes mais claros, o recomendado é visitar uma clínica odontológica. No local, diversos procedimentos estarão disponíveis para o paciente, até os mais avançados, como o clareamento dental a laser.

2. Limpeza

Também conhecida como profilaxia, o processo consiste na limpeza da praxe. Geralmente, a técnica é muito procurada na maioria das clínicas odontológicas.

A prática é muito comum, mas as pessoas acabam tendo descaso e, quando percebem, os dentes já estão amarelados e necessitando de maiores cuidados.

O tratamento de limpeza dentaria deve ser feito a cada 6 meses. A principal finalidade, como já diz o nome, é retirar toda a placa bacteriana que fica acumulada nos dentes, podendo gerar cáries, escurecimento dos dentes, dentre outras complicações.

Tipos de limpeza dental

Existem alguns procedimentos acerca da limpeza dos dentes. Na verdade, são níveis de limpeza, que começa do mais simples e vai até a limpeza mais complicada.

Confira os principais tipos de limpeza dentaria:

  • Limpeza dental padrão;

  • Desbridamento de boca cheia;

  • Aplainamento de raiz;

  • Limpeza periodontal.

Assim como já foi falado, a única coisa que muda da limpeza padrão para as demais é a profundidade de limpeza. O desbridamento, por exemplo, acontece quando o paciente já está há mais de um ano sem ir ao dentista.

O aplainamento consiste na aplicação de algumas substâncias químicas para tirar tártaros e demais bactérias. Por fim, a limpeza periodontal é a extensão do aplainamento, uma que vez os dois tipos acabam por virar um tratamento extensivo de limpeza dos dentes.

3. Implante

Mencionado no início do artigo, os implantes dentários são indicados para diferentes ocasiões, como a perda dos dentes por decorrência de acidentes, doenças, dentre outros motivos.

Os implantes dentários, por sua vez, são suportes ou estruturas de metal titânio posicionadas de maneira cirúrgica no osso maxilar, logo abaixo da gengiva.

A principal finalidade do procedimento é a substituição das raízes dentárias, que permite ao dentista instalar dentes substitutos no local.

Por serem integrados diretamente ao osso, os implantes oferecem um belo suporte aos dentes artificiais. Próteses totais e parciais são montadas sobre os implantes e não escorregam nem mudam de posição na boca, gerando um grande benefício ao paciente, especialmente durante a mastigação.

A modalidade de implante confere ao paciente muito mais confiança, estabilidade e segurança na hora de falar e comer.

Assim sendo, ao se atentar sobre os procedimentos mencionados neste artigo, o seu sorriso ficará muito mais harmonioso e elegante, além disso, é claro, muito mais saudável.