Conheça alguns cuidados que auxiliam na qualidade de vida de idosos

Dentro da área da saúde, a terapia ocupacional é a especialidade médica voltada aos tratamentos da saúde mental, inclusive de idosos. Os profissionais desse campo são habilitados para cuidar de distúrbios físicos e/ou mentais, além de transtornos emocionais e sociais.

O trabalho é feito com objetivo de reintegrar os pacientes nas atividades do dia a dia que, por causa de alguma alteração social, cognitiva e/ou física, tiveram de ser afastadas.

Com o desenvolvimento do tratamento, os indivíduos podem se inserir na rotina de trabalho, estudo e lazer. Os profissionais dessa área podem realizar seu trabalho em todas as faixa etárias da população e de acordo com cada necessidade.

A terapia ocupacional para idosos, por exemplo, é bastante realizada em locais destinados a essas pessoas, como lar de idosos e casa de repouso.

Para esses indivíduos, que compreendem a faixa etária de 60 anos ou mais, de acordo com o Estatuto do idoso, além de trabalhar a reabilitação das suas condições, se trabalham os métodos de prevenção a fim de evitar o desenvolvimento de doenças que são típicas dessa idade.

Com projetos terapêuticos individuais, o profissional avalia o idoso e identifica quais os melhores métodos para recuperar a sua deficiência cognitiva, física e/ou social.

As atividades desenvolvidas para essa reabilitação são:

  • Atividades de vida diária (como se vestir e se alimentar);
  • Atividades de vida prática (como fazer compras e ir ao banco);
  • Atividades sociais (como passeios e visitas);
  • Atividades culturais (como leitura de livros e peças teatrais);
  • Atividades artesanais (como pintura e crochê);
  • Atividades ocupacionais (como limpeza e jardinagem);
  • Atividades recreativas e de lazer (como danças e jogos de tabuleiro).

Creche para os idosos: convívio e cuidados conciliadas

Outro estabelecimento que pretende auxiliar a população da terceira idade, bem como os seus familiares, é a creche para idosos.

Semelhante ao método escolar das crianças, trata-se de um local onde o familiar responsável pode deixar o idoso, enquanto cumpre as tarefas de sua rotina, e depois buscá-lo.

As creches são ideais para as famílias que necessitam de cuidados mais rotineiros com idosos como, por exemplo, alimentação, higiene pessoal, lembrar o horário dos remédios, além de prevenir ou retirar do sedentarismo.

Não é um ambiente que conta com profissionais da área da saúde em tempo integral – somente o cuidador de idosos – e, por isso, não é recomendado aos idosos que sofrem com problemas de saúde e que necessitam de cuidado específico.

Esse ambiente é próprio para o lazer, atividades físicas e à convivência entre pessoas da mesma faixa etária. São realizadas tarefas como: pintura, artesanato, dança, alongamento, caminhadas, jogos, etc.

Com isso, auxilia na qualidade de vida e no bem estar desse idoso e de sua família, proporcionando os cuidados básicos diários, além de colocar em um ambiente de interação social e tornando-o do sedentarismo e da solidão doméstica.

A creche destinada aos idosos é adequada para quem pretende conciliar o cuidado sem perder o convívio diário com o idoso.

A prevenção e tratamento para a coluna cervical

Essa faixa etária acumula, além das experiências de vida, uma série de dores físicas para o corpo do idoso. A dor mais tradicional, e que atinge grande parte da população é a dor nas costas.

Esse desconforto é causa por má postura, elevação ou carregamento de peso excessivo, movimentos bruscos, ficar por muito tempo na mesma posição, sedentarismo, movimentos repetitivos, etc.

E, todas essas causas são agravadas quando a idade é mais avançada. Por isso, um especialista em coluna cervical é recomendado para tratar essas dores.

Esse profissional técnico e habilitada da área da saúde tem capacidade para amenizar ou até mesmo cessar as dores.
Primeiramente, ele avaliará o quadro do paciente através de radiografias e ultrassonografia. E, então, decidirá quais os melhores métodos de tratamento de acordo com o diagnóstico.

Muitas vezes, só há a necessidade medicação para o controle das dores e a recomendação para a prática de exercícios físicos, alongamento e correção postural. Somente nos casos mais graves é necessário a cirurgia.

Os exercicios para coluna são fundamentais, no entanto, para que essas dores não voltem e o caso se torne um ciclo vicioso.

Prevenindo as alterações posturais que geram as dores é possível ter conforto e bem estar no cotidiano, além de evitar que as dores desenvolvam casos de lesões mais sérias e sem reversão.