Cuidados médicos e odontológicos para uma vida mais saudável

Um sorriso bonito “ilumina” qualquer rosto. Todos querem ter um sorriso bonito, com belos dentes corretamente perfilados e branquinhos. Para isso, é preciso, desde cedo, iniciar os cuidados e as correções na boca, com um dentista.

Além dos cuidados diários como escovação após cada refeição, visitas regulares ao dentista precisam ser feitas, tanto para acompanhar o crescimento dos dentes, desde a infância, quanto para evitar cáries.

Para um melhor cuidado com os dentes, também é necessário uma boa alimentação, evitando açúcar, um dos grandes vilões contra a saúde dos dentes e contra a saúde corporal, ajudando a aumentar o peso e propiciando o desenvolvimento de outras doenças ainda mais perigosas para a saúde, como diabetes, entre outros.

Os dentistas estão divididos em várias subcategorias de trabalhos realizados com finalidades diferentes e, também, para atender pacientes especiais. Algumas das categorias são:

  • Odontopediatria;
  • Odontogeriatria;
  • Cirurgia;
  • Endodontia;
  • Periodontia.

Saúde bucal: tipos de especialidades odontológicas

A odontopediatria são os especialistas capacitados para cuidar dos pequeninos.

Essa classe merece uma atenção toda especial, pois além da fragilidade natural da estrutura, é necessário muita paciência e carinho para que eles possam entender que o procedimento é necessário.

A odontogeriatria é uma especialidade bastante sensível. O trabalho com os idosos requer bastante cuidado principalmente em razão da fragilidade física e biológica desses pacientes.

Além dos tratamentos físicos, os especialistas da área, realizam estudos e investigações para diminuir os efeitos da idade e do envelhecimento sobre a saúde bucal.

A especialidade cirúrgica é a que mais usa equipamentos de dentista para a realização de procedimentos, principalmente procedimentos de emergência, em que os pacientes estão sentindo dor, e envolve inflamações, extração dentária, etc.

Para esse tipo de procedimento, é preciso que o profissional esteja capacitado, para além de tratar situações de emergência e delicadas para mitigar todas as possibilidades de dor, também precisa ter todos os equipamentos odontologicos, disponíveis para o procedimento.

Tudo devidamente esterilizado, quando não descartáveis.

A endodontia é uma das especialidades mais temidas da odontologia. Algumas pessoas têm verdadeiro pavor dos trabalhos realizados por esses profissionais. pelo medo da famosa “dor de dente”.

Esses profissionais se dedicam a estudar, além de tratar a polpa dentária e canais radiculares, também estuda as doenças, traumas ou lesões, que os afligem, promovendo mais saúde bucal e de toda a estrutura dentária.

Rotina dos estudantes de odontologia

Ainda na faculdade, já nos primeiros períodos, os estudantes de odontologia precisam comprar uma série de equipamentos para iniciar os estudos e para as aulas práticas (equipamentos consultório odontológico).

kit acadêmico odontológico é composto por uma série de instrumentos próprios da profissão, além de máscaras e jalecos, luvas. toucas e todo o aparato indispensável para a realização dos procedimentos com segurança.

Outro cuidado muito importante sobre os procedimentos odontológicos e o descarte correto de materiais utilizados durante os procedimentos. Todos sabem quantas doenças com alto poder de contaminação podem ser transmitidos por meio da saliva.

Além da saliva, outro método de contaminação é o compartilhamento de instrumentos que foram usados por outra pessoa. Essa é uma das formas mais perigosas de contaminação com instrumentos médicos.

Por essa razão, para os instrumentos, conhecidos como equipamentos de dentista, utilizados que são descartáveis, como agulhas, é necessário que esteja disponível o coletor de material perfurocortante em todos os ambientes.

Embora esse equipamento seja leve e feito de material não tão resistente, é um equipamento de segurança extremamente importante em toda a rede pública de saúde, particular ou pública.

Para evitar qualquer tipo de contaminação por uso de equipamentos cortantes contaminados, o uso da caixa de perfuro é essencial para o descarte seguro de todos os objetos utilizados anteriormente em pacientes.

Seringas, agulhas, lâminas, entre outros, são indispensáveis a qualquer procedimento médico invasivo em consultórios, clínicas ou atendimentos de emergência, porém, devem ser descartados de acordo com os métodos de segurança corretos.

Nada pode acontecer que ponha em risco a vida de médicos, enfermeiro e outros pacientes. Além de evitar contaminação, evita outros acidentes.

Os profissionais de saúde são de extrema importância para a sociedade, sem os esforços e a dedicação desses profissionais, não seria possível encontrar a cura de uma série de doenças e nem o método de prevenção delas, por exemplo.

Enfim, todos esses cuidados contribuem para uma vida mais longa e mais saudável,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *