Cuidados necessários para cabelos descoloridos ou platinados

platinados

Cuidar do cabelo é essencial para mantê-lo bonito e saudável. Mas para quem tem os fios platinados ou descoloridos, esse assunto é mais importante. Para esses casos, fortalecer os fios do cabelo é fundamental para evitar problemas, por exemplo:

  • Ressecamento;
  • Queda;
  • Temido corte químico;
  • Entre outros.

Descolorir as madeixas virou uma tendência depois que algumas celebridades fizeram o procedimento. Afinal, a tonalidade combina com todos os tipos de cabelo e tons de pele, além de deixar o visual com um ar moderno e que chama a atenção.

No entanto, esse tipo de procedimento pode causar muitos danos ao cabelo se não for realizado de forma correta e com os cuidados necessários. 

Como funciona a descoloração?

Para os cabelos ficarem descoloridos ou platinados, eles são submetidos a um processo químico que retira os pigmentos dos fios, sejam eles artificiais ou naturais. Para isso, são geralmente utilizados pós descolorante e oxidantes.

Os produtos agem penetrando as madeixas de forma profunda, mas ao remover os pigmentos, também são tirados muito nutrientes do cabelo, como proteínas, líquidos e lipídeos, podendo danificar seriamente o cabelo.

Se os fios não forem tratados antecipadamente e após o procedimento, pode haver sérios danos e o cabelo ficar poroso, quebradiço, elástico, sem brilho e ressecado. Por isso, os cuidados são tão necessários quando surge a ideia de passar pelo processo de descoloração.

Quais os cuidados necessários para quem tem cabelo descolorido?

É possível, sim, manter o cabelo bonito e saudável após descolorir e platinar, mas para isso, os cuidados precisam começar antes. Pensando nisso, entre os principais pontos estão os seguintes:

Cuidados antes da descoloração

Para começar, é necessário ter certeza que o cabelo está saudável, que tem sido nutrido e hidratado com frequência pela pessoa. 

Além disso, é importante fazer um teste de mecha, pois muitos clientes passam por outros processos, como alisamento e tintura que podem ser quimicamente incompatíveis e causar danos irreversíveis, como o corte químico.

Por isso, antes de começar a descolorir, é necessário fazer o teste para saber se os fios estão resistentes o suficiente para aguentar o processo. Caso algum dano seja percebido na mecha, o melhor é não realizar a descoloração na hora.

Durante o processo 

Ainda na hora da descoloração, é preciso ficar de olho em alguns aspectos, como a qualidade dos produtos utilizados. Eles devem ser próprios para o processo e serem de boa procedência, para que os fios não sejam muito agredidos.

Além disso, vale tratar o cabelo enquanto ele é descolorido, para já repor os nutrientes perdidos e para que ele não seja danificado totalmente. Dessa maneira, é possível cuidar da fibra capilar no momento da descoloração, dando um resultado melhor a longo prazo.

Cuidados após a descoloração capilar

Depois que o processo é feito, começa o momento mais importante para manter o cabelo saudável e bonito. Os mesmos passos anteriores valem aqui, como ter uma rotina de hidratação e nutrição e usar produtos de qualidade. 

Mas alguns outros passos devem ser adicionados ao tratamento, por exemplo:

1 – Lavagem com produtos corretos

Este passo é fundamental para quem tem cabelos platinados ou descoloridos. Utilizar os produtos adequados durante a lavagem garante a saúde da fibra capilar e uma duração maior da cor. 

Uma linha reconstrutora é uma boa opção para ajudar a devolver os nutrientes, além disso, o shampoo roxo é essencial para que o cabelo não desbote.

2 – Cronograma capilar

Ter uma rotina de cuidados é fundamental e, nela, devem estar os passos do cronograma capilar, que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução. A frequência ideal de cada etapa depende do tipo de cabelo e do nível de danos. 

Pergunte ao profissional qual é o método que você deve usar para manter as madeixas saudáveis.

3 – Cuidados profundos no salão

Para finalizar, os cuidados em casa podem não ser suficientes para evitar os danos causados pela descoloração. 

Por isso, os tratamentos do salão são uma ótima opção, pois eles são mais profundos e ajudam a revitalizar os fios de forma mais rápida e eficaz, evitando que o cabelo fique quebradiço e sem vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *