Dicas para perder peso de forma saudável

peso

A obesidade ocorre quando existe um acúmulo de gordura em várias partes do corpo, podendo haver também gordura visceral, que é entre os órgãos.

Esse acúmulo de gordura, seja em um caso de obesidade ou de uma pessoa que simplesmente está ganhando peso de forma rápida pode trazer vários problemas à saúde, como:

  • Desenvolvimento de diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Obstrução de veias;
  • Maior indisposição;
  • Infartos;
  • Depressão.

Sendo assim, a obesidade ou esse aumento de peso de forma desordenada traz problemas que afetam tanto a saúde do corpo como a saúde mental.

Basicamente, esse aumento de peso pode ocorrer por vários motivos, sendo que a genética é um elemento de influência. Problemas hormonais também podem afetar esse aumento de peso.

No entanto, esse acúmulo de gordura ocorre também se a quantidade de calorias que a pessoa ingere é maior da que ela queima por meio da prática de atividades físicas.

As quatro dicas principais são:

  • Buscar o médico para realizar um check-up;
  • Ser encaminhado para um nutricionista;
  • Praticar exercícios físicos com orientação;
  • Melhorar a alimentação.

Assim sendo, inicialmente, esses são os passos para quem deseja emagrecer e ter mais qualidade de vida. Ir ao médico é fundamental, porque como falamos nesse artigo, o aumento de peso e obesidade pode se dar por vários motivos.

Às vezes, a pessoa está com disfunção hormonal, problemas emocionais, distúrbios ou até mesmo com alguma doença e não sabe. A ida ao médico e a realização de exames mostrará as causas desse aumento de peso e a partir daí, o paciente terá a orientação correta sobre como proceder.

Cuidado com a alimentação

A  alimentação saudável é um dos pilares para quem deseja ter uma vida mais saudável e não somente para a perda de peso. A correria do dia a dia faz com que nos alimentamos mal. E muita gordura, doces, concentração de sódio elevado que afetam à saúde e proporcionam esse aumento de peso.

A alimentação precisa ser rica em frutas, verduras, castanhas, legumes, gorduras magras como as presentes em peixes e azeites, assim como uma redução de alimentos com carboidratos não saudáveis (pães, massas, pizzas, bolos).

O açúcar também é um grande vilão, estando presente em praticamente todos os alimentos industrializados, mesmo que em pequena quantidade.

Por isso, quem deseja ter qualidade de vida e perder peso precisa reduzir o consumo de massas, refrigerantes, lanches, frituras de modo geral, dentre outros.

Para isso, o paciente precisa ser encaminhado para um nutricionista, com o objetivo de buscar uma reeducação alimentar. Lá, esse profissional verificará quais são os hábitos alimentares do paciente e como isso pode melhorar.

Quem quer emagrecer também precisa de ajuda em casa e por isso é fundamental optar por uma dieta para casal emagrecer, já que não adianta tentar não comer alimentos gordurosos ou ricos em açúcar e estar com uma pessoa que só come isso.

Com apoio nutricional, esse é um importante pilar para a qualidade vida. Mas, a prática de atividade física também é fundamental.

Se Movimentem

Já que a alimentação está em mudança, apostando em uma vida mais saudável, a prática de atividades físicas é fundamental para queimar a gordura localizada.

Além disso, praticar exercício físico:

  • Aumenta a resistência cardiovascular;
  • Reduz as chances de ter doenças no coração;
  • Melhora a circulação do sangue;
  • Alivia o estresse;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Tonifica os músculos e melhora as articulações.

Existem vários benefícios nesse prática de atividades, além da perda de peso propriamente. Mas, não é realizar qualquer exercício. É importante que essa pessoa realize as atividades com orientação profissional.

Por exemplo, existem  exercícios aeróbicos que utilizam o oxigênio para gerar essa energia para a prática de atividades. Esses exercícios são desde pular corda, fazer natação, caminhar ou correr.

Essas atividades precisam ter supervisão de um educador físico para que sejam feitas de forma correta, sem causar impacto nas articulações.

Outra atividade interessante é a aula funcional em dupla, que prepara o corpo para atividades mais intensas, contribuem para o emagrecimento e ainda, melhora as articulações por movimentar todo o corpo.

Ações estéticas

Muitas vezes, o aumento de peso também afeta o emocional, causando uma baixa autoestima. Por isso, as clínicas de estéticas atuam oferecendo também ações que melhoram a aparência corporal e trazem mais qualidade de vida.

Uma delas é a  massagem modeladora, que reduz a aparência da celulite, e ainda consegue direcionar a gordura localizada para outros locais do corpo.

A massagem modeladora tem uma função estratégica também para reduzir a retenção de líquidos, fazendo com que a pessoa urine mais e elimine essas toxinas que influenciam também no aumento do peso.

Outro procedimento é a criolipólise masculina ou feminina, que consiste no congelamento da gordura e sua eliminação de forma natural, por meio de um laser. O procedimento não causa danos ao paciente e melhora o aspecto corporal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *