Entenda os principais tratamentos odontológicos

A odontologia é uma especialidade paramédica dedicada ao estudo e tratamento dos dentes, boca e ossos da face. Para cada problema bucal, existe um diferente tratamento odontológico, com o objetivo de ajudar na recuperação da saúde de todos os elementos envolvidos.

Entretanto, sete tratamentos e exames populares nos consultórios de odontologia se destacam, pois se mostram essenciais para a manutenção não só da saúde bucal, mas também da autoestima das pessoas.

1. Ortodontia

A Ortodontia é um dos tratamentos que mais beneficia crianças e adultos, por meio do restabelecimento da posição ideal dos dentes nos casos em que eles nascem tortos.

O tratamento também ajuda a trabalhar o posicionamento dos ossos faciais, quando isso é necessário.

A Ortodontia faz uso dos aparelhos ortodônticos móveis ou fixos, que forçam o reposicionamento, formando uma arcada dentária com mordedura perfeita e encaixe dos dentes superiores e inferiores.

Os aparelhos podem ter formatos e tempo de tratamento variando de acordo com a necessidade de cada pessoa, geralmente variam de poucos meses a 2 ou 3 anos.

A negligência com relação ao tratamento ortodôntico em casos em que ele é necessário pode resultar em problemas como:

  • Comprometimento da fala e da respiração;
  • Mastigação inadequada dos alimentos e problemas decorrentes da má digestão;
  • Dores e desgaste dos ossos da mandíbula, demandando laboratorio exame;
  • Dificuldade para a higienização dos dentes;
  • Cáries, tártaro, gengivites e outros problemas, relacionados a má higienização;
  • Problemas de autoestima e desvalorização.

2. Implante dentário

Os implantes dentários são tratamentos para a substituição de dentes e funcionam da seguinte maneira: Um pino de titânio é colocado no osso de sustentação dos dentes e, posteriormente, incorporado pelo tecido ósseo, fixando-se no local.

O pino é preso a um dente postiço, que não precisa ser retirado como a protese dentaria. O dente é feito sob medida, o que torna o implante uma ótima opção para quando há dentes faltosos, mas os restantes se encontram em bom estado.

O procedimento de implante possibilita melhoras na mastigação, com impacto positivo na digestão, facilita a adequação da fala e, principalmente, contribui para a autoestima das pessoas.

3. Clínica geral

A clínica geral está relacionada às consultas preventivas e para resolução de problemas bucais mais simples e corriqueiros nos consultórios.

São as limpezas, remoções de tártaro, reconstruções e outros procedimentos com equipamentos odontologicos variados, que têm uma alta demanda e ajudam no controle da saúde bucal e prevenção de doenças.

4. Clareamento

Ter um sorriso branquinho é o desejo de muitas pessoas que procuram os consultórios odontológicos em busca de um tratamento para deixar o sorriso com uma aparência mais saudável e bonita.

O clareamento dental é uma solução comum para os dentes amarelados, que pode ser feita em todos os dentes.

Já nos casos em que um ou mais dentes apresentem um tom diferente dos demais, o tratamento pode ser aplicado unicamente neles. Um efeito do clareamento, entretanto, pode ser a sensibilização dos dentes.

O amarelamento ou aparecimento de manchas nos dentes podem aparecer por conta do uso de cigarro, consumo de muitos alimentos com corantes, consumo de café ou vinho, fatores genéticos, avanço da idade e até o uso de medicamentos.

5.  Prótese dentária móvel

A prótese dentária, ou dentadura, é outro tratamento bastante popular. Trata-se da substituição de diversos dentes faltosos na boca, com uma prótese parcial ou total, sendo que a parcial é feita à partir de moldes da boca do paciente.

Assim como os implantes, o tratamento com próteses favorece a mastigação dos pacientes, ajuda a melhorar a fala e a desenvolver a autoestima, com um sorriso completo e perfeito.

6. Periodontia: tratamento das gengivas

A Periodontia está relacionada ao cuidado com as gengivas, tecidos e estruturas relacionadas a fixação dos dentes.

Gengivite (inflamação das gengivas) e periodontite (doença infecciosa gerada no agravamento da gengivite) são bastante recorrentes e tratadas pela Periodontia.

O cuidado com as gengivas e tecidos de sustentação dos dentes é essencial para a saúde bucal, evitando desgaste que podem levar até mesmo à perda dos dentes.

7. Endodontia: tratamento de canal

Um dos mais temidos, o tratamento de canal requer anestesia, mas quando feito por um bom profissional pode não trazer dor, e sim alívio para o paciente.

A endodontia identifica, controla e trata doenças e lesões na polpa e raiz dos dentes, que podem incluir inflamações, infecções e necrose.

Os consultórios odontológicos oferecem ainda tratamentos como a extração de dentes, cirurgias e colocação de lentes dentárias, sempre com a certificação de empresas de calibração de equipamentos, entre outras práticas éticas da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *