Equipamentos cardioversores mais utilizados no setor hospitalar

Um dos grandes benefícios da tecnologia na sociedade moderna é a possibilidade de avanços e inovações no setor da saúde.

Hoje, o ser humano dispõe de diversos recursos para identificar, prevenir ou curar uma série de doenças.

Muito do que se pode fazer atualmente, em termos de ciência e pesquisa na medicina, deve-se às tecnologias desenvolvidas, cada vez mais sofisticadas e precisas. Trataremos de algumas delas neste texto.

A existência de Cardioversor desfibrilador comprova a importância de ferramentas tecnológicas nos hospitais. Esses equipamentos visam à interrupção das arritmias, que são caracterizadas pela falta de regularidade dos batimentos cardíacos.

Em outras palavras, os aparelhos com objetivo semelhante buscam corrigir o funcionamento do coração. Sabe-se que o órgão trabalha como uma bomba de sangue no corpo, reverberando impulsos pelos músculos, com a finalidade de pulsar o sangue.

Quando o indivíduo está saudável, é possível verificar o ritmo das transmissões de impulsos. Caso contrário, a irregularidade será percebida.

A medição dos batimentos é realizada através de um eletrocardiograma, um exame capaz de registrar a atividade elétrica do coração.

Basicamente, o teste descobre se o músculo cardíaco não está funcionando como deveria, revelando, por exemplo, uma arritmia. O médico cardiologista interpreta os gráficos do resultado, que indicam a frequência do órgão.

Um coração considerado saudável possui entre 60 e 100 batimentos por minuto. O eletrocardiograma preço varia conforme a clínica, profissional ou hospital.

É de suma importância solicitar o exame quando há suspeitas de irregularidade, sobretudo, porque a arritmia pode evoluir para quadros mais graves, levando a paradas cardíacas.

Nesses casos, busca-se reverter o problema fazendo uso de um desfibrilador, com o qual se tenta regularizar os batimentos através de eletricidade. A aplicação de choques se dá no tórax do paciente, com a finalidade que o coração retorne ao estado normal.

Qual a diferença entre cardioversor e desfibrilador?

De fato, o cardioversor abarca as funções de um desfibrilador e é muito comum no meio hospitalar. Ambos são procedimentos urgentes que podem salvar vidas.

A distinção está, basicamente, nos diferentes contextos de uso, a serem determinados por indicações médicas. A desfibrilação costuma ocorrer de forma que se convencionou chamar de não sincronizada.

Isso quer dizer que atinge todas as fibras do músculo cardíaco. Já a cardioversão é aplicada de maneira sincronizada, acompanhada dos gráficos do eletrocardiograma, atingindo as irregularidades.

A cardioversão é mais utilizada em casos menos graves, enquanto o desfibrilador entra em ação, geralmente, para tratar de distúrbios mais severos. O cardioversor desfibrilador preço varia de acordo com o modelo.

Considere a implantação de um cardioversor desfibrilador.

Alguns pacientes apresentam a condição de arritmias muito rápidas, com riscos elevados de ocasionar paradas cardíacas.

Por esse motivo, existem aparelhos implantáveis prontos para identificar o problema e, se confirmada a gravidade, atuarem como um desfibrilador com choques elétricos.

Trata-se do cardioversor desfibrilador implantável. Esse instrumento serve para oferecer mais segurança ao paciente vulnerável às arritmias.

Por ser um dispositivo implantado, pode causar alguns desconfortos, mas não deve se impor com um tipo de restrição. Há algumas dicas para seguir a vida com esse aparelho:

  • O aparelho não deve limitar a vida do paciente. No entanto, é prudente checar com o médico a possibilidade de realizar as atividades de que gosta. Um profissional saberá indicar a intensidade adequada;
  • Lembrar-se de sempre tomar os remédios na frequência correta;
  • Não mexer no aparelho e protegê-lo de movimentos intensos;
  • Se receber um choque, o recomendável é repousar e em seguida buscar o médico. E, dependendo da frequência, procurar imediatamente ajuda.

Nos hospitais também podem ser encontradas versões portáteis do desfibrilador, operados por pessoas habilitadas.

Funcionam através de duas pás colocadas sobre a caixa torácica do paciente.

Alguns, mais simples, necessitam apenas do pressionamento de um botão, podendo ser manuseados com pouco treinamento.

Como existem modelos diferentes, com características particulares ou tecnologias mais ou menos avançadas, o Desfibrilador portátil preço é bastante variável.

Hoje em dia é possível encontrar desfibriladores com inteligência artificial, capaz de evitar o choque elétrico quando não há necessidade. Além disso, existem os que são acionados por voz. Certamente, esses elementos influenciam no valor.

Os equipamentos cardioversores, utilizados em hospitais, estão associados aos exames destinados ao mapeamento da saúde do coração.

Além do eletrocardiograma, há o Preço ecocardiograma, que transforma as ondas sonoras do órgão em imagens. Com isso, o cardiologista pode fazer diagnósticos.