Equipamentos presentes nos hospitais

Um dos lugares que toda pessoa vai ao longo da vida são os hospitais, já que são ambientes que lidam com o tratamento de sintomas que atingem a saúde humana.

Os hospitais para funcionar dependem de uma estrutura e de profissionais diversos, desde a administração passando pelos profissionais médicos.

Porém, uma das coisas principais para um hospital é a qualidade de seus equipamentos. E qualidade aqui estamos nos referindo as mais diversas ferramentas, desde as mais simples até as mais complexas e tecnológicas.

A qualidade também está intrínseca na qualidade dos profissionais que devem ser treinados e qualificados para isso.

Dessa maneira, esse artigo falará de alguns equipamentos indispensáveis nos hospitais, como autoclave hospitalar, e equipamentos presentes nas UTI’s – Unidades de Terapia Intensiva.

Entendendo o motivo dos itens necessários em um hospital

Qualquer profissional precisa de equipamentos para fazer com que seu trabalho funcione de forma eficiente, e nos hospitais não é diferente.

Eles possuem uma demanda por equipamentos muito grande, já que à todo momento existem recolha de materiais e assim por diante.

Os equipamentos são vários e por conta disso, alguns hospitais optam pela locação de cama hospitalar, para não ter que arcar com a manutenção de certos instrumentos.

Todos os itens hospitalares tem uma especificidade e seus riscos, todos definidos pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Grande parte dos utensílios usados em hospitais são descartáveis, pois possuem altos níveis de contaminação, é incluso nesse  sentido agulhas, esparadrapos e máscaras.

Os produtos hospitalares precisam ser higienizados, limpos e calibrados, principalmente em máquinas para exames e apoios de braço de aço inox dentre outros.

Itens básicos no cotidiano hospitalar

Há diferentes tipos de itens disponíveis no hospital, são eles:

Travesseiro

Pode não parecer grande coisa, porém, em um hospital com internação é essencial para ajudar na posição do paciente na hora de dormir. Além do mais, se não houver um posicionamento correto pode acontecer de agravar casos de problemas na coluna.

E também pode prejudicar a qualidade do sono e a recuperação do internado fica prejudicada.

Para que o travesseiro atende as normas e ajude o paciente ter uma estadia melhor é usado em sua composição uma espuma conhecida como caixa de ovo, por conta de seu formato parecer uma caixa de ovo.

Pode ser usada como travesseiro e como outras utilidades também. Ela traz alguns benefícios como:

  • Ajuda na postura;
  • Confortável para quem precisar ficar muito tempo sentado;
  • Evita lesões e dores no cóccix;
  • Prevenção no tratamento de feridas e pela falta de movimento.

Cadeira de rodas e pneus

As cadeiras de rodas são indispensáveis nos hospitais já que ajudam no transporte de pessoas que não estão conseguindo se locomover de forma temporária. É então bastante usada para levar as pessoas para os tratamentos e colocá-la de volta no leito.

Porém, por ter uma composição de rodas com pneus e por serem usadas em grande intensidade, pode acontecer de estourarem esses pneus. É por isso que além de cadeiras de rodas, os hospitais precisam de uma reserva de pneus.

Além desses dois equipamentos importantes podemos citar também esparadrapo, gaze, capa de colchão e outros.

Equipamentos usados na UTI

Os equipamentos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva são para procedimentos críticos e que exigem do profissional médico alto grau de confiabilidade.

É importante ressaltarmos que a falta de um dos equipamentos ou procedimentos pode colocar a vida das pessoas que ali estão em risco.

Assim, há alguns equipamentos indispensáveis nesse setor do hospital:

Eletrocardiógrafo

É um equipamento usado para coletar, amplificar e desenhar os sinais cardíacos, de modo a representar um sinal biológico na vida do paciente.

Oxímetro

É um equipamento que consiste na medição da quantidade de oxigênio no sangue. A medição ocorre por meio do contato direto do pulso, ou do lobo da orelha ou sobre algum dedo.

Geralmente é usado na cama hospitalar locação para realizar esses procedimentos. Ajuda também na medição de frequência respiratória e cardíaca.

Ventilador pulmonar

É usado em caráter de urgência, para dar um suporte à vida. Ele oferece ventilação artificial e promove suporte ventilatório temporário a pessoas que estão incapacitadas de respirar por vias normais.

Assim, vimos que um hospital tem diversos equipamentos e sem eles não é possível desenvolver um atendimento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *