Esportes relevantes para se praticar

Já se sabe que a prática de esportes aliada com uma boa alimentação pode trazer inúmeros benefícios na vida de uma pessoa. Essa conscientização e os hábitos saudáveis devem começar na infância e se estender por toda a vida.

Isso porque exercitar o corpo e ter uma dieta equilibrada diminui os riscos de doenças, aumenta a longevidade, alivia doenças da mente como estresse, ansiedade, depressão, melhora o humor, entre outras coisas que só tendem a contribuir para quem faz tudo isso de maneira habitual.

Durante a prática esportiva, independente do tipo de esporte, seja ele andar de bike,  vôlei,  futebol ou outros, o nosso corpo libera hormônios que são muito importantes para o organismo.

Além de melhor a parte estética, com a queima de gorduras e aumento da massa muscular, o exercício auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, melhora a qualidade do sono, aumenta a disposição e resistência física, fortalece os ossos e articulações e reduz o risco de doenças cardíacas.

A hidroginástica, por exemplo, é uma modalidade muito praticada por grávidas, idosos, pessoas que possuem algum tipo de desvio postural ou dores articulares na coluna e por obesos. Mas, todas as pessoas que querem melhorar o seu condicionamento físico, podem fazer aulas de hidroginastica.

Por serem feitos na água, os exercícios tem menos impacto, por isso é considerada uma modalidade mais leve. Mesmo as pessoas que não sabem nadar conseguem realizar as aulas, tendo uma boa orientação do professor.

Estudos indicam que quase metade da população brasileira é sedentária, sendo o sedentarismo uma das principais causas de obesidade. que é o excesso de gordura corporal.

Uma pessoa obesa tem uma maior chance de ter problemas cardiovasculares, como a hipertensão, aterosclerose, diabetes, apneia do sono, correndo risco de morte.

Para evitar o sedentarismo e mesmo antes de começar a praticar algum esporte, as pessoas podem incluir hábitos comuns e práticos para movimentar o corpo no dia a dia, como fazer caminhadas, utilizar escadas ao invés de elevadores e escadas rolantes, passear com os pets, lavar o carro, entre outros.

Isso tudo ajuda o corpo a sair daquele estado de inércia. Além disso, quanto mais se pratica, maior é a vontade que dá de se exercitar mais.

Por isso, basta começar com pequenas mudanças diárias para que a prática de exercícios e esportes faça parte da rotina e se torne algo prazeroso. É sempre importante ser orientado por profissionais capacitados para evitar lesões e acidentes mais graves.

Esportes mais praticados no Brasil

As modalidades de esporte mais praticadas no Brasil são:

  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Tênis de mesa;
  • Natação;
  • Capoeira;
  • Skate;
  • Surf.

O futebol não lidera o ranking só no Brasil, mas também em todo o mundo, sendo o esporte mais praticado, chegando a cerca de 265 milhões de pessoas que jogam bola. O vôlei ocupa a segunda posição, O tênis de mesa é muito praticado pelos brasileiros, principalmente aqueles que têm descendência asiática.

Um dos esportes que oferece maior condicionamento físico aos seus praticantes e também está entre os mais praticados no país é a natação.

A capoeira é uma mistúra de música e esporte que foi trazida pelos escravos da Africa e em 2014 se consagrou como patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO.

Por fim, vem o judô e o atlestimo, esportes que também despertam o interesse dos brasileiros. O skate e o surf também são modalidades muito praticadas em território nacional. O patins profissional é um esporte que não é tão popular, mas também é praticado por aqui.

Prática do esporte na infância e adolescência

No caso das crianças e adolescentes, fazer um esporte, principalmente se for uma modalidade coletiva, é uma forma de se praticar o trabalho em equipe, ter senso de coletividade, desenvolver responsabilidades, disciplina, além de criar hábitos saudáveis que vão acompanhá-los por toda a vida.

A prática de esporte é uma grande aliada da educação e, por isso, todas as crianças e jovens deveriam ter acesso a algum tipo de esporte.

Em momentos de lazer, mesmo em casa, incentivar a criança a se exercitar também é muito importante. Muitos pais ensinam seus filhos a andar de bicicleta desde pequenos e, uma vez aprendido, as crianças podem praticar esse hábito para sempre, sendo uma ótima forma de movimentar o corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *