Exames do coração: dicas para prevenção cardíaca

Os acometimentos do coração, incluindo os problemas cardíacos como infartos, estão entre as causas mais comuns de óbitos no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 350 mil brasileiros falecem anualmente por conta de doenças cardíacas; no mundo, os números ultrapassam 17,5 milhões de pessoas.

Apesar disso, a mudança de hábitos cotidianos, como uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos pode ajudar a evitar os problemas cardíacos, bem como a periodicidade de exames de saúde e visitas ao médico.

Ou seja, não se pode descuidar da saúde, pois a prevenção é a melhor forma de evitar acometimentos por doenças cardiovasculares.

Desse modo, deve-se seguir as recomendações médicas, diante de cada caso. Pessoas com problemas cardiovasculares na família estão mais propensas às doenças e enfermidades.

Sendo assim, é importante ter uma dieta com equilíbrio da ingestão de sódio e, ainda, evitar o tabagismo, alcoolismo e ingestão de substâncias tóxicas (drogas e ilícitos).

Além disso, dependendo das características do indivíduo, o médico da clinica do coração poderá recomendar novos hábitos ou, até mesmo, a prescrição medicamentosa (especialmente para hipertensos).

Nesse sentido, os exames cardíacos devem ser feitos com regularidade, para avaliar como está o funcionamento do coração e quais são as chances de evitar futuros problemas.

Principais exames cardíacos para manter a saúde em dia

Atualmente, existem diversos tipos de exames cardíacos. Eles contribuem para o diagnóstico e a prevenção de problemas relacionados à saúde do coração e, ainda, podem detectar a presença de inconformidades e anomalias. Entre os principais tipos de exames, destacam-se:

  • Ecocardiograma;
  • Angiotomografia coronária;
  • Cintilografia do miocárdio;
  • Teste ergométrico;
  • Exames de sangue;
  • Tomografia de coração e vasos.

Todos esses procedimentos podem ser realizados em uma clínica de cardiologia ou em laboratórios especializados.

Para a realização dos exames, é importante ter em mãos a recomendação de um médico cardiologista, que também irá interpretar os resultados para melhor avaliação das condições de saúde do paciente.

Em alguns casos, o médico pode solicitar testes específicos, como o Painel de Arritimias Hereditárias, que verificar quais são as mutações genética congênitas ou hereditárias relacionadas às arritmias frequentes, com identificação do histórico familiar.

Quem já sofre com doenças cardíacas precisa ficar ainda mais atento às condições do coração e qualidade de vida, prezando por hábitos saudáveis.

Pacientes com hipertensão também devem passar por outros dois testes, conhecidos como MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial).

Nesses exames, o indivíduo deve prevalecer com um dispositivo de pressão por 24 horas, com o intuito de verificar as variações de pressão ao longo do dia. O MAPA ainda tem uma vantagem a mais: ele mede a pressão arterial durante o sono.

Onde realizar exames do coração com qualidade?

Muitos laboratórios e clínicas oferecem exames do coração, com diferentes preços, atendimentos à planos de saúde e possibilidades de investimento. Por esse motivo, antes de escolher onde realizar os exames, é preciso verificar quais são as especificações de atendimento de cada local.

Caso o paciente conte com plano de saúde, é possível que os exames do coração já estejam inclusos na cobertura, com atendimento em algumas clínicas específicas. Assim, é importante verificar junto ao convênio quais são os exames previstos no plano de saúde.

Mas, quem não tem plano e deseja ter um preço acessível, pode optar por clinica popular, que oferece um investimento muito mais econômico, em comparação com outros laboratórios e clínicas particulares.

As chamadas clínicas populares também são uma alternativa para quem precisa de um exame rápido e não pode ficar esperando as datas marcadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma grande diferença entre as clínicas populares e as particulares é o ecocardiograma preço vantajoso.

Por ser um dos exames mais populares de coração, o teste é realizado com frequência e, mais do que isso, por um custo de investimento muito mais econômico nas clínicas populares, em comparação com as clínicas e laboratórios particulares.

Vale ressaltar que a qualidade dos exames e testes é a mesma, pois apesar de realizado em clínicas populares, todos os equipamentos são de última geração.

Outro ponto importante e que merece destaque diz respeito à garantia de todas as máquinas para exames do coração, mesmo em clínicas populares. Os aparelhos passam periodicamente por calibração de equipamentos de medição, para que todos os exames tenham alto nível de precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *