Exames e tratamentos que podem fazer a diferença no seu cotidiano

Que saúde é coisa séria todo mundo sabe, mas as pessoas, ou por medo ou por falta de atenção, acabam deixando os cuidados pessoais de lado e precisam ser constantemente lembradas de que elas necessitam fazer exames de rotina para verificar se está tudo bem.

O próprio governo brasileiro está bastante comprometido em promover campanhas de conscientização para conseguir atingir um grande público com a mensagem de que é importante se prevenir e fazer check-ups regularmente.

Não é tão complicado, pois um simples aparelho de ultrassom ou um exame de sangue pode revelar muitas coisas.

Existem alguns exames de rotina que são os principais para garantir que está tudo dentro do esperado.

Eles estão separados por categorias de idade e de sexo, sendo:

  • recém-nascido: audiometria, teste do pezinho, coraçãozinho e olhinho (triagem);
  • até os 20: DST’s, sangue, colesterol, glicemia, fezes e urina;
  • 20 a 65: os mesmos, focando na medição dos nutrientes e eletrocardiogramas
  • acima de 60 anos: os mesmos citados acima, adicionando especialidades geriátricas

Além disso, mulheres devem fazer exames como papanicolau, ultrassonografia transvaginal e mamografia regularmente, enquanto homens devem buscar o exame de prevenção do câncer de próstata.

De qualquer modo, quando houver alguma suspeita de doença, não se deve evitar procurar um profissional.

Cuide muito bem de seu coração…

O sistema cardiovascular deve receber uma atenção especial quando você estiver fazendo seus exames de rotina.

É importante ter em mente que, embora ir a um cardiologista seja algo da rotina de pessoas acima de 45 anos, a recomendação é que todos os adultos procurem um profissional.

Infartos e condições cardíacas mais sérios podem acontecer em qualquer fase da vida.

Se você tem em sua família pessoas com um histórico de problemas no coração, não exite em fazer uma avaliação cardiológica. Também faça eletrocardiogramas, testes ergométricos e ecocardiogramas.

… e dê uma atenção ao seu pulmão também!

Principalmente quem mora em grandes cidades está mais suscetível a ter inúmeros problemas respiratórios.

Sinusites e rinites são as campeãs em deixar as pessoas doentes, mas elas não apresentam tantos riscos à saúde desde que controladas.

Fumantes necessitam atenção em dobro, pois as toxinas presentes no cigarro podem evoluir para condições ainda mais sérias.

Alergias, a princípio, não são uma grande preocupação, mas esteja atento! Se a tosse, os espirros e crises alérgicas persistirem, procure um médico!

Marque uma consulta pneumologista para bronquite asmática, pois pode ser o caso.

Dê uma olhada em seus órgãos

Muitas vezes aquela dorzinha que não chega a ser incômoda, mas você sente que está ali, pode ser algo bem mais sério que só pode ser diagnosticado ao ser visto.

Também pode acontecer de não haver nenhuma dor e, mesmo assim, aparecer algum problema. Por conta disso, não deixe de solicitar um exame de imagem ao seu médico.

transdutor para ultrassom é capaz de revelar informações valiosas sobre os seus órgãos.

Cuidado com as gordurinhas a mais

Ter o corpo perfeito não é o motivo mais importante, a questão aqui é realmente a saúde.

Uma gordura ou outra não tem nenhum problema, porém o excesso das localizadas podem gerar efeitos colaterais para o sistema cardiovascular, como hipertensão arterial e diabetes.

Além disso, elas podem acabar se instalando no fígado e nas alças intestinais.

Muita gente tem recorrido a tratamentos de redução de gorduras por conta disso.

A criolipólise funciona de maneira não invasiva, sugando o que pode fazer mal ao corpo através de um congelamento a vácuo.

O sucesso desse procedimento se dá, principalmente, porque não é necessário fazer nenhum tipo de cirurgia para conseguir obter os resultados desejados.

O local onde mais se realiza é na barriga, embora a criolipólise para braços e coxas tenham começado a ganhar bastante atenção entre os adeptos do tratamento.

De todas as maneiras, além desses exames e tratamentos que podem fazer diferença em seu cotidiano, existem algumas outras práticas que podem evitar inúmeras doenças, como evitar situações estressantes.

Reduzir o consumo de açúcar e carnes, comer mais frutas e vegetais, dormir as horas necessárias, não fumar, moderar nas bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas regularmente.

Adotando esse estilo de vida bem mais saudável e inserindo visitas ao médico em sua rotina, você com certeza aumentará bastante a sua qualidade de vida!