Exercícios físicos e a terceira idade

A prática de esportes é muito importante para a saúde e o bem-estar de seus praticantes. Na terceira idade, realizar exercícios físicos podem contribuir significativamente para a saúde física e mental dos idosos.

Exercícios físicos na melhor idade

Cada pessoa possui um ritmo e condicionamento físico, o mesmo vale para os idosos.

Praticar exercícios na terceira idade é recomendado, principalmente para manter o idoso saudável em todos os sentidos.

Portanto, com acompanhamento médico e autorização, existem diversas atividades que os idosos podem praticar sem contra indicações, como:

  1. Yoga;
  2. Caminhadas;
  3. Natação;
  4. Bicicleta;
  5. Pilates para idosos.

No processo de escolha de qual atividade física praticar, é preciso definir que esporte mais agrada e auxilia nas limitações existentes.

Dessa forma, ao praticar exercícios físicos, o idoso sente prazer e tem acesso a uma série de benefícios.

Saúde e equilíbrio

O sedentarismo é uma condição muito comum na sociedade, já que muitas pessoas não praticam atividades físicas.

O hábito sedentário, muitas vezes é presente também na vida do idoso, que acaba se movimentando muito pouco, gerando uma série de complicações de saúde, por exemplo, atrofia muscular, infartos, obesidade e perda de força.

Para sair da condição sedentária, existem várias opções que o idoso pode escolher. Realizar exercícios para coluna é um deles, pois auxilia na sustentação do peso do corpo, além de aliviar tensões e dores.

É comprovado que praticar exercícios auxilia no funcionamento do organismo, além de gerar prazer e bem-estar no indivíduo praticante, já que o corpo libera substâncias que o ajudam a relaxar.

Na vida do idoso, é muito importante alcançar essas substâncias, pois elas auxiliam não só no âmbito físico, mas também no mental.

Na terceira idade, praticar atividades físicas regularmente é uma ótima forma de diminuir as limitações causadas pela melhor idade. É muito comum entre idosos perder o equilíbrio, sentir cansaço e ter os músculos enfraquecidos.

Quando se faz exercícios, seja em hábitos diários de caminhada ou frequentando uma academia terceira idade, todas essas situações melhoram de forma significativa.

Bem-estar e autonomia

É muito comum entre os idosos, praticar caminhadas diárias. Utilizar um simulador de caminhada pode auxiliar bastante no processo de cronometrar o tempo do esporte, baseado em programações de acordo com a saúde de cada indivíduo.

Esse simulador pode ser utilizado também em outros exercícios, como em academias, por exemplo.

As vantagens de praticar exercícios físicos na terceira idade são muitas, principalmente em relação à melhora de limitações, redução de dores e disposição.

Mas além dessas vantagens, existem outros benefícios que afetam positivamente a vida dos idosos praticantes de esportes, são eles:

  1. Melhora da imunidade;
  2. Bem-estar físico e mental;
  3. Redução de gorduras;
  4. Amplitude óssea;
  5. Redução da pressão arterial;
  6. Aumento de auto-estima;
  7. Fortalecimento muscular.

É evidente a importância que praticar esportes pode ter na vida dos idosos, por isso é recomendável a realização de exercícios pelo menos uma vez ao dia.

É muito comum que algumas pessoas da terceira idade residam em creche para idosos.

Nesses casos, os idosos são constantemente estimulados com práticas de exercícios, que muitas vezes é feito em forma de rotina e hábito. Essa é uma ótima forma de manter a saúde sob controle, visando o bem-estar.

Exercícios recomendados na terceira idade

Os alongamentos são muito utilizados por idosos, já que são ótimos para trabalhar a flexibilidade.

Além disso, essa prática auxilia na circulação sanguínea, causando no idoso mais disposição no seu dia a dia. São recomendados também antes de qualquer atividade física, para preparar o corpo antes dos exercícios.

A hidroginástica é um esporte com vários adeptos da terceira idade. Como os exercícios são feitos na água, os idosos têm os músculos exercitados e portanto fortalecidos.

Praticar hidroginástica faz com que os idosos trabalhem a própria resistência do corpo, melhorando o condicionamento físico e auxiliando em um melhor funcionamento do coração e dos pulmões. É muito comum de ser incentivada em Hospedagem para terceira idade.

Caminhar é a atividade mais comum entre os idosos, conhecida por uma prática de exercício que ajuda no desenvolvimento social e comunicativo, além de fortalecer as articulações e os músculos do corpo.

Além disso, é uma forma de realizar exercícios sem precisar de investimento financeiro, mas que pode ser tão vantajoso como outros esportes.

Assim, fica evidente a importância do exercício físico na vida dos idosos. Para que eles sejam praticados com responsabilidade, é imprescindível ter autorização e acompanhamento médico.

Dessa forma, os idosos se exercitam com segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde e adquirindo bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *