Exercícios físicos, qualidade de vida e emagrecimento

A prática de exercícios físicos é a melhor maneira de manter a qualidade de vida, sendo ideal para a manutenção da saúde e para evitar doenças cardiovasculares.

Não é de hoje que as pesquisas mostram que as atividades físicas são a chave para a longevidade e, além disso, são essenciais para quem deseja emagrecer de modo saudável.

E o brasileiro está mais ciente da importância de praticar exercícios físicos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde, a quantidade de atletas corredores aumentou 194% no país, entre os anos de 2006 e 2017.

O estudo também registrou o aumento de 109% na procura pelas modalidades esportivas de luta, como artes marciais, como o judô, o karatê e o kung fu.

Ao lado disso, a Vigitel demonstrou que a caminhada está entre o exercício físico mais praticado pelos brasileiros, com cerca de 34% da população. Na sequência, temos a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%).

Apesar dos números não serem os ideais, eles já mostram a tendência de crescimento e da preocupação com a qualidade de vida e o abandono do sedentarismo.

Aulas que podem ajudar no emagrecimento e na saúde

Além da saúde, muitas pessoas buscam os exercícios físicos com finalidades de estética.

Por esse motivo, é notável o crescimento da procura por personal trainer particular, que é um profissional especialmente voltado para a elaboração de atividades para um determinado objetivo (como emagrecer, ganhar músculos, definir barriga, entre outros).

É importante salientar que o profissional deve ser formado em educação física, além de devidamente capacitado para ministrar e supervisionar os treinamentos, respeitando os limites básicos do corpo.

O personal trainer também está presente em academias, auxiliando na execução dos exercícios de maneira correta.

Vale lembrar que mesmo as atividades físicas simples precisam de acompanhamento, pois, se realizadas de maneira incorreta, podem comprometer o corpo e causar lesões.

Sendo assim, recomenda-se que todo o treino seja devidamente acompanhado por um personal ou treinador qualificado.

O personal trainer pode incluir diversos exercícios, dependendo dos objetivos de cada aluno. Sendo assim, entre as principais atividades para emagrecimento e qualidade de vida recomendados por um profissional, destacam-se:

  • Musculação;
  • Corrida;
  • Aulas de dança;
  • Exercícios aeróbicos e anaeróbicos combinados.

O treino funcional é cada vez mais presente nas indicações dos personal trainers, pois ele se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar, etc.

Assim, ele tira do praticante a realização de movimentos mecânicos e eixos definidos e isolados, que são feitos na musculação, para a realização de atividades bem semelhantes à situações cotidianas.

Os treinos funcionais são ótimos para a perda de peso e, além disso, podem ser adaptados para o ganho muscular.

É uma boa forma de praticar exercícios físicos na academia, sem necessariamente executar as repetições cansativas da musculação ou somente correr na esteira.

Além dos treinos funcionais, a aula de step é muito procurada nas academias, principalmente, para quem quer perder peso.

O step é uma espécie de bloco, feito em material resistente, em que o praticante realiza uma série de atividades. A aula promove a resistência cardiovascular, sendo um exercício aeróbico, mas também para o fortalecimento de pernas e glúteos.

A importância de praticar exercícios físicos desde cedo

É importante orientar as crianças sobre os benefícios da prática de exercícios físicos e, além disso, incentivá-las a praticar algum esporte.

Contudo, nem sempre a musculação e os exercícios funcionais de academia são os mais indicados, ainda mais para as crianças em fase de desenvolvimento. Sendo assim, o melhor é optar por esportes em grupo, como a aula de natação infantil.

Mais do que melhorar a musculatura e colaborar com a qualidade de vida, a natação melhora a capacidade cardíaca, respiratória e circulatória das crianças, evitando o acometimento por inúmeras doenças das vias aéreas.

Por isso, ela é indicada até mesmo para quem sofre com bronquite e sinusite.

Além disso, a natação ajuda a criança no desenvolvimento motor e do intelecto, pois prevê a execução de certos movimentos repetitivos e coordenados. Assim, as crianças têm uma noção melhor de espaço, além de conhecerem os limites do próprio corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *