Flores artesanais com óleos essenciais

Os aromas da natureza trazem inúmeros benefícios para a nossa vida, desde proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar, até promover a saúde, a paz e a tranquilidade no ambiente.

As flores artesanais trazem para dentro dos ambientes um pouco da beleza da natureza, mas antes acabavam deixando de lado um de seus principais trunfos: os aromas.

Os cheiros das plantas e os aromas da natureza proporcionam incontáveis benefícios à nossa saúde e bem-estar, sendo usados há milhares de anos em diferentes culturas. Por isso, associar a aromaterapia, as flores artesanais e aos óleos essenciais pode ser mais fácil do que parece, simples e uma ótima ideia.

Quer saber como fazer isso e conhecer alguns modos de usar as flores artesanais em sua casa, como decoração e como aromatizador de ambientes? Então continue a leitura e anote as dicas.

Flores artesanais para difusores de aroma 

Usar os aromas para perfumar ambientes domésticos, empresariais ou comerciais tem se tornado prática bastante comum, por isso é fácil encontrar os difusores e aromatizadores de ambiente por aí. Principalmente o modelo de varetas.

Com a popularização, ficou mais fácil encontrar cada vez mais opções de modelos e novos lançamentos de difusores com alternativas mais modernas, repaginadas e muito elegantes, como aqueles que trazem flores artesanais no lugar das varetas, capazes de difundir todo o aroma, explodindo o cheiro escolhido pelo ambiente e tornando seus benefícios da aromaterapia ainda mais evidentes.

Outra forma de usar as flores artesanais no difusor de ambientes é fazendo da flor a própria vareta. Alguns modelos trazem a vareta de madeira bem fininha, representando o caule da flor, enquanto no topo está seu botão, geralmente uma tulipa, para difundir aquele cheirinho bem agradável e que deixa qualquer lugar mais aconchegante e acolhedor.

Há ainda o cordão de flores aromatizadas ou buquê. A união entre flores artesanais, aromatizador de ambiente e cheirinhos da natureza é incrível. Além de tudo é uma ótima opção de presente.

Como escolher os aromas mais adequados para presentear

Os difusores de ambiente podem ser usados em qualquer cômodo da casa ou da empresa, e em cada um deles você pode selecionar um cheiro específico, escolhido para desempenhar uma função importante em cada lugar.

Isso porque, dependendo do tipo de aroma, os resultados em cada ambiente serão diferentes. Cada óleo essencial tem uma propriedade e uma função específica, por isso é importante saber escolher bem qual aplicar em cada lugar.

Vamos conhecer alguns óleos essenciais e suas funções. A partir disso, escolha o melhor presente para aquela pessoa querida.

  • Alecrim – é indicado para trazer energias positivas e boas novas para a vida e o lar. O alecrim melhora o humor, purifica o ar e os pensamentos contra o cansaço e depressão.
  • Canela – seu aroma atua como estimulante, melhorando a atenção e a concentração, além de ser um poderoso afrodisíaco.
  • Camomila – atua como calmante, melhorando as tensões nervosas, acalma, relaxa e melhora o bem-estar. Trabalha também contra o estresse, é excelente para tratar casos de insônia.
  • Eucalipto – renova as energias, melhora a capacidade respiratória. É um aroma revigorante e atua como potente descongestionante. Também repele os insetos.
  • Lavanda –  estimula o equilíbrio físico e mental, ajuda a diminuir a insônia, melhora o bem-estar, o sistema imunológico e fortalece as defesas do corpo. O óleo essencial de lavanda é um grande coringa da família dos óleos essenciais.
  • Laranja – diminui ansiedade e depressão, estimula a criatividade e a força física. Alegra o ambiente e combate a insônia.
  • Gengibre – seu aroma tem efeito fortificante. Pela manhã, anima. Por isso é indicado para quem vai estudar ou trabalhar por um tempo muito longo.
  • Jasmim – promove equilíbrio das emoções, ajuda a equilibrar relacionamento entre casais.
  • Patchouli – aroma antidepressivo, afrodisíaco e ajuda a acabar com sentimentos de apatia.
  • Tangerina – ajuda a diminuir a sensação de esgotamento mental e irritabilidade.
  • Hortelã – ajuda a aliviar o estresse, reduz a fadiga e o desejo por chocolate.

As aplicações das flores artesanais, seja na decoração ou em aromaterapia, são muitas. Os aromatizadores de ambiente são apenas alguns exemplos de uma ótima aplicação e união entre os aromas e o artesanato.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então não deixe de compartilhar com seus amigos que também vão gostar de saber mais sobre isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Essências do Bem, onde você encontra conteúdo sobre os benefícios dos óleos essenciais e da aromaterapia para a saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *