Como promover o ganho de massa magra?

Você já parou para pensar que não é possível ganhar massa magra se alimentando mal? A massa magra está presente em todo o corpo humano e a sua importância se estende para uma vida mais saudável a médio e longo prazo.

Para alcançar os seus objetivos de ganho de massa magra, o foco está justamente em entender as principais diferenças da massa magra e da massa muscular e a importância de se ter um profissional adequado ao seu lado. 

Sabendo das suas características e das principais estratégias saudáveis para conquistar o ganho da massa magra, os alimentos e os suplementos se tornam seus principais aliados. 

O que é massa magra? 

Como o próprio nome já pressupõe, a massa corporal magra é tudo aquilo que não é considerado gordura no corpo humano. Nessa soma da massa magra estão incluídos:

  • Os ossos;
  • Os músculos;
  • Os órgãos;
  • Os ligamentos;
  • Os tendões;
  • A pele;
  • Os líquidos. 

Representando todas as estruturas corporais, a massa magra atua para que o corpo funcione da melhor maneira possível. Para isso, a massa magra busca manter o equilíbrio. 

Procurando atingir esse seu objetivo, a massa corporal magra também busca manter o metabolismo acelerado, o que faz com que o organismo queime calorias mais rápido e concentre menos gorduras. 

O que é ótimo para quem deseja perder alguns quilos, a sacada está no fato de que quanto maior for a porcentagem de massa magra no corpo, mais rápido acontecerá a queima de calorias.

Por isso, a massa magra se associa ao que se chama de Taxa Metabólica Básica (Basal), que nada mais do que a quantidade de calorias que o organismo precisa para se manter vivo. 

Quanto maior for a sua massa magra, maior será a sua Taxa Metabólica Básica, o que evita grandes desequilíbrios calóricos e até mesmo, a obesidade, por conta do nível maior de gasto energético. 

Qual a diferença entre massa magra e massa muscular? 

A principal diferença entre a massa magra e a massa muscular se dá no que se reúne em torno desse conceito. Diferentemente da massa magra que pontua desde os ossos até os líquidos do corpo, a massa muscular, como o nome já demonstra, agrupa os músculos.

A massa muscular representa o conjunto de músculos do corpo humano, o qual é composto por, aproximadamente, 639 músculos. Sendo os três principais o cardíaco, o liso e o esquelético.

Pensando a respeito da função deles, a massa muscular fica responsável pela produção dos movimentos, que podem ser voluntários ou involuntários. Conseguindo ter controle a respeito ou não, os seus músculos são responsáveis desde a sua locomoção até funções mais complexas.

Dessa forma, a massa muscular compreende apenas o peso dos músculos, enquanto a massa magra leva em conta o peso dos órgãos, da pele, dos líquidos, dos ossos e, até mesmo, dos músculos, que são a própria massa muscular. 

A massa magra pode afetar minha saúde? 

Milhares de pessoas decidem malhar e ir em busca do desenvolvimento da sua massa magra o tempo todo. Porém, cada vez mais é comprovado que, além dos seus benefícios estéticos, a massa magra é capaz de conquistar uma vida mais saudável a longo prazo. 

Muitos são os atletas que procuram melhorar sua performance por meio do trabalho da massa magra em seu corpo, mas, até mesmo pessoas comuns podem se beneficiar do aumento dela. 

Dentre os principais fatos que comprovam os benefícios do aumento da massa magra para a saúde, aponta-se a sua capacidade de acelerar o metabolismo e combater doenças. 

Isso porque a massa magra possui a reserva de proteínas que o seu corpo precisa quando adoece e a dieta não é capaz de suprir totalmente, nutrindo e dando forças novamente ao sistema imunológico. 

Além disso, indo contra a tendência à osteoporose com o passar da vida, o aumento da massa magra é capaz de proteger os ossos, até mesmo do envelhecimento. 

Não se limitando em apenas um tipo de prevenção, ao desenvolver a massa corporal magra também entra em cena a prevenção de doenças cardiovasculares e o aparecimento de alguma resistência à insulina e diabetes. 

Segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, os pesquisadores concluíram que a cada aumento de 10% na massa muscular, apontou-se a diminuição de 11% da resistência à insulina. 

A construção da massa magra é um investimento na qualidade de vida e no seu futuro, proporcionando um envelhecimento saudável. E isto não deve ser apenas uma preocupação de atletas e fisiculturistas, mas de todos.

Existe uma porcentagem correta de massa magra? 

Sabendo no que consiste a massa magra, suas funções e sua importância para o organismo e uma vida saudável, gera-se a dúvida de quais seriam os índices ideais da massa magra no corpo. 

A delimitação da porcentagem de massa magra com exatidão é responsabilidade dos nutrólogos, nutricionistas ou profissionais especializados da área da nutrição, ou da endocrinologia. 

Isso porque são capazes de realizar avaliações precisas e orientar adequadamente o paciente, conforme cada caso e suas especificidades. 

Mesmo assim, é possível apontar as estimativas gerais, em que os homens devem ter em torno de 33% de massa magra, e as mulheres cerca de 25 e 30%. 

A massa magra nada mais é do que um sinônimo de saúde. Sendo assim, quanto maior o nível de massa magra, mais saudável se considera o organismo da pessoa. 

Como ganhar massa magra? 

Considerado essencial para uma vida mais saudável, o ganho de massa magra deve ser realizado através de disciplina e constância. Além disso, se aliar às estratégias adequadas e saudáveis para conquistar o seu objetivo é um dos primeiros passos a serem dados.

Assim, para observar os índices aumentando, na receita é preciso incluir a prática de atividade física frequente, uma alimentação saudável e uma rotina que se encaixe em todas essas ações em perfeita harmonia. 

Para isso, o foco deve estar na busca por profissionais e preparadores físicos, que sejam preparados para elaborar um cardápio individualizado e que se adeque às suas necessidades.

Com a ajuda de dietas direcionadas ao seu organismo e colocando em cena alimentos e suplementos que dão o gás que o seu corpo precisa para alcançar os seus objetivos de vida mais saudável, o ganho da massa magra e seus benefícios se tornam realidade. 

E tudo isso pode ser proporcionado para você com muito sabor, sem a necessidade de abrir mão daquilo que você mais gosta. Uma ótima opção é o WHEY PROTEIN GRASSFED da Puravida, que te ajuda a fornecer a energia que seu corpo precisa. 

O whey já é bastante conhecido por ser uma proteína de alto valor biológico e por seu excelente perfil de aminoácidos, já que possui TODOS os aminoácidos essenciais, incluindo a glutamina e os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA).

Além disso, o whey também é excepcionalmente rico em cálcio, sendo que uma dose padrão (30 gramas) fornece 200 mg de cálcio, 20% das necessidades diárias.

E, além disso tudo, o Whey Protein Grassfed ainda é proveniente de um leite de vacas que são criadas soltas, livres e saudáveis, sem ração transgênica, antibióticos ou hormônios. 

3 dicas para ganhar massa muscular

Dar o primeiro passo nem sempre é fácil, por isso, pontuamos 3 dicas que são essenciais para o ganho de massa muscular. Sempre se levando em consideração que é essencial a procura por um profissional adequado para iniciar as mudanças alimentares e práticas físicas. 

Se a busca é pela vida mais saudável e os benefícios são consistentes, porque fazer a curva errada e encontrar problemas nessa jornada? Confira essas 3 dicas que se potencializadas com o foco e a dedicação certos te ajudarão a alcançar os seus objetivos. 

1. Mantenha uma frequência de treinos 

Seja 3 a 5 vezes na semana, é muito importante manter uma regularidade no trabalho muscular. Lembrando que também é primordial o descanso muscular, sendo parte do processo de hipertrofia

2.  Hidrate-se

Que beber água é essencial para a sobrevivência de todos nós já é de conhecimento de todos, mas a hidratação antes, durante e após os treinos colabora para que a síntese proteica ocorra com maior facilidade. 

3. Escolha proteínas eficientes

A alimentação antes e depois dos treinos é parte relevante para que o seu corpo dê conta do recado e você não sofra nenhum tipo de consequência dolorosa.

Por isso, se alie à proteínas adequadas e eficientes. Se você, até mesmo, não tiver muito tempo disponível para se alimentar de forma correta logo após o treino, as barrinhas industrializadas são uma ótima opção. 

Além de serem práticas e fáceis de locomoção, você ainda pode contar com o NATURAL PROTEIN BAR da Puravida, que une todas essas características a um delicioso sabor. As barras de proteína mais deliciosas do mundo! 

Considerações finais

Pois bem, podemos dizer que a proteína é um nutriente fundamental para a construção e manutenção do corpo e é matéria-prima para músculos, tecidos, enzimas e hormônios e fortalecimento da imunidade.