Inovações na estética: confira os novos procedimentos

O mercado de estética, beleza e bem-estar brasileiro é um dos maiores do mundo.

Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos indicam que o país é o terceiro que mais consome produtos e serviços deste tipo, no mundo.

Entre 2015 e 2016, este mercado cresceu 4,6%, empregando mais de um milhão de profissionais.

Para os clientes deste segmento, a boa notícia é que os dias de cirurgias plásticas extensivas, que demandam semanas de recuperação, ficaram para trás.

Atualmente, procedimentos minimamente invasivos são os queridinhos dos pacientes das clínicas, que a eles recorrem para conquistar mais autoestima e bem-estar. Confira, a seguir, algumas destas técnicas:

Acupuntura

A acupuntura não é uma técnica exatamente nova.

Na verdade, ela é milenar, e foi desenvolvida no âmbito da medicina tradicional chinesa. Registros apontam que ela já era empregada há cerca de cinco mil anos. No Brasil, ela foi introduzida na década de 50.

Atualmente, esta técnica alternativa se diferencia por dispensar o uso de medicamentos, ser pouco invasiva e muito eficaz para lidar com problemas comuns de saúde.

É possível, por exemplo, fazer acupuntura para enxaqueca: neste caso, o profissional insere as agulhas em locais específicos, de modo a diminuir – ou até eliminar – a dor.

Por mais que algumas pessoas vejam o controle deste desconforto como algo meramente acessório (muitos preferem simplesmente tomar um analgésico).

A ciência tem concluído que este mal pode desencadear outros problemas de saúde, como lesões cerebrais e doenças cardiovasculares.

Desta maneira, todos que sentem sintomas de enxaqueca e têm a condição confirmada por um médico podem se aproveitar da acupuntura, de modo a obter mais qualidade de vida.

Facetas de porcelana

Muitas pessoas sentem um verdadeiro terror quando pensam em visitas ao dentista.

Contudo, os novos procedimentos estéticos desenvolvidos na área da odontologia têm mudado este quadro: cada vez mais pessoas visitam um profissional voluntariamente, com o objetivo de conquistar um sorriso mais harmônico.

Boa parte delas opta por visitar um especialista em facetas de porcelana.

O motivo é que, ao contrário de tratamentos como o aparelho ortodôntico, que são de longo prazo, esta é uma solução rápida e fácil para corrigir certas imperfeições na arcada.

Como o próprio nome diz, neste procedimento, o dentista fixa pequenas e finas placas, feitas de porcelana, nos dentes da frente.

Elas são elaboradas para ter uma aparência natural, de modo que o tratamento não fica aparente.

Elas recobrem a superfície natural do dente, corrigindo imperfeições quanto à cor e ao tamanho.

Outro tratamento semelhante, que também tem ganhado muitos adeptos, é a lente de contato dental.

Como o nome dá a entender, ela é semelhante à aplicação de facetas de porcelana, mas as placas instaladas são ainda mais finas.

Ambos os procedimentos têm ganhado adeptos por um motivo além da eficiência: eles são indolores, e dispensam anestesia.

Isto porque tudo que o profissional precisa fazer é um leve desgaste do dente, algo que gera um desconforto mínimo.

Novos métodos de clareamento dental

Da mesma forma, há cada vez mais maneiras de obter um sorriso mais branco, mas sem o uso de lentes de contato dentais ou facetas de porcelana, tudo graças às novas técnicas de clareamento dental.

Quando feito em um consultório, o profissional usa certos tipos de luz para resgatar o branco dos dentes, como laser ou LED.

Ele também pode complementar o tratamento com produtos a serem aplicados em casa, pelo próprio paciente.

Contudo, quando as manchas nos dentes não são severas, é possível fazer um clareamento dental caseiro, sem o uso do laser, com técnicas como a aplicação de um gel, normalmente de uso noturno, e produtos com carvão ativado.

Apesar de estas opções não serem tão potentes quando um procedimento feito em consultório, os resultados oferecidos podem ser suficientes para algumas pessoas. Para mantê-los, recomenda-se:

  • Não fumar;
  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Evitar a ingestão excessiva de café;
  • Evitar alimentos ácidos.

Há, por fim, uma nova técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos: o clareamento dental adesivo.

Como o próprio nome diz, dispensa-se o uso do gel, e usa-se uma tira adesiva específica, o que significa mais praticidade. Ainda assim ele requer os mesmos cuidados que os outros tipos do procedimento.