Itens que compõem um laboratório de sucesso

De acordo com especialistas, a pesquisa é algo fundamental para o avanço tecnológico e econômico de um país. O motivo por trás disso é o fato de que é só por meio dela que podem ser desenvolvidas as soluções para diversos problemas que afetam a sociedade, como a descoberta de novos tratamentos para doenças e a elaboração de equipamentos inovadores.

Por sua vez, para que os profissionais da área possam realizar suas pesquisas, eles dependem de uma infraestrutura básica. Ou seja, um laboratório adequadamente equipado para a sua rotina de trabalho.

Deste modo, eles poderão completar seus experimentos, avaliar os resultados e transformá-los em novas soluções para a sociedade.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns equipamentos básicos para um laboratório de sucesso, que poderá abrigar os mais diversos equipamentos.

  1. Boa ventilação

Muitas pesquisas envolvem a manipulação de compostos químicos. É o caso, por exemplo, de investigações nas áreas de medicina, farmácia e alguns campos da engenharia: Sem reagentes, não é possível realizar os experimentos necessários à resolução da pergunta de pesquisa.

Por esse motivo, é fundamental que todo e qualquer laboratório ofereça segurança a quem manipula tais compostos. Isso, por sua vez, passa pela boa ventilação do local, de modo que o ar seja sempre renovado e não haja uma grande concentração de químicos no ar. Do contrário, a segurança dos cientistas pode estar em risco.

A boa notícia é que há diversas maneiras de fazer com que isso aconteça. É possível, por exemplo, instalar um Exaustor portátil em experimentos mais arriscados.

Do mesmo modo, é fundamental que o desenho da área do laboratório favoreça a circulação do ar por meio do posicionamento estratégico de portas e janelas. Assim, evita-se acidentes causados pela inalação de químicos nocivos.

  1. Equipamentos de iluminação

Boa parte das pesquisas realizadas em laboratórios exige exatidão. O motivo por trás disso é o fato de que cientistas corriqueiramente realizam atividades como:

  • Mescla de substâncias químicas;

  • Aquecimento e resfriamento de objetos e substâncias químicas;

  • Manipulação de circuitos eletrônicos;

  • Análise de reações químicas.

Como nessas atividades é fundamental que o cientista possa observar seu objeto de estudo detalhadamente, é essencial que o laboratório conte com itens como uma torre de iluminação com lâmpadas de LED.

O motivo por trás disso é o fato de que tais objetos melhoram a visibilidade no local, permitindo que os profissionais trabalhem com mais exatidão e segurança.

  1. Prensa isostática

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todos os projetos de pesquisa inovadores envolvem desenvolver um equipamento robusto ou um medicamento poderoso. Isso porque, em alguns casos, uma simples modificação em algo que já existe já é de grande ajuda para a sociedade, como no caso de peças para máquinas.

Para que esse tipo de inovação seja possível, é imprescindível contar com equipamentos adequados para a confecção de protótipos, como a prensa isostática.

De modo geral, a peça consiste em uma pequena máquina que serve como molde para materiais como a cerâmica, fazendo com que a matéria-prima assuma a forma desejada de forma fácil e rápida.

  1. Fornos para tratamento térmico

Apesar de as prensas serem algo extremamente importante, elas, por si só, não são o suficiente para criar novas peças.

Nesse contexto, também é preciso que a sua matéria-prima assuma o ponto ideal para ser trabalhada. Isso, por sua vez, costuma envolver o controle de temperatura.

Os metais, por exemplo, são mais fáceis de se lidar quando estão quentes e próximos ao ponto de fusão.

Mais uma vez, existe um equipamento projetado especialmente para essa finalidade: o forno para tratamento térmico. Trata-se de um forno que é desenhado levando em conta as necessidades de laboratórios, como o alcance de uma temperatura mais alta que a dos itens domésticos e um acompanhamento mais preciso.

  1. Itens para solda

Por fim, há, ainda outro item fundamental para a confecção de peças e equipamentos inovadores em laboratórios: o Maçarico de solda.

O equipamento trata-se de um item que gera uma chama em altíssima temperatura e que, consequentemente, é capaz de fundir metais que entrem em contato com ela.

Apesar disso, ela pode ser usada de uma maneira muito mais exata, já que a chama pode ser direcionada para apenas um ponto, fundindo o metal e permitindo a junção de peças e até mesmo a fabricação de um tubo.

Além da máquina de solda em si, é fundamental contar com o gás para solda. Vendido em botijões, ele é o responsável por alimentar a chama, permitindo fundir os metais conforme as exigências de um projeto