Itens que podem aprimorar as casas de repouso

Casas de repouso fazem parte do ramo de cuidado de idosos que vêm crescendo cada vez mais mundialmente, graças ao aumento da população idosa e a preocupação mais urgente com a saúde e, não apenas isso, com o bem-estar.

Uma casa de repouso de qualidade e que queira atrair mais clientes deve investir em certos equipamentos indispensáveis para a qualidade de vida de seus internos e para facilitar o trabalho de cuidadores e enfermeiros que fazem parte da instituição.

Os tipos de cadeira de rodas e suas especificações

Cadeira de rodas preço médio a alto de investimento, podem ser de uso particular ou de mais de uma pessoa, conforme a necessidade.

São indispensáveis por ser um instrumento que oferece maior conforto na locomoção do paciente idoso que tem limitações físicas.

E, na maioria das vezes, tem dificuldades até mesmo em movimentar a própria cadeira, assim a cadeira de rodas permite que outra pessoa o possa ajudar sem precisar submetê-lo a situações que podem ser constrangedoras a ele, como ter de ser carregado. Mesmo que o uso seja pontual torna o trabalho mais eficiente.

cadeira de rodas eletrica proporciona ainda mais autonomia ao idoso pois este pode se movimentar na cadeira motorizada através de um controle, sem arriscar a prejudicar a própria saúde.

Por ser um equipamento de alto investimento é preciso avaliar o tipo de público ao qual a casa de repouso se destina, pois não é um equipamento interessante de ser armazenado no local para raro uso ou mesmo algo que se possa ser custeado para todos os clientes, sendo um caso com muitas particularidades que deve ser discutido com, se possível, o próprio idoso e seus responsáveis.

Qualquer que seja o caso, as cadeiras precisam de manutenção e acessórios específicos para garantir maior comodidade, como almofadas em gel que aliviam a pressão do corpo na cadeira.

Peças para cadeira de rodas específicas para conserto nas cadeiras são um baixo investimento se a manutenção for feita corretamente e de forma regular.

As cadeiras de banho são similares às cadeiras de rodas e tem a função de facilitar o banho do idoso que não pode se movimentar e banhar-se sozinho.

A diferença está no assento que é de plástico, porque entra em contato com a água, e na maioria das vezes tem o mesmo formato de um assento de vaso sanitário, o que facilita o acesso às partes íntimas da pessoa que precisa ser limpa.

cadeira para banho também é usada aliada à um penico e evita que o idoso precise ser posto em um vaso sanitário, e sua presença em casas de repouso é tão obrigatória quanto da cadeira de rodas manual.

A utilização de fraldas geriátricas

Porém não é todo caso que o idoso consegue comunicar sua vontade de usar o banheiro, simplesmente por sua saúde frágil não o permitir saber quando isso irá acontecer.

Nesse caso é preciso que seja usada a fralda geriatrica, semelhante às fraldas usadas por bebês, o paciente pode usá-las sem ter de se deslocar a um vaso ou cadeira para banho, e sem o incômodo de ficar molhado ou com mal cheiro por causa disso, até o momento que for estritamente necessário trocar a fralda.

fralda para adulto tem custo alto e se possível deve ser providenciada pela família ou responsáveis do idoso. Caso não haja essa alternativa é um investimento interessante de ser feito pela própria casa de repouso.

Pois apesar do preço é uma ferramenta que facilita o trabalho dos funcionários, promove conforto ao paciente e garante as condições de higiene necessária para manutenção da saúde, o que é uma obrigação da instituição providenciar.

Por fim, uma lista de outros equipamentos relevantes:

  • Andadores
  • Bengalas
  • Barras de apoio
  • Piso antiderrapante

Assegurando um ambiente adequado para o idoso, a casa de repouso pode funcionar com eficiência e qualidade, promovendo um ambiente acolhedor para que essa fase tão importante da vida seja vivenciada com a dignidade e o respeito que merece.

Seus instrumentos diferenciados visam readaptar a rotina do cliente que enfrenta grandes mudanças no seu dia-a-dia e na maneira com que costuma realizar suas atividades.

Portanto todo investimento feito com a finalidade de facilitar essa transição faz da casa de repouso um lugar adequado, muitas vezes mais do que a própria casa da pessoa e/ou familiares.

Aliando os equipamentos com funcionários responsáveis a casa de repouso está pronta para funcionar e acomodar.