Limpeza e segurança em laboratórios clínicos

laboratórios

Os laboratórios clínicos são muito importantes para o bom desenvolvimento dos exames que os médicos pedem aos seus pacientes e para a identificação de doenças e a também a qualificação dos hormônios, células e outros componentes estão em níveis normais.

No entanto, para que esses laboratórios entreguem bons resultados para os médicos e para os pacientes é preciso que estes tenham fornecedores de matéria-prima para produtos de limpeza bem adequados, com uma equipe que saiba exatamente como lidar com os muitos equipamentos que possuem nesse ambiente.

Neste artigo abordaremos alguns componentes que são fundamentais para a segurança e para a limpeza para essas análises clínicas tão fundamentais para o diagnóstico e também tratamentos diversos, tanto em clínica de fisioterapia como em outros ambientes.

A segurança nos laboratórios

O laboratório de análises clínicas é muito importante dentro dos quadros médicos, afinal, por meio dos seus relatórios e resultados de exames, os médicos sabem exatamente o que está ocorrendo com os pacientes.

Por isso, que para garantir que tudo funcione da melhor maneira possível é preciso que haja a segurança desses espaços.

Além da análise clínica química e biológica, mas, também se aplicam em ambientes onde se realizam testes clínicos mais físicos como o ergoespirometria.

A segurança do trabalho é aplicado em muitos setores, inclusive em mercados, indústrias e são regidas por uma série de leis, e elas visam evitar acidentes e garantir que os ofícios sejam feitos com a maior segurança possível, evitando que o trabalhador tenha sua saúde e integridade física comprometida.

A segurança do trabalho está presente desde a clinica fisioterapia até aos laboratórios clínicas e visam a proteção do trabalhador de situações perigosas como:

  • Eletricidade;
  • Operação de máquinas;
  • Manuseio de produtos químicos;
  • Contato direto com os agentes biológicos.

Uma das melhores formas para a segurança nos laboratórios clínicos são os usos dos conhecidos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e os EPC’s – Equipamentos de Proteção Coletiva.

Os EPI’s são aqueles usados de forma individual como luvas, capuzes, capacetes, jalecos, calças, botas, óculos, viseiras e protetores auriculares.

Os EPC’s por sua fez são usados pelo ambiente, fazendo com que a segurança chegue a todos como corrimão, piso antiderrapante, materiais sinalizadores.

De forma geral, existem alguns pontos para evitar acidentes em laboratórios como:

  • Investir em capacitações dos colaboradores;
  • Escolher os equipamentos corretos;
  • Instalar pisos antiderrapantes;
  • Estabelecer protocolos padronizados;
  • Uso obrigatórios dos EPI’s e EPC’s.

Agora que vimos que a segurança é muito importante para que os testes clínicos e os teste ergoespirométrico funcione da forma mais adequada possível.

No tópico abaixo falaremos sobre a limpeza dos ambientes nos laboratórios.

A limpeza nos laboratórios

Os laboratórios clínicos precisam de normas de limpeza altamente rigorosas assim como as regras de segurança do trabalho. Isso acontece por conta dos elementos que passam por ali, principalmente, amostras biológicas.

Um exemplo é que as ferramentas manipuladoras sempre passem pelo autoclave, bem como o descarte de material cortante ou de coleta em caixa específica, e as vidrarias que de alguma forma ou de outra quebraram precisam ser recicladas.

Além de evitar proliferação de germes nas análises clínicas ou contaminar o ar durante a realização do teste ergoespirométrico, a limpeza é fundamental para que as pessoas que circulam pelos ambientes fiquem seguras.

Deve-se usar produtos específicos para limpar esses tipos de ambientes, pois, a utilização de materiais inadequados podem reagir com os produtos ali existentes e causar contaminação de amostras e também outras situações muito ruins.

Para cada elemento do laboratório é preciso usar materiais diferentes, afinal, existem equipamentos diferentes como vidrarias, que precisam de assepsia e esterilização.

As vidrarias devem ser usados detergentes especiais em água corrente e enxaguar com água destilada, e no caso dos tubos de ensaio é preciso o uso de escova especial.

Os tubos devem ser invertidos na estante para que se podem secar rapidamente. Os materiais volumétricos devem ser secos em temperaturas ambientes e os não volumétricos precisam ser colocados nas estufas.

Os instrumentos metálicos devem ser limpos com álcool 95%, seguindo de éter e o armazenamento feito em recipiente forrado com o papel alumínio com glicerina.

Assim, neste artigo vimos que a segurança e a limpeza dos ambientes são fundamentais para o bom desenvolvimento e resultados dos exames.