Magnésio: para que serve e principais benefícios

Com certeza você já ouviu falar em Magnésio (Mg), talvez você só não saiba  o que é, de fato, o Magnésio, quais são seus benefícios, qual o papel que desempenha no corpo humano e tudo mais. Bom, tenho uma ótima notícia, nesse artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse nutriente. Além disso, você vai sanar suas dúvidas e entender como ele participa das funções do nosso corpo. Então, vamos, de fato, ao que interessa!

O que é magnésio e para que serve? 

Certamente você já viu várias propagandas dele por aí, nas redes sociais, televisão, farmácias, mas dificilmente eles explicam o que é e qual a função que ele realiza no nosso corpo. Pois bem, o magnésio é um mineral essencial para o funcionamento do corpo humano, um dos principais, porém ele não é produzido pelo nosso organismo, mas é necessário para desempenhar várias funções, ele também pode ser encontrado nos alimentos ou como suplementos alimentares.

O que é magnésio? 

Dentre as mais de trezentas e cinquenta reações metabólicas do magnésio no organismo, o maior papel dele está em desempenhar o fortalecimento dos ossos. Ele também é responsável pela produção de ATP, energia, síntese de proteínas e mais. Abaixo listei as categorias dessa substância e em qual parte do nosso organismo eles agem. Continue lendo para saber o que é magnésio e para que serve.

Magnésio serve para pressão arterial? 

Segundo estudos publicados, foram feitos ensaios com pessoas utilizando a suplementação de magnésio. Ao fim das pesquisadas foi verificado que quem suplementou esse composto teve uma redução drástica na pressão arterial. Ou seja, ele contribuiu ativamente para que esse resultado fosse possível. Além disso, indivíduos com pre-disposição a doenças crônicas foram os que obtiveram melhor eficácia.

Magnésio serve para os músculos? 

De antemão, podemos afirmar que todas as pessoas que praticam atividades físicas buscam uma melhora nos músculos. Então, fique sabendo que o magnésio é um dos minerais responsáveis pela regulação deles. Ou seja, seu uso está totalmente ligado o alto desempenho que você pode adquirir. Por fim, ele trabalha ativamente para a recuperação dos seus músculos e pela energia fornecida.

Magnésio serve para melhorar a imunidade? 

Aliás, essa é uma boa pergunta. De modo geral, o que a maioria das pessoas procura ao fazer suplementação, é melhorar a imunidade. Além disso, os desempenhos melhorarão nessa mesma proporção. Ou seja, quando estamos carentes de alguns nutrientes e vitaminas, nosso corpo tende a diminui todos os outros estímulos. Por isso, muitas vezes percebemos queda de cabelo, cansaço, unhas fracas e outros.

Segundo estudos, o magnésio é um dos principais componentes do nosso organismo que fazem todos os outros funcionarem corretamente. Sendo assim, se ele estiver em uma boa quantidade no nosso corpo, tudo ao seu redor funcionará melhor. Tal qual um “robozinho” ele trabalha praticamente em conjunto com todas as células para fazer a nossa limpeza interior.

Tipos de magnésio e para que servem:

Dimalato — tem ligação direta com a atividade muscular. Indicado para relaxar os músculos e diminuir a fadiga. Existem estudos que comprovam a diminuição nos problemas cardíacos como a arritmia. Outros benefícios são a melhora na osteoporose e fibromialgia.

Magnésio Quelato ou Bisciglicinato —  é o que tem ação no sistema nervoso. Ele é o mais indicado no tratamento de dores de cabeça crônica e enxaqueca, pode ainda auxiliar na diminuição da ansiedade e do estresse. Inclusive o Journal of Emergency Medicine publicou um estudo relatando a diminuição de dores, um exemplo seria as cólicas menstruais.

Treonato —  está totalmente conectado com as funções cerebrais, por isso o seu uso melhora as atividades ligadas à concentração, memória e aprendizado.

Principais benefícios do magnésio para a saúde

Além de todos os benefícios já citados anteriormente, o magnésio faz muito mais pela nossa saúde. Abaixo estão listados os principais vantagens que você tem ao fazer a suplementação desse composto.

  • Melhora o desempenho fisiológico — ação muscular;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose — melhora óssea;
  • Ajuda no controle metabólico e controle da diabetes — regula os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminui o risco de doença cardíaca — ação vasodilatadora;
  • Alivia a azia e má digestão;
  • Ajuda no equilíbrio da pressão arterial;
  • Melhora o humor — ajuda na produção de serotonina.

 

Para quem o magnésio é indicado? 

A suplementação do magnésio é indicado para todas aquelas pessoas que possuem dificuldades de alcançar a ingestão através dos alimentos. Porém, as dosagens diferem para homens e mulheres, assim como para grávidas. Porém, ninguém deve recorrer a medicamentos, suplementos e outros compostos, no geral, sem uma indicação médica ou de um nutricionista.

  • Homens até 400mg (quantidade diária);
  • Mulheres até 310 mg (quantidade diária);
  • Grávidas e lactantes até 360mg (quantidade diária).

Contraindicações do magnésio

Como tudo na vida em excesso faz mal, não seria diferente com o cloreto de magnésio. Por isso, é essencial que em todo tipo de suplementação haja sempre um acompanhamento profissional. Os efeitos colaterais causados por grande ingestão do comporto podem ser graves, inclusive com problemas renais. Mas existem outros sintomas como: diarreia, vômitos, fraqueza, falta de ar.

Qual o melhor magnésio?

A GoodSpine oferece o melhor suplemento de magnésio do mercado. A combinação de magnésio, zinco, selênio, vitamina E e fósforo são essenciais para o funcionamento correto do nosso organismo. A fórmula criada após anos de pesquisa junta os minerais mais importantes para o corpo para facilitar e potencializar os seus benefícios. Cada  um desses nutrientes é importantíssimo às atividades fisiológicas diárias, porém quando trabalham em conjunto estes benefícios se potencializam e aumentam o seu alcance.