Marketing Odontológico: aprenda como fazer da maneira correta!

O marketing é muito importante para o sucesso nos negócios, até mesmo no universo da saúde. Com estratégias inteligentes, os profissionais de odontologia podem se beneficiar do marketing odontológico, que ajuda a aproximar o dentista dos seus pacientes, mas de forma qualificada e conforme algumas diretrizes estabelecidas pelo setor.

O que é marketing odontológico?

O marketing odontológico consiste em um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em consultórios e clínicas odontológicas para atrair clientes.

É uma excelente ferramenta para aumentar a receita e, quando bem utilizada, gera lucros e ajuda a conquistar a confiança do público. 

Com o surgimento e sucesso do marketing de conteúdo, as técnicas de marketing passaram a ter grande importância nos negócios e possibilitaram que diversos segmentos, como os de saúde, também ganhassem vantagens competitivas e se posicionassem frente ao consumidor, de forma educativa.

O marketing odontológico faz a diferença nos negócios

Colocar em prática algumas estratégias de marketing para promover o seu consultório é uma ótima maneira de se diferenciar dos concorrentes.

O mercado de odontologia cresceu consideravelmente nos últimos anos e com tantos profissionais no mercado, a concorrência é acirrada. Assim, ter um diferencial pode ajudar a construir autoridade e credibilidade naturalmente.

O marketing odontológico permite que os profissionais sejam reconhecidos pelos pacientes e colegas de trabalho como referência em sua especialidade. 

Esse é um dos principais pilares desse formato e representa o famoso marketing de sucesso: ser reconhecido por profissionais da área e pelo público, além de ter os seus serviços sendo indicados.

Como colocar em prática o marketing odontológico de forma ética?

O código de ética de odontologia é responsável por regularizar os direitos e deveres dos profissionais da área. No código, há uma parte específica de marketing, com regras do que pode ou não ser feito.

Por isso, é importante ler o documento para executar as estratégias de forma ética.

Basicamente, as diretrizes orientam quanto a qualidade e direcionamento dos materiais criados, que devem consistir em conteúdos informativos e educacionais, sendo vedada a propaganda direta, a estipulação de preços e a garantia de resultados para os procedimentos realizados.

Benefícios do marketing odontológico

Os dentistas podem ter muitos ganhos ao investir nas estratégias de marketing. Algumas das principais vantagens são:

  • Aumenta a lucratividade do consultório ou clínica;
  • Atrai novos (e qualificados) pacientes;
  • Instrui e fideliza pacientes;
  • Traz diferenciação perante os concorrentes;
  • Melhora o relacionamento;
  • Apresenta baixo custo de implementação (em comparação a outras ações);
  • Oportuniza que o consultório se torne referência no setor;
  • Possibilidade de oferecer ótimas experiências ao público.

Estratégias de sucesso no marketing odontológico

Para a implementação do marketing em respeito às diretrizes do setor, alguns cuidados e práticas são necessários.

Inclusive, cabe ressaltar que há várias estratégias que podem ser incorporadas nos negócios de odontologia. As mais utilizadas consiste em:

  1. Otimização das páginas no Google Meu Negócio

Trata-se de uma estratégia básica e pode ser feita logo no início do negócio, após a abertura. 

Uma página no Google Meu Negócio permite pesquisar os dentistas por proximidade ou local. Assim, quando o paciente realiza a pesquisa, as informações sobre procedimentos, horários de atendimento e contatos aparecem na página de resultados.

Inclusive, o usuário não precisa pesquisar diretamente pela clínica, visto que a localidade e o segmento procurado podem ser usados como referência ao apontar os resultados.

  1. Participe de eventos

Participar de eventos é algo interessante para criar network e levantar materiais e conhecimentos que podem ser desenvolvidos posteriormente. 

Essa estratégia não gera resultados imediatos, mas é ótimo para fazer networking com outros profissionais e colegas da área.

Os profissionais, ao simpatizarem com você, podem indicar o seu consultório/clínica para outras pessoas.

Ao frequentar eventos, é fundamental ter um cartão de visitas para distribuição.

  1. Aposte no poder do vídeo marketing

Para ter autoridade, os leads (potenciais clientes) precisam ver o que os profissionais da área estão fazendo. Uma maneira de mostrar o seu trabalho ou agregar materiais educacionais mais dinâmicos é por meio de vídeos.

Os vídeos são conteúdos que permitem mostrar informações mais aprofundadas e complexas com rapidez, sendo de mais fácil absorção. 

Além disso, o profissional falando no vídeo cria a sensação de aproximação e confiança com o público.

O vídeo marketing pode ser feito em plataformas como o Youtube ou o Instagram, como no IGTV, agregando bons resultados.

  1. Tenha um site otimizado

Um site é um excelente cartão de visitas, porque é a partir dele que os pacientes vão conhecer o seu consultório/clínica e, consequentemente, o seu trabalho. Com isso, podem decidir se devem ou não investir nos seus serviços.

Com um design responsivo e técnicas de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, é possível posicionar o site nos mecanismos de busca e proporcionar uma excelente navegabilidade aos usuários. 

Um contato fácil e ágil entre o profissional e o paciente é outro diferencial importante.

Algumas das funcionalidades que o seu site pode ter são:

  • Blog com conteúdos otimizados para SEO;
  • Chat para marcação de consultas ou avaliações;
  • Histórico ou perfil dos profissionais que trabalham na clínica/consultório;
  • Informações de contato.
  1. Utilize lembrete para as consultas

Alguns pacientes se esquecem de agendar as consultas, principalmente se é alguma revisão, ou um procedimento depois de um longo período sem ir ao dentista.

Pedir permissão para os pacientes para enviar lembretes é uma estratégia interessante. 

Assim, caso o paciente já tenha marcado a consulta, enviar lembrete um dia antes para confirmação é um jeito das pessoas não se esquecerem da consulta e demonstra o valor do paciente para o espaço.

O procedimento pode ser feito por Whatsapp, SMS ou e-mail automatizado.

Portanto, os investimentos em marketing odontológico são importantes e muito úteis para aumentar a credibilidade do consultório/clínica, promovendo ganhos aos profissionais e muito sucesso ao negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *