Medicina alternativa apresenta novas possibilidades de cura

A medicina tradicional é bem abrangente, envolvendo anos e anos de estudos dos profissionais, e a aplicação de diferentes equipamentos, para os cuidados com o corpo humano, e suas funcionalidades, muitas vezes bastante complexas.

Todavia, algumas pessoas preferem seguir uma linha mais alternativa, escolhendo o uso de ervas medicinais, que são utilizadas há muito tempo pela humanidade, e dispensando o uso de remédios de fabricação artificial, mesmo que eles usem componentes da natureza em suas fórmulas.

Por menos química no corpo

Isso também serve para a busca por uma saúde mais equilibrada, para tratamento de doenças crônicas, e que podem ser tratadas por especialistas ligados à medicina alternativa, que está há milhares de anos sendo colocada em prática pelas mais diferentes culturas presentes no mundo.

Entre essas alternativas, estão a homeopatia, a naturopatia, e a medicina tradicional chinesa.

São técnicas colocadas em prática por profissionais da área médica, que podem ser funcionais na complementação à medicina moderna, com toda a disponibilidade de equipamentos ligados à tecnologia e aos estudos avançados no campo médico.

Nesse contexto, apresenta-se a acupuntura para enxaqueca, que é bastante comum em pessoas que sofrem com o estresse do dia a dia, além do sedentarismo a alimentação irregular.

As pessoas encontram, nesse tipo de medicina alternativa, uma cura, ou pelo menos uma forma menos invasiva, de se tratar de um mal-estar que o corpo humano apresenta.

Por utilizar técnicas milenares, os pontos de cura podem estar relacionados a outras partes e funcionalidades do corpo humano.

São essas áreas que a acupuntura para dor de cabeça atinge, com a utilização de agulhas em áreas estratégicas, e que tratam dos males sofridos pelo corpo de maneira pontual e conclusiva.

Para a cefaleia, ou dor de cabeça, entre os pontos de atenção, e que devem receber tratamento, segundo a medicina alternativa, estão:

  • No meio da testa, entre sobrancelhas;
  • Acima do nariz;
  • Na região da nuca;
  • Entre a boca e o nariz.

Como as dores podem ser variáveis, o profissional deverá fazer uma verificação atenta quanto ao tipo de alimento consumido pelo paciente, como a ingestão de comidas muito gordurosas, ou então de bebidas alcoólicas, que podem prejudicar o estômago, o fígado e os rins.

Por isso, é imprescindível que o paciente seja sincero quanto às informações passadas para o médico, seja tradicional, ou alternativo, pois isso pode mudar todo o tratamento que será repassado, assim como a aplicação das agulhas nos pontos corretos do corpo humano.

Manutenção preventiva corporal

Para que a saúde de uma pessoa não sofra os diversos males, é preciso contar com uma vida regrada, sem cometer excessos, ou ter uma alimentação baseada em produtos como lanches rápidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Uma salada, com diversificação de folhas e legumes, consumo de suco natural e ingestão de frutas, pode ajudar bastante na prevenção quanto a doenças, principalmente para evitar diabetes e pressão alta, o que pode desencadear diversas outras doenças.

A rotina pode ser dividida entre trabalho e estudos, em conjunto com o lazer, que pode estar atrelado à prática de exercícios físicos.

Para as dores musculares, é possível contar com com os serviços de um massagista 24h, que atenderá os clientes em um local específico, ou até mesmo em domicílio.

Muitos profissionais dessa área possuem equipamentos móveis, assim como pomadas e cremes que ajudam na circulação sanguínea, e que podem ser carregados para qualquer lugar, contanto que tenha espaço para a instalação de uma maca especial, que permite a realização do trabalho de forma rápida e eficiente.

Há locais fixos, que oferecem massagem 24 horas, para atletas e não atletas, que querem apenas o alívio muscular, sem a necessidade de utilização de remédios ou drogas oferecidas pelo mercado farmacêutico.

Esse tipo de serviço se presta, também, à medicina alternativa. A quiropraxia é praticada por profissionais que estudam técnicas avançadas de massagem, aliviando dores nas costas, nas pernas e nos braços.

Quem sofre com problemas de articulação, encontra no pilates para iniciantes uma forma de alongar os músculos, sem o impacto dos exercícios de musculação e aeróbico, que podem prejudicar ainda mais as dores do corpo humano.

Realizado em um ambiente relaxante, esse tipo de exercício utiliza o próprio corpo humano como ferramenta de articulação, exigindo maior elasticidade e proporcionando mais resistência corporal e respiratória dos praticantes.

Em exercícios que precisam do uso de equipamentos, o pilates com bola pode ser ideal para pessoas que já possuem certa desenvoltura corporal, e querem implementar novos movimentos aos braços, às pernas e ao tronco.

Os tratamentos alternativos podem atender diferentes pacientes, assim como manter o corpo saudável com a prática de exercícios físicos, mesmo que não sejam impactantes para os nervos e músculos do corpo. O importante é se movimentar e se prevenir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *