Conheça 8 melhorias para aplicar em seu consultório

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A experiência em uma clínica médica envolve várias frentes: atendimento, decoração, organização do espaço… Então, implementar melhorias consultório é muito importante.

Os pacientes são influenciados por uma multiplicidade de fatores na hora de ir até o espaço físico de um consultório.

Erros na agenda do especialista podem impedir que o mesmo paciente volte a se consultar ali, por exemplo. 

Logo, é necessário pensar o atendimento médico para além da competência do especialista. Ou melhor, refletir essa competência em todas as características do consultório e outros fatores que influenciam na qualidade do atendimento e fidelização do paciente.

A seguir, veja 8 melhorias que você pode aplicar no seu consultório, levando em conta todas as frentes citadas.

O que fazer para ter um consultório de qualidade?

As dicas que listamos aqui giram em torno de estratégias de organização, melhorias de espaços e equipamentos, bem como o uso de tecnologias para otimizar o atendimento e mais.

O nosso objetivo é evidenciar os pontos principais para ter um consultório de excelência. 

1. Humanize-se

O primeiro ponto que destacamos é a humanização do atendimento. Em outras palavras, é preciso falar com o paciente, ouvi-lo ativamente e resolver as dúvidas e dores dele.

Se o médico não está olhando nos olhos do paciente ou prestando a devida atenção a ele, isso pode impactar no atendimento, reduzindo a interação do paciente, criando uma barreira e até podendo comprometer o diagnóstico. 

Assim, não basta ter um bom consultório, repleto de tecnologia de ponta no mercado, é preciso ter uma equipe atenciosa.

Além disso, é possível otimizar os processos de atendimento e facilitar os retornos do paciente, seja por meio de um histórico claro ou um software que permite registrar os atendimentos e dores.

Quanto mais informações sobre o paciente o médico tiver, mais dados ele pode inserir no prontuário digital e o atendimento fica mais aprofundado.

2. Invista em sistemas de gestão

Os sistemas de gestão estão muito presentes na grande maioria das empresas em todo o mundo. Eles são essenciais para apoiar os departamentos de gestão e melhorar todos os fluxos da clínica. 

Isso ocorre principalmente quando se trata da liberação de despesas, investimentos e lucros.

O programa de gestão é muito importante porque consegue conciliar o fluxo de caixa com o valor investido na melhoria das instalações, equipes e serviços.

3. Pense na decoração

Todo mundo gosta de frequentar lugares bonitos e agradáveis. Por isso, investir no design e na decoração da clínica é uma ótima opção para melhorar o atendimento ao paciente e mantê-los mais confortáveis e até mais tranquilos.

Mas atente-se, não estamos falando de gastar uma fortuna com itens de luxo. 

O importante é sempre manter as acomodações confortáveis, ter paredes pintadas em cores suaves, boa distribuição dos móveis e salas, bem como contar com itens decorativos agradáveis e que remetem a especialidade de atendimento já é um bom começo.

A iluminação também é digna de nota. Não tenha nem luzes muito fracas, nem luzes muito fortes. Mantenha um bom equilíbrio.

4. Treine a equipe

Algumas empresas das mais diversas áreas de atuação estão investindo cada vez mais na capacitação dos colaboradores.

É sempre importante atualizar sua equipe. Por isso, ofereça cursos relacionados a empresas, melhorias aplicadas e até para ampliar a atuação desses profissionais. Isso pode ser feito na própria clínica ou contando com parcerias.

Inclusive, cabe ressaltar que o treinamento atua também como uma forma de ‘agradecer’ aos funcionários e ajudá-los a crescer profissionalmente.

Bonificações desse tipo farão com que o compromisso deles com o trabalho seja ainda maior.

5. Promova pesquisas de satisfação

Muitos pensam que as pesquisas de satisfação já foram esquecidas, mas vale a pena usá-las para analisar como os serviços são prestados e pensar no que pode ser melhorado na clínica, no ponto de vista do seu paciente.

As pesquisas de satisfação podem ser realizadas presencialmente ou virtualmente por meio de:

  • Formulários após a consulta;
  • Google Forms;
  • Enquetes nas redes sociais;
  • E-mail.

Isso é muito importante, pois você pode encontrar falhas no sistema de agendamento online e corrigi-las logo em seguida. 

Dessa forma, você desenvolve novas estratégias para evoluir seu atendimento continuamente.

6. Mantenha os dados dos clientes seguros

As práticas médicas são fáceis de conectar diretamente ao seguro de saúde, para que você possa usar o software de gerenciamento para se conectar instantaneamente à empresa e ver o status do seguro e detalhes da cobertura, agilizando a liberação de procedimentos, por exemplo. 

Para um melhor uso, o software de gerenciamento de consultório médico é construído com recursos de segurança robustos para proteger as informações confidenciais do paciente.

Direcionar recursos para preservar esses dados é extremamente importante. Qualquer erro nesse sentido pode danificar a reputação da clínica para sempre.

7. Cuide da infraestrutura

A infraestrutura é essencial para todos os tipos de negócios. Para o consultório, nada muda. 

Inclusive, por se tratar de um ambiente relacionado à saúde, a limpeza, a ordem e o uso de software manutenção para garantir a qualidade dos equipamentos utilizados e da própria estrutura da clínica são ainda mais essenciais.

Desse modo, a fachada deve ser elegante e alinhada com a cultura e os valores da empresa. Pintura descascada e jardins mal cuidados não combinam com isso e podem causar uma má impressão nos pacientes. 

Afinal, qual é o cuidado que será prestado ao paciente com tais ‘descuidos’?

A sala de espera também precisa de atenção especial – afinal, os pacientes passam muito tempo lá.

O ar condicionado é essencial, assim como bons assentos, revistas, televisões e bebedouros.

Finalmente, o consultório em si deve ser completamente higienizado e equipado com móveis adequados para dar toda a confiança ao paciente e facilitar o processo de higienização.

8. Faça ações de marketing

Um consultório médico também tem muito a ganhar com estratégias de marketing digital!

Seja com a gestão de redes sociais, atendimento virtual ou táticas de pós-venda por e-mail, a divulgação personalizada faz muita diferença.

Lembre-se que o atendimento segmentado é crucial para manter os pacientes engajados com o consultório.

Considerações finais

As 8 melhorias que abordamos contemplam atendimento, decoração e tecnologias em geral. Use-as para oferecer uma experiência de alto padrão para seus pacientes e ampliar as suas oportunidades.

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