Conheça os modelos de sistema de exaustão para laboratórios

Todo o experimento laboratorial, seja na área de biologia, química, bioquímica ou clínica e hospitalar, pode gerar um potencial risco à todos aqueles que operam e atuam em laboratório.

Um destes riscos, está relacionado à exposição aos gases tóxicos que, se respirados ou colocados em contato com a superfície cutânea, podem prejudicar seriamente a saúde.

Um sistema de exaustão para laboratório, fica responsável, portanto, pela eliminação ou limpeza destes gases perigosos, que são emitidos durante os processos químico-físicos.

Deve-se à isso, a sua importância, pois a livre circulação do ar e a neutralização dos gases, são fundamentais para que se mantenha a integridade e segurança da profissão laboratorial.

Este tipo de sistema, é algo básico e essencialmente obrigatório. Para que um sistema funcione de maneira eficiente, faz-se necessário que seja escolhido corretamente o mobiliário para laboratório.

Atentando-se para as devidas funcionalidades de cada um. Dentre as opções que integram o sistema, existem exaustores, lavadores de gases, coifas simples e coifas articuladas.

Os laboratórios são justamente tidos como locais limpos, seguros e organizados, onde as pessoas que atuam, são especialistas no manejo dos objetos que oferecem periculosidade.

Logo, para que isso se concretize, os objetos escolhidos para compor o arsenal laboratorial devem originar-se de empresas sérias e referenciais, além de ser importante avaliar a troca e a validade dos mesmos.

A organização e o bom planejamento de um laboratório, carregam a imagem da qualidade e do funcionamento do trabalho que é realizado neste local.

Por isso, saiba como funciona cada equipamento, a fim de entender qual se encaixa às diversas necessidades e procedimentos realizados.

Coifas de exaustão

Uma coifa de exaustão para laboratório, é responsável por absorver os gases tóxicos, cáusticos ou irritantes e impedir a sua contaminação. Através disso, ela impossibilita a contaminação. Evitando que esses poluentes se dispersem.

A coifa para laboratório facilita muito o trabalho dos profissionais, pois pode ser articulada. Essa característica, permite que a mesma seja distanciada ou aproximada.

De forma a ajustá-la, de acordo com as necessidades de visibilidade ou ao tamanho dos objetos manipulados. Essas coifas, geralmente, assumem um formato de capela, o qual permite que sejam manuseadas substâncias dentro delas.

São apoiadas sobre bancadas e possuem diversos tipos de revestimento, tamanhos (inclusive compactos, como o caso da coifa para autoclave), e podem ser fabricadas a partir de diferentes materiais.

Como: aço inox, polipropileno ou ferro galvanizado, pintado com eletrostática. Essas variações, podem ser especificadas e encomendadas sob medida (respeitando as normas de exaustão, ergonomia e NR 17).

Um grande benefício que a coifa para exaustão de gases traz, é a garantia de que os gases serão totalmente retirados do ambiente de um laboratório.

Mas essa garantia, evidentemente, depende da condição e da posição na qual o equipamento foi instalado – e se esta, condiz com o local onde está a fonte que produz esses gases.

Outro benefício que se pode citar, é o fato de sua função proteger os demais equipamentos no laboratório, que são vulneráveis à presença dos gases corrosivos.

Lavadores de Gases

O lavador de gases é responsável por dissipar os gases tóxicos residuais, produzidos no ambiente fechado e impedir que ele se espalhe para o ambiente externo.

Esse tipo de equipamento, é também capaz de controlar substâncias combustíveis ou explosivas. Este equipamento filtra o gás e depois o devolve limpo ao ambiente.

Tornando o ar do ambiente seguro, para as pessoas que vivem próximas do local, onde se realizam os testes químicos (principalmente no caso de indústrias, que exalam vapores, a partir dos processos que realizam).

Ele funciona por meio de alta pressão e água, mas o processo de centrifugação também é usado na realização do procedimento e possui um resultado de muita eficácia e rapidez.

Ele não possui nenhum tipo de restrição, quanto às baixas e altas temperaturas ou umidade, o que lhe amplia a durabilidade e aplicabilidade.

As empresas que utilizam esse tipo de equipamento, são vistas como ecologicamente corretas e, além de realizarem o correto descarte de gases, fornecem informações detalhadas sobre cada um de seus produtos.

Exaustores

O exaustor é um dos componentes que compõem a coifa de exaustão, feito geralmente a partir de materiais, como fibra de vidro ou plástico.

Ele é o principal responsável por sugar os gases para dentro da coifa. Sua manutenção periódica, é essencial para que se mantenha o seu bom funcionamento, já que a frequente aspiração de gases pode desgastá-lo.

Dentre as categorias de exaustores, há o exaustor centrífugo, que realiza a coleta dos gases simultaneamente à coleta de partículas. Possuem como características benéficas, dentre outras:

  • Capacidade de neutralização de nevoeiros;
  • Capacidade de neutralização de gás corrosivo;
  • Realizam o resfriamento de gases;
  • Possuem ótimo custo-benefício;
  • Alta durabilidade;
  • Alta resistência.