Mudando a sua alimentação da maneira correta

Cuidar da saúde é fundamental e é por isso que ninguém brinca quando o assunto é alimentação. Afinal, o que ingerimos está diretamente relacionado com a nossa condição de saúde, tanto física quanto mental.

Isso porque, todas as substâncias de que nosso corpo e nossa mente necessitam para apresentar o seu melhor funcionamento estão presentes nos diversos alimentos que existem mundo afora. Que tal conhecer um pouco mais sobre a alimentação saudável?

No artigo a seguir, veja quais são as principais vitaminas para seu corpo e como elas ajudam na sustentação cotidiana. Além disso, confira o nutriente e entenda sua importância para nosso organismo.

Alimentação: nutrientes

Os nutrientes, substâncias que estão presentes nos mais diversos alimentos, são fundamentais para as atividades que exigem uso de energia, tais como correr, caminhar, estudar, trabalhar e por aí vai. Eles podem ser divididos em macronutrientes ou micronutrientes, conforme a composição e a função no organismo humano.

Enquanto o primeiro grupo é constituídos de carboidratos, proteínas e lipídeos, o segundo grupo dos tipos de nutrientes é composto por vitaminas e minerais.

Alimentação: carboidratos

Os carboidratos são convertidos em açúcar no nosso organismo e, por isso, são essenciais para a sustentação do corpo e das atividades diárias que demandam o empreendimento mínimo de energia. Eles podem ser encontrados em frutas, legumes e verduras, mas também no trigo e cereais, como:

  • Arroz;
  • Pão;
  • Macarrão;
  • Milho.

Além disso, também estão presentes no tubérculos como a mandioca e o inhame. Por possui um número elevado de calorias, muitos quadros de obesidade podem estar relacionados com a ingestão exagerada dessa substância.

Alimentação: proteínas

Já as proteínas são essenciais para a construção e manutenção dos músculos, cabelos e tecidos do corpo. A ação mais intensa desse nutriente se da, especialmente, quando somos crianças. Isso porque eles participam da constituição de células, anticorpos e enzimas extremamente fundamentais.

Alguns dos alimentos onde as proteínas podem ser encontradas são:

  • Ervilha;
  • Carne;
  • Soja;
  • Lentilha;
  • Grão-de-bico.

Alimentação: Lipídeos

Os lipídeos, também chamados de gordura, ficam armazenados no organismo como uma forma de fornecer energia extra em caso de necessidade.

Outra responsabilidade dessas substâncias é realizar o transporte de vitaminas. Isso sem falar que elas também fornecem ácido graxos e, por seu alto teor calórico, devem ser consumidas moderadamente.

Manteiga, banha de porco e creme de leite são exemplos de alimentos com bastante gordura em sua composição.

Alimentação: e as vitaminas?

Todas as atividades diárias do organismo exigem o uso de vitaminas, por isso elas são tão importantes na infância, garantindo o crescimento adequado das crianças em uma fase crucial.

As vitaminas também estão diretamente envolvidas em processos fundamentais para a manutenção da saúde do corpo, como:

  • Funcionamento do aparelho circulatório;
  • Formação de enzimas;
  • Controle e queima de açúcares;
  • Controle do aparelho digestivo;
  • Influência no aparelho respiratório.

Elas estão presentes em frutas, verduras, carnes e legumes, podendo ser classificadas em dois tipos de vitaminas: lipossolúveis e hidrossolúveis.

No primeiro grupo, estão as vitaminas denominadas pelas letras A, D, E e K, enquanto que o segundo grupo é compostos pelas denominações C e complexo B.

A carência de determinada vitamina pode ocasionar em grave quadro de saúde debilitada, pois todas elas são essenciais para uma série de funções que o nosso organismo executa diariamente, mesmo sem que a gente possa se dar conta.

Alimentação: o que essa vitamina faz?

A vitamina A está presente em alimento amarelos e alaranjados, como nas folhas verdes escuras (cenoura, manga, espinafre, brócolis, etc).

Enquanto isso, a vitamina E pode ser encontrada no gérmen de trigo, no arroz, no óleo de soja, no milho, etc. Sua principal função é reduzir o envelhecimento das células e estimular o sistema imunológico.

A vitamina D é fornecidas pela luz do sol e sua falta pode ser muito problemática ao organismo. Isso porque ela controla a absorção de fósforo e cálcio, estando presente em ovos, cereais e peixes gordurosos.

Já a vitamina K, que está presente na alface, na couve, no repolho e em demais vegetais de cor verde-escura, são responsáveis pela manutenção da circulação do sangue. Dessa forma, se houver sua carência qualquer ferimento pode ocasionar em um sangramento excessivo, podendo gerar até hemorragias.

Podendo ser encontrada em frutas cítricas, a famosa vitamina C ajuda em muitos processo, como crescimento, cicatrização e estimula o sistema imunológico, sendo considerada uma das mais importantes.

O complexo vitamínico B, por fim, está presente em uma imensa variedade de produtos e tem uma série de funções que são essenciais para a saúde.

Vale lembrar que a dieta, mesmo sendo totalmente formada por alimentos saudaveis, deve ser recomendada e supervisionada por profissionais adequados, como nutricionistas e nutrólogos, evitando problemas de carência vitamínica ou mesmo doenças mais graves, como a anemia.